Catolicismo - Acervo
Busca Google dentro do Site:
«
»
<<       Página       >>


Para Le Corbusier os arranha-céus norte-americanos não eram bastante altos e faziam concessões ao gosto pelo ornato.

LE CORBUSIER:

DAS CATEDRAIS QUE ERAM BRANCAS

AO ARRANHA-CÉU CARTESIANO

Cunha Alvarenga

Diz São Tomás de Aquino no "De Regimine Principum" que, do ponto de vista temporal, os governantes não podem alcançar maior glória que a de fundar novas cidades; ao mesmo tempo, sobretudo nos capítulos I a IV do livro II, oferece ao príncipe as necessárias diretrizes para bem localizá-las e edificá-las. Diríamos hoje que o Doutor Angélico traça as linhas mestras do plano diretor para a criação de uma cidade.

E curioso observar como, entre outros conselhos, lembra São Tomás a conveniência de situar a cidade em região de terras férteis que lhe garantam o abastecimento, e adverte como lhe seria nocivo ter de importar mercadorias, com o decorrente excesso de transações comerciais dentro de suas portas. Mais claro não podia aparecer o conceito de cinturão-verde, tido hoje como novidade. Releva notar, porém, que São Tomás tem sempre em vista assegurar a vida virtuosa dos habitantes da nova cidade, o que podemos notar, por exemplo, quando recomenda que a região escolhida para construí-la se revista de uma amenidade que deleite sem ser excessiva, pois "a nímia amenidade alicia os homens para as delícias supérfluas", as quais "fazem abandonar a honestidade da virtude" (cap. IV).

A tendência à vida social é inerente à natureza humana como Deus a criou, e como ela se manifestou desde os primórdios: Caim, amaldiçoado pelo Senhor, andou errante sobre a terra e "edificou uma cidade" (Gen. 4, 17).

Decorrendo assim da inata tendência gregária dos homens, e dado o fato de não terem estes somente necessidades materiais a atender, mas também morais e religiosas, não pode ser indiferente a esses aglomerados humanos o espírito

(continua)



Advertência

Este texto, reconhecido pelo processo OCR, não passou por revisão e pode conter erros de digitação.
Sua transcrição parcial ou total está autorizada, desde que seja citada a fonte e o texto conferido com o da imagem original.

Agradecemos desde já reportar-nos erros de digitação, através do
Fale conosco


CRÉDITOS
© Copyright 1951 -

Editora Padre Belchior de Pontes Ltda.

Diretor
Paulo Corrêa de Brito Filho

Jornalista Responsável
Nelson Ramos Barreto
Registro na DRT/DF
sob o nº 3116

Administração
Rua Javaés, 681
1° Andar
Bairro Bom Retiro
CEP 01130-010
São Paulo- SP

SAC
(11) 3331 4522
(11) 3331-4790
(11) 2843-9487

Correspondência
Caixa Postal 707
CEP 01031-970
São Paulo-SP

E-mail:
catolicismo@terra.com.br

ISSN 0102-8502

 HOME 
 
TOPO
+ZOOM
-ZOOM
Home Page
HOME
Ir ao texto da matéria
TEXTO