Catolicismo - Acervo
Busca Google dentro do Site:
«
»
<<       Página       >>


OBRA PROVIDENCIAL COM QUE CATOLICISMO SE SOLIDARIZA INTEIRAMENTE

A imprensa das principais cidades do País vem anunciando largamente o próximo aparecimento de "Reforma Agrária — Questão de Consciência", livro no qual é examinado detidamente, em seus antecedentes históricos, em seus fundamentos doutrinários, e em suas repercussões espirituais e materiais na vida do Brasil, o tão controvertido problema da reforma agrária.

A exposição dos aspectos religiosos e sociais da questão tem por autores o Exmo. Revmo. Sr. Bispo Diocesano, D. Antonio de Castro Mayer, o Exmo. Revmo. Sr. D. Geraldo de Proença Sigaud, S. V. D., Bispo de Jacarezinho e o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. Os aspectos econômicos ficaram principalmente a cargo do economista Luiz Mendonça de Freitas.

Não só pela atualidade do assunto, como pela projeção pessoal dos ilustres autores nos meios culturais, religiosos e sociais do País, já antes de entregue a obra às livrarias, sobre ela começaram a escrever jornalistas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Normal é que dela tratemos largamente também nós.

* * *

Com efeito, "Catolicismo" se solidariza inteiramente com esse livro, do qual, data vênia, pode dizer muito apropriadamente que de algum modo também é seu. Vem isto, naturalmente, em boa medida, dos vínculos tão íntimos, e tão preciosos para esta folha, que a ligam ao Exmo. Revmo. Sr. Bispo Diocesano e aos outros autores. Porém há mais. É que o ideal de "Catolicismo", e da fervorosa família de almas que em torno dele se constituiu em todo o Brasil, consiste em tudo fazer para conter o surto da Revolução e assegurar o triunfo da Contra-Revolução. Sobre o sentido muito definido que atribuímos a este ideal, nada temos a esclarecer, depois de divulgada a visão panorâmica, de índole histórica e doutrinaria, que estampamos em nosso no 100, de abril de 1959, sob o título de "Revolução e Contra-Revolução". E o livro "Reforma Agrária — Questão de Consciência" é precisamente um lance magnífico nessa grande luta contra a Revolução, uma obra com a qual, portanto, em todos os seus termos, "Catolicismo" se afirma ufana e alegremente solidário.

* * *

Para convidar seus leitores ao estudo e à meditação diligente dessa obra, "Catolicismo" pediu ao Prof. Plinio Corrêa de Oliveira que, em lugar de sua costumeira colaboração, escrevesse um estudo sobre a oportunidade de "Reforma Agrária — Questão de Consciência", na atual conjuntura nacional.

É este estudo que temos o prazer de apresentar a nossos leitores nas páginas seguintes.

(continua)



Advertência

Este texto, reconhecido pelo processo OCR, não passou por revisão e pode conter erros de digitação.
Sua transcrição parcial ou total está autorizada, desde que seja citada a fonte e o texto conferido com o da imagem original.

Agradecemos desde já reportar-nos erros de digitação, através do
Fale conosco


CRÉDITOS
© Copyright 1951 -

Editora Padre Belchior de Pontes Ltda.

Diretor
Paulo Corrêa de Brito Filho

Jornalista Responsável
Nelson Ramos Barreto
Registro na DRT/DF
sob o nº 3116

Administração
Rua Javaés, 681
1° Andar
Bairro Bom Retiro
CEP 01130-010
São Paulo- SP

SAC
(11) 3331 4522
(11) 3331-4790
(11) 2843-9487

Correspondência
Caixa Postal 707
CEP 01031-970
São Paulo-SP

E-mail:
catolicismo@terra.com.br

ISSN 0102-8502

 HOME 
 
TOPO
+ZOOM
-ZOOM
Home Page
HOME
Ir ao texto da matéria
TEXTO