Revista Catolicismo
Busca Google dentro do Site:
«
»
<<       Página       >>


UMA SEITA MANIQUÉIA

Alfred Rosenberg, o famigerado teórico do nazismo, que tanta influência exercia sobre Adolf Hitler, mandou em 1931 e 1937 o alto iniciado Otto Rahn fazer pesquisas nas ruínas do castelo de Montségur, cidadela e templo dos cátaros, último refúgio dessa heresia maniquéia que assolou o Sul da França nos séculos XI a XIII. Ao mesmo tempo, o todo poderoso chefe dos S. S., Heinrich Himmler, fazia reconstruir o castelo de Wewelsburg, perto de Paderborn, na Westfália, e preparava nele uma câmara subterrânea de abóbada em ogiva, destinada a receber sobre um altar de mármore negro, marcado pelas letras "SS" de prata em alfabeto rúnico, o que os chefes supremos do nazismo esperavam encontrar em Montségur: o misterioso Gral, pedra-livro que conteria a tradição gnóstica. Nessa capela sinistra os S. S., tropa de elite do nacional-socialismo, deviam meditar tendo como "evangelho" o livro de Otto Rahn "A Corte de Lúcifer na Europa".

Esses fatos estranhos fazem entrever que, ao contrário do que supõe o grande público, o hitlerismo não constituiu antes de tudo um movimento político.

Na realidade, o estudo do nacional-socialismo à luz de antigas doutrinas esotéricas põe-nos diante de uma verdadeira seita religiosa de caráter gnóstico-maniqueu, cujas origens remontam aos cátaros medievais do Sul da França. Hitler, Hess, Himmler, Rosenberg e outros altos dignatários do Partido Nazista aparecem nessa perspectiva como iniciados de uma nova religião que tinha sua hierarquia, seus templos, seus ritos, seus dogmas.

Legendas: O castelo de Montségur, templo e refúgio dos cátaros da Occtânia

Jovem SS numa lúgubre cerimônia da religião neomaniquéia nazista



Advertência

Este texto, reconhecido pelo processo OCR, não passou por revisão e pode conter erros de digitação.
Sua transcrição parcial ou total está autorizada, desde que seja citada a fonte e o texto conferido com o da imagem original.

Agradecemos desde já reportar-nos erros de digitação, através do
Fale conosco


CRÉDITOS
© Copyright 1951 -

Editora Padre Belchior de Pontes Ltda.

Diretor
Paulo Corrêa de Brito Filho

Jornalista Responsável
Nelson Ramos Barreto
Registro na DRT/DF
sob o nº 3116

Administração
Rua Javaés, 681
1° Andar
Bairro Bom Retiro
CEP 01130-010
São Paulo- SP

SAC
(11) 3331 4522
(11) 3331-4790
(11) 2843-9487

Correspondência
Caixa Postal 707
CEP 01031-970
São Paulo-SP

E-mail:
catolicismo@terra.com.br

ISSN 0102-8502

 HOME 

EDIÇÃO POR

TOPO
 
+ZOOM
-ZOOM
 
HOME PAGE
HOME
 
IR AO TEXTO DA MATÉRIA
TEXTO