P.01

Aspecto da Basílica de São Pedro no momento em que o Papa entrava para encerrar a segunda sessão do Concílio

CARTA PASTORAL

Os documentos conciliares sobre sagrada Liturgia e instrumentos de comunicação social

NOTAS PASTORAIS

D. Antonio de Castro Mayer

Bispo Diocesano de Campos

A reputação de ser um dos maiores teólogos do Brasil, unanimemente reconhecida ao nosso Bispo Diocesano em todos os meios intelectuais e religiosos do País, se reafirma no documento de excepcional atualidade que "Catolicismo" hoje publica em primeira mão.

Grande é o interesse de todos os diocesanos de S. Excia. Revma., como aliás de todos os católicos brasileiros, em relação às decisões tomadas pelo Concílio e promulgadas pelo Santo Padre Paulo VI, gloriosamente reinante, por ocasião do encerramento da segunda sessão conciliar.

A Pastoral intitulada "Os documentos conciliares sobre sagrada Liturgia, e instrumentos de comunicação social — Notas Pastorais" corresponde inteiramente a essa expectativa, apresentando as decisões da magna Assembléia com clareza, concisão e riqueza de doutrina.

Nela se pode ver, à luz do ensinamento tradicional e imutável da Santa Igreja, o que até o presente o II Concilio do Vaticano estatuiu.

Destinada essencialmente à instrução e edificação dos fiéis desta Diocese, a primorosa Carta Pastoral de nosso grande Bispo produz colateralmente um efeito precioso em quantos a lêem: destrói toda confusão que noticiários de imprensa sibilinos e demagógicos têm querido disseminar a tal respeito.

Assim, a Pastoral de D. Antonio de Castro Mayer constitui um valioso elemento para ilustração de todos os leitores de "Catolicismo".

(continua)