Revista Catolicismo
Busca Google dentro do Site:
«
»
<<       Página       >>


1571 – LEPANTO – 1971

A eficácia e o poder do Santo Rosário foram experimentados também no século XVI, quando as imponentes forças dos turcos ameaçavam sujeitar quase toda a Europa. Nessa circunstância, o Pontífice São Pio V, depois de estimular os Soberanos cristãos à defesa de uma causa que era a causa de todos, dirigiu todo o seu zelo a obter que a poderosíssima Mãe de Deus, invocada por meio do Santo Rosário, viesse em auxílio do povo cristão. E a resposta foi o maravilhoso espetáculo então oferecido ao Céu e a terra. Com efeito, de um lado os fiéis prontos a dar a vida e a derramar o sangue pela incolumidade da Religião e da pátria, junto ao Golfo de Corinto esperavam impávidos o inimigo; e de outro lado, os que estavam sem armas, em piedosa e súplice falange, invocavam Maria, e com a fórmula do Santo Rosário repetidamente A saudavam, a fim de que assistisse aos combatentes até a vitória. E Nossa Senhora, movida por aquelas preces, os assistiu: porquanto, havendo a frota dos cristãos travado batalha perto de Lepanto, sem graves perdas dos seus derrotou e aniquilou os inimigos, e alcançou uma esplêndida vitória. [Encíclica "Supremi Apostolatus"]. — LEÃO PP. XIII.
(Página 2)

LEGENDA:
Este quadro da batalha de Lepanto ilustra bem o texto de Leão XIII que publicamos abaixo: enquanto os soldados da Cruz se defrontam com os do Crescente, São Pio V e o Rei da Espanha, Filipe II, rezam de joelhos pela vitória da armada católica; no Céu, o Menino Jesus e Nossa Senhora entregam bombardas a um Anjo, que as arremessa sobre os infiéis (afresco anônimo de 1603, na Igreja de Pregassona, Suíça).

TRÊS HERÓIS DA BATALHA

D. João D'Austria

Marco Antonio Collona

Sebastião Veniero



Advertência

Este texto, reconhecido pelo processo OCR, não passou por revisão e pode conter erros de digitação.
Sua transcrição parcial ou total está autorizada, desde que seja citada a fonte e o texto conferido com o da imagem original.

Agradecemos desde já reportar-nos erros de digitação, através do
Fale conosco


CRÉDITOS
© Copyright 1951 -

Editora Padre Belchior de Pontes Ltda.

Diretor
Paulo Corrêa de Brito Filho

Jornalista Responsável
Nelson Ramos Barreto
Registro na DRT/DF
sob o nº 3116

Administração
Rua Javaés, 681
1° Andar
Bairro Bom Retiro
CEP 01130-010
São Paulo- SP

SAC
(11) 3331 4522
(11) 3331-4790
(11) 2843-9487

Correspondência
Caixa Postal 707
CEP 01031-970
São Paulo-SP

E-mail:
catolicismo@terra.com.br

ISSN 0102-8502

 HOME 

EDIÇÃO POR

TOPO
 
+ZOOM
-ZOOM
 
HOME PAGE
HOME
 
IR AO TEXTO DA MATÉRIA
TEXTO