Catolicismo - Acervo
Busca Google dentro do Site:
«
»
<<       Página       >>


"A LIBERDADE DA IGREJA NO ESTADO COMUNISTA"

CEM MIL EXEMPLARES EM DOIS ANOS

Publicado em primeira mão por esta folha (no n.° 152, de agosto de 1963, e, em versão ampliada, no n.° 161, de maio de 1964), o estudo "A liberdade da Igreja no Estado comunista", de autoria do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, vem sendo largamente difundido. Louvado e recomendado em carta oficial da Sagrada Congregação dos Seminários e Universidades, conseguiu ele, por outro lado, atravessar a cortina de ferro, sendo objeto de ataques por parte de órgãos “católicos-progressistas” da Polônia. Além de reproduzido na íntegra em numerosos periódicos do País e do Exterior, dele foram feitas — no Brasil, no México e no Chile — sucessivas edições em forma de livro, as quais ultrapassaram em meados de julho último o significativo número de cem mil exemplares. Assim é que, mais precisamente, o estudo do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira já atingiu 23 edições, em 6 línguas, num total de 108.100 exemplares, que se acham difundidos pelo mundo inteiro, em um esforço de esclarecimento da opinião católica que é único no gênero nos tormentosos dias que correm.

Ao ultrapassar essa obra o centésimo milheiro, membros e simpatizantes da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade convergiram para São Paulo de vários pontos do território nacional, participando ali de uma série de comemorações promovidas pela TFP.

Na segunda-feira, dia 12 de julho, houve m "cocktail" na sede do Diretório Nacional da entidade, sita à Rua Pará, n.° 50, ocasião em que o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira autografou os primeiros exemplares da 6ª edição em português. À reunião compareceram membros do Diretório Nacional da Sociedade, e elementos dos Diretórios Seccionais de Fortaleza, Salvador, Brasília, Curitiba e Florianópolis, bem como representantes dos Setores de universitários e de funcionários da indústria e comércio, da Seção Paulista.

Em seguida foi organizada uma grande venda comemorativa. Em dois dias consecutivos, 15 e 16 de julho, cerca de duzentos elementos jovens da TFP se encaminharam para o centro da capital paulista, postando-se na Praça do Patriarca e nos quatro cantos do Viaduto do Chá, e erguendo quatro enormes estandartes de seis metros de altura, com o emblema da Sociedade e as palavras: Tradição, Família e Propriedade. 831 exemplares foram vendidos no primeiro dia e 890 no segundo, totalizando 1721 livros. Além da promoção de venda, constituiu interessante e impressionante experiência o contato de duas centenas de jovens membros da TFP com a multidão que flui incessantemente pelo local, registrando-se um sem número de reações as mais diversas, desde o aplauso vibrante (incluindo promessas espontâneas de orações pela nobre causa defendida pela TFP) até as atitudes hostis e mesmo insultuosas por parte de alguns elementos declaradamente comunistas e certo número de “católicos-progressistas”.

Ao encerrar-se a campanha de vendas no centro da cidade, às 18 horas do dia 16, todos os moços se reuniram no meio do Viaduto, na calçada mais movimentada, e rezaram o "Angelus" com o Exmo. Revmo. Sr. D. Antonio de Castro Mayer, Bispo de Campos, que viera assistir o encerramento em companhia do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. — Não podemos deixar de realçar o que tem de inédito esse espetáculo de duzentos jovens que em plena rua, e em pleno coração de uma cidade moderna e estuante de progresso material, como é São Paulo, alçam o estandarte da Tradição, da Família e da Propriedade, consagram horas à difusão de um livro cuja tese é de molde a decidir da sorte do mundo em face do comunismo, e por fim se dirigem em coro, em voz alta e vigorosa, à celeste Medianeira de todas as graças!

No domingo, dia 18 de julho, a venda comemorativa prosseguiu nas imediações de onze igrejas da capital paulista, atingindo o significativo total de 1726 os exemplares então vendidos. Também nesses locais foi muito grande o interesse demonstrado pelo público, que em numerosos casos demonstrou compreensão e mesmo carinho em relação ao esforço desenvolvido pelos moços em favor de tão grande causa.


EDIÇÕES

Dezenove edições no Brasil (promovidas pela TFP):

- 6 edições em português: primeira, 10 mil exemplares; segunda, 4 mil; terceira, 10 mil; quarta, 10 mil; quinta, 10 mil; sexta, 10 mil;

- 3 edições em espanhol: primeira, 2 mil exemplares; segunda, 2 mil; terceira, 3 mil;

- 3 edições em francês: primeira, 2 mil; segunda, 3 mil; terceira, 2100;

- 4 edições em inglês: primeira, 2 mil; segunda, 2 mil; terceira, 3 mil; quarta, 3 mil;

- 2 edições em italiano: primeira, 2 mil; segunda, 3 mil;

- edição em polonês: 3 mil exemplares.

Duas edições no Chile, em castelhano (promovidas pela revista "Fiducia"): primeira, 5 mil exemplares; segunda, 3 mil. Duas edições no México, em castelhano: primeira, 10 mil exemplares; segunda, 5 mil (promovidas, respectivamente, pela revista "Mundo Mejor" e pela Frente Popular Anticomunista do México). Ainda no Brasil: no prelo a 7a edição em português, 10 mil exemplares, e a edição em alemão, de 5 mil exemplares; em preparação a edição em húngaro.

Pela segunda vez os estandartes da Tradição, Família e Propriedade assinalaram no Viaduto do Chá, no coração de São Paulo, a presença de jovens da TFP que vendiam o livro do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, "A liberdade da Igreja no Estado comunista". Desta vez os estandartes tinham o dobro do tamanho dos utilizados em abril e os moços eram duzentos. Comemorava-se um evento: a obra atingira seu centésimo milheiro.



Advertência

Este texto, reconhecido pelo processo OCR, não passou por revisão e pode conter erros de digitação.
Sua transcrição parcial ou total está autorizada, desde que seja citada a fonte e o texto conferido com o da imagem original.

Agradecemos desde já reportar-nos erros de digitação, através do
Fale conosco


CRÉDITOS
© Copyright 1951 -

Editora Padre Belchior de Pontes Ltda.

Diretor
Paulo Corrêa de Brito Filho

Jornalista Responsável
Nelson Ramos Barreto
Registro na DRT/DF
sob o nº 3116

Administração
Rua Javaés, 681
1° Andar
Bairro Bom Retiro
CEP 01130-010
São Paulo- SP

SAC
(11) 3331 4522
(11) 3331-4790
(11) 2843-9487

Correspondência
Caixa Postal 707
CEP 01031-970
São Paulo-SP

E-mail:
catolicismo@terra.com.br

ISSN 0102-8502

 HOME 
 
TOPO
+ZOOM
-ZOOM
Home Page
HOME
Ir ao texto da matéria
TEXTO