P.08

TEXTOS ESQUECIDOS

DAR GLÓRIA A DEUS, AINDA QUE DESAGRADE AOS HOMENS

SAO PAULO APÓSTOLO

• E, tendo percorrido toda a ilha até Pafos, (Paulo e Barnabé) encontraram um certo homem mago, falso profeta, judeu, que tinha por nome Barjesus, o qual estava com o proconsul Sergio Paulo, homem prudente. Este, tendo mandado chamar Barnabé e Saulo, desejava ouvir a palavra de Deus. Mas Elimas o mago (porque assim se interpreta o seu nome) se lhes opunha, procurando afastar da fé o proconsul. Porém Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, fixando nele os olhos, disse: "Ó (tu, que estás) cheio de todo o engano e de toda a astúcia, filho do demônio, inimigo de toda a justiça, tu não cessas de perverter os caminhos retos do Senhor. Pois agora eis que a mão do Senhor está sobre ti, e serás cego, sem ver o sol, durante certo tempo". E logo caiu sobre ele uma obscuridade e trevas, e, andando à roda, buscava quem lhe desse a mão. Então o proconsul, vendo este fato, creu, admirando a doutrina do Senhor. — (At. 13, 6).

• Disputava (Paulo) todos os sábados na sinagoga, interpondo (nos seus discursos) o nome do Senhor Jesus, e convencia judeus e gregos. E, quando chegaram da Macedônia Silas e Timóteo, Paulo aplicava-se assiduamente à palavra, dando testemunho aos judeus de que Jesus era o Cristo. Mas, como eles contradissessem e blasfemassem, sacudindo ele os seus vestidos, disse-lhes: "O vosso sangue (caia) sobre vossa cabeça; eu não tenho culpa; desde agora vou para os gentios". — (At. 18, 4).

• Porque já demonstramos que judeus e gregos estão todos sob o pecado, como está escrito: "Não há nenhum justo; não há quem tenha inteligência, não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram, todos a uma se tornaram inúteis, não há quem faça o bem, não há sequer um. A garganta deles é um sepulcro aberto, com as suas línguas tecem enganos. Um veneno de áspides se encobre debaixo dos seus lábios; a sua boca está cheia de maldição e de amargura; os seus pés são velozes para derramar sangue; a dor e a infelicidade estão nos seus caminhos; e não conheceram o caminho da paz; não há temor de Deus diante dos seus olhos". — (Rom. 3, 9).

• Rogo-vos, irmãos, que não percais de vista aqueles que causam dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes, e apartai-vos deles. Porque estes tais não servem a Cristo Senhor Nosso, mas ao seu ventre; e, com palavras doces e com adulações, enganam os corações dos simples. — (Rom. 16, 17).

• Mas, para que não pareça que vos quero aterrar por cartas; porque as cartas, dizem alguns, são graves e fortes, mas a presença do corpo é fraca, e a palavra desprezível. O que assim diz saiba que, quais somos nas palavras por carta, estando ausentes, tais (seremos) também de fato, estando presentes. — (2 Cor. 10, 9).

• Guardai-vos desses cães, guardai-vos desses maus operários, guardai-vos desses mutilados. Porque nós é que somos os verdadeiros circuncidados, nós que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. — (Filip. 3, 2).

• Porque muitos, de quem muitas vezes vos falei e também agora falo com lágrimas, procedem como inimigos da cruz de Cristo; o fim deles é a perdição; o deus deles é o ventre; e fazem consistir a sua gloria na sua própria confusão, gostando somente das coisas terrenas. — (Filip. 3, 18).

• Se alguém ensina de modo diferente, e não abraça as sãs palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo, e aquela doutrina que é conforme à piedade, é um soberbo, que nada sabe, um espírito doente, que se ocupa de questões e contendas de palavras, de onde se originam invejas, contendas, maledicências, más suspeitas, altercações de homens com espírito pervertido, que estão privados da verdade, e pensam que a piedade é uma fonte de lucro. — (1 Tim. 6, 3).

• Evita as conversas profanas e vãs, porque contribuem muito para a impiedade; e a sua palavra vai lavrando como gangrena; entre os quais estão Himeneu e Fileto, que se extraviaram da verdade, dizendo que já se deu a ressurreição, e perverteram a fé de alguns. — (2 Tim. 2, 16).

• Alexandre, o latoeiro, fez-me muitos males; o Senhor lhe pagará segundo as suas obras. Tu também guarda-te dele, porque opõe uma forte resistência às nossas palavras. Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, mas todos me desampararam; que isto lhes não seja imputado. — (2 Tim. 4, 14).

• Porque há ainda (em Creta) muitos desobedientes, vãos faladores e sedutores, principalmente entre os da circuncisão, aos quais é necessário fechar a boca; a eles que transtornam casas inteiras, ensinando o que não convém, por amor de um vil interesse. Um deles, seu próprio profeta, disse: "Os cretenses são sempre mentirosos, más bestas, ventres preguiçosos". Este testemunho é verdadeiro. Portanto repreende-os asperamente, para que sejam sãos na fé, não dêem ouvidos a fábulas judaicas nem a mandamentos de homens que se afastam da verdade. Para os puros todas as coisas são puras; para os impuros e infiéis nada é puro, mas estão contaminados o seu espírito e a sua consciência. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e rebeldes, e incapazes de toda obra boa. — (Tit. 1, 10).

• Ora, o Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, que com hipocrisia propagam a mentira, e têm cauterizada a consciência. — (1 Tim. 4, 1).

• Porque esses tais são falsos apóstolos, operários fingidos, que se transformam em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, visto que o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é pois muito que os seus ministros se transformem em ministros de justiça; mas o seu fim será segundo as suas obras. — (2 Cor. 11, 13).

• A nossa exortação não procedeu do erro, nem de malícia, nem de fraude, mas, como fomos aprovados por Deus, para que nos fosse confiado o Evangelho, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que sonda os nossos corações. Porque a nossa linguagem nunca foi de adulação, como sabeis, nem um pretexto de avareza; Deus é testemunha. —(1 Tes. 2, 3).

• Porque Cristo não me enviou a batizar, mas a pregar o Evangelho, não com a sabedoria das palavras, para que não se torne inútil a cruz de Cristo. Porque a palavra da cruz é uma loucura para os que se perdem, mas, para os que se salvam, isto é, para nós, é a virtude de Deus. Porque está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios, e reprovarei a prudência dos prudentes. Onde está o sábio? Onde o doutor? Onde o indagador deste século?" Porventura não convenceu Deus de loucura a sabedoria deste mundo? Porque, como ante a sabedoria de Deus não conheceu o mundo a Deus pela sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes por meio da loucura da pregação. Porque os judeus exigem milagres, e os gregos procuram a sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, porque é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, mas, para os que são chamados (à salvação) quer dos judeus, que dos gregos, é Cristo virtude de Deus, e sabedoria de Deus. — (1 Cor. 1, 17).

• Eu pois quando fui ter convosco, irmãos anunciar-vos o testemunho de Cristo, não fui com sublimidades de estilo ou de sabedoria. Porque julguei (que) não (devia) saber coisa alguma entre vós senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E estive entre vós com franqueza e temor e grande temor; e a minha conversação e a minha pregação não (consistiram) em palavras persuasivas da humana sabedoria, mas na manifestação do espírito e da virtude (de Deus); para que a vossa fé se não baseie sobre a sabedoria dos homens, mas sobre o poder de Deus. — (1 Cor. 2, 1).

(Tradução do Pe. MATOS SOARES) .