Revista Catolicismo
Busca Google dentro do Site:
«
»
<<       Página       >>


Um dos episódios mais belos da milenar e gloriosa história da Polônia é a heróica resistência do Santuário de Nossa Senhora de Czestochowa ao cerco imposto pelos protestantes suecos em 1655.

Durante 38 dias o Santuário-fortaleza da Montanha Clara, onde se venera o milagroso ícone da Padroeira da católica Polônia, resistiu ao assédio de 3 ou 4 mil soldados aguerridos e apoiados por forte artilharia.

A alma dessa resistência foi Frei Augustyn Kordecki, Prior do Mosteiro anexo, o qual contava apenas com setenta Religiosos não combatentes, mais cinco nobres fiéis à Religião e ao Rei e 160 soldados inexperientes.

Mais do que os canhões do inimigo, trabalhava pela rendição do Santuário a pressão de outros nobres, refugiados dentro de seus muros, que queriam gozar a vida cômoda proporcionada pela paz.

Entretanto, o Padre Kordecki soube defender heroica e sabiamente o sagrado lugar.

Com sua fibra inquebrantável, infundiu coragem aos Monges e aos combatentes. Com sua astúcia, iludiu o adversário, dando a impressão de ter forças suficientes para derrotá-lo. Com sua energia extraordinária, soube impor-se aos que vacilavam. Por fim, com sua fidelidade e sua intransigência atraiu a misericórdia da Virgem de Czestochowa, que veio em seu auxílio, aparecendo aos hereges com semblante terrível e obrigando-os a levantarem inesperadamente o sítio.

Admirável lição para os nossos dias, em que tantos e tantos dos responsáveis pela defesa dos sagrados princípios da civilização cristã não se cansam de ceder terreno ao inimigo, procurando na coexistência pacífica uma paz desastrosa e impossível.

Na foto ao lado, o Santuário de Nossa Senhora de Czestochowa e o Mosteiro dos Padres Paulinos. Em baixo, um polonês em trajes tradicionais leva a bandeira com a águia coroada, símbolo heráldico da terra de São Casimiro.

Texto nas páginas 4 e 5



Advertência

Este texto, reconhecido pelo processo OCR, não passou por revisão e pode conter erros de digitação.
Sua transcrição parcial ou total está autorizada, desde que seja citada a fonte e o texto conferido com o da imagem original.

Agradecemos desde já reportar-nos erros de digitação, através do
Fale conosco


CRÉDITOS
© Copyright 1951 -

Editora Padre Belchior de Pontes Ltda.

Diretor
Paulo Corrêa de Brito Filho

Jornalista Responsável
Nelson Ramos Barreto
Registro na DRT/DF
sob o nº 3116

Administração
Rua Javaés, 681
1° Andar
Bairro Bom Retiro
CEP 01130-010
São Paulo- SP

SAC
(11) 3331 4522
(11) 3331-4790
(11) 2843-9487

Correspondência
Caixa Postal 707
CEP 01031-970
São Paulo-SP

E-mail:
catolicismo@terra.com.br

ISSN 0102-8502

 HOME 

EDIÇÃO POR

TOPO
 
+ZOOM
-ZOOM
 
HOME PAGE
HOME
 
IR AO TEXTO DA MATÉRIA
TEXTO