Catolicismo - Acervo
Busca Google dentro do Site:
«
»
<<       Página       >>


A liberdade da Igreja no Estado comunista

O MAGISTRAL ESTUDO DE

PLINIO CORRÊA DE OLIVEIRA

EM REEDIÇÃO AMPLIADA

Plinio Corrêa de Oliveira

Catolicismo se alegra em lembrar, neste mês de maio, uma das invocações marianas de maior importância em nossa História: Nossa Senhora dos Prazeres dos Guararapes, por cujo favor alcançamos as duas vitorias desse nome em 1648 e 1649. Essas vitorias representaram um golpe decisivo contra a dominação do herege batavo em terras de Santa Cruz. Nossa Senhora dos Prazeres dos Guararapes patrocinou a vitória contra a forma então mais recente e audaciosa da Revolução, que era o protestantismo.

De lá para cá, a Revolução veio manifestando cada vez mais sua malícia diabólica. E hoje em dia, desmascarando-se inteiramente, ela exibe todo o seu fundo, isto é, o marxismo-leninismo, ateu, materialista e por isto mesmo visceralmente oposto à tradição hierárquica do Ocidente, ao instituto da família e ao da propriedade privada.

No mês de maio é-nos, pois, grato voltar os olhos para Nossa Senhora dos Guararapes, agradecendo-Lhe também a vitória alcançada contra os que recentemente tramavam a bolchevização do Brasil.

Nosso clichê apresenta a medalha comemorativa do tricentenário da restauração pernambucana, oferecida a esta folha pelo Instituto Histórico e Geográfico de Recife (fotografia F. Albuquerque Foto Studio, São Paulo).

É em homenagem a Nossa Senhora dos Guararapes que hoje publicamos, notavelmente ampliado em alguns dos seus aspectos mais originais e importantes, o magistral estudo do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira sobre "A liberdade da Igreja no Estado comunista".

Já o havíamos divulgado, em primeira mão, em nosso número 152, de agosto de 1963. E estamos certos de atender ao desejo dos leitores reproduzindo-o novamente.

Foram ampliados, e explanados mais a fundo ainda, os pontos constantes do item VI — números 1 e 2, item VII números 1 e 4, e item X. Com isso o nosso eminente colaborador atendeu aos desejos de vários estudiosos da matéria, vivamente empenhados em conhecer em todos os seus desdobramentos o pensamento do Autor sobre o assunto.

Assunto aliás de capital importância, pois conduz os católicos à convicção de que qualquer "modus vivendi" entre a Igreja e um governo comunista que temporariamente Lhe conceda uma tal ou qual "liberdade", não passa de uma quimera, ou de uma traição.

Conclusão de soberana importância para consolidar na luta inexorável contra o comunismo — e os subprodutos deste, como sejam as reformas de base socialistas e confiscatórias — a unanimidade dos católicos brasileiros, o termo a que chega o estudo do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira equivale a um ardente apelo a que, sob a proteção de Nossa Senhora dos Guararapes, o Brasil derrote sempre no porvir a Revolução, como já a esmagou no século XVII.

Publicamos, pois, este estudo como expressão do vivíssimo anelo de "Catolicismo" no sentido de que o País permaneça sempre infenso aos inimigos de Maria Santíssima.

Medalha comemorativa do tricentenário da restauração pernambucana, oferecido a esta folha pelo Instituto Histórico e Geográfico de Recife

(continua)



Advertência

Este texto, reconhecido pelo processo OCR, não passou por revisão e pode conter erros de digitação.
Sua transcrição parcial ou total está autorizada, desde que seja citada a fonte e o texto conferido com o da imagem original.

Agradecemos desde já reportar-nos erros de digitação, através do
Fale conosco


CRÉDITOS
© Copyright 1951 -

Editora Padre Belchior de Pontes Ltda.

Diretor
Paulo Corrêa de Brito Filho

Jornalista Responsável
Nelson Ramos Barreto
Registro na DRT/DF
sob o nº 3116

Administração
Rua Javaés, 681
1° Andar
Bairro Bom Retiro
CEP 01130-010
São Paulo- SP

SAC
(11) 3331 4522
(11) 3331-4790
(11) 2843-9487

Correspondência
Caixa Postal 707
CEP 01031-970
São Paulo-SP

E-mail:
catolicismo@terra.com.br

ISSN 0102-8502

 HOME 
 
TOPO
+ZOOM
-ZOOM
Home Page
HOME
Ir ao texto da matéria
TEXTO