O Bispo de Campos lança brado contra o divórcio

"pelo casamento indissolúvel / O divórcio em face da Revelação, do Magistério da Igreja e do Direito Canônico" — é o título da Carta Pastoral do Exmo. Revmo. Sr. D. Antonio de Castro Mayer, que nos honramos em reproduzir neste número.

O oportuníssimo documento — que se caracteriza por grande riqueza de doutrina e documentação — está destinado a causar forte impacto no público católico brasileiro.

Com base nas Sagradas Escrituras, nos Santos Padres e Doutores, nos Papas e Concílios, o insigne Prelado demonstra o caráter indissolúvel do casamento, e adverte com energia que a Igreja nega o título de católico a quem, conscientemente, aceita a tese do divórcio, defendendo-o, propugnando-o ou empenhando-se pela sua adoção. O fiel que o fizer, incide em heresia e incorre nas sanções que punem os hereges, entre as quais a excomunhão. Assinala ainda S. Excia. Revma. que o católico divorciado e "recasado", ou que não tem o firme propósito de jamais se divorciar, está em pecado mortal, não podendo, sem sacrilégio, frequentar os Sacramentos.

D. Antonio de Castro Mayer, em sua Carta Pastoral, frisa que, ao acenar com as penas canônicas e outros males de ordem espiritual que atingem os partidários do divórcio, não o moveu nenhuma animosidade contra estes últimos, mas tão somente o amor paternal e o desvelo do Pastor que a todos procura ajudar. Divulgando a doutrina católica sobre a indissolubilidade do vínculo, visou preservar a família brasileira da instabilidade e consequente desagregação, bem como afastar do Brasil os males imprevisíveis que são a sequela natural da introdução do divórcio. (PÁGINA 2).

A bela capa da nova Pastoral de D. Antonio de Castro Mayer

SUMÁRIO

O BISPO DE CAMPOS LANÇA BRADO CONTRA O DIVÓRCIO [Chamada]
CARTA PASTORAL PELO CASAMENTO INDISSOLÚVEL (D. Antonio de Castro Mayer)
PELA CONVERSÃO DOS PECADORES (Nossa Senhora de Fátima)
VERDADES ESQUECIDAS
- Se a chaga precisa de cautério, não basta por-lhe bálsamos (Santa Catarina de Siena)
ESCLARECENDO EQUÍVOCO DE REVISTA ALEMÃ (SOBRE A PRETENSA UNANIMIDADE DA REUNIÃO DA CNBB EM ITAICI) (D. Antonio de Castro Mayer)
LIÇÕES DA REVOLUÇÃO FRANCESA
- Religião revolucionária (Evandro Faustino)
SÃO CEGOS QUE CONDUZEM OUTROS CEGOS PARA O ABISMO (Plinio Corrêa de Oliveira)
PASTORAL: 30 MIL EXEMPLARES EM DOZE DIAS
TFP DE LUTO PELA QUEDA DO CAMBODGE