As aparições e a mensagem de Fátima conforme os manuscritos da Irmã Lúcia

A recente publicação dos manuscritos e das cartas da Irmã Lúcia é do maior interesse para todos os católicos que compreendem a importância do assunto Fátima. Muitos livros, estudos e artigos haviam sido dedicados às aparições da Santíssima Virgem aos três pequenos pastores na Cova da Iria, em 1917. Embora concordes, fundamentalmente, quanto ao alcance e significado das aparições e da mensagem de Fátima, verificavam-se mesmo entre os melhores autores certas discrepâncias, que só a consulta aos escritos — até há pouco inéditos — da única dos três videntes ainda viva poderia dirimir.

Em maio de 1967, por ocasião do cinquentenário das manifestações de Nossa Senhora em Fátima, oferecemos aos nossos leitores um relato completo, baseado nas melhores fontes então disponíveis, de tudo o que se passou entre a Virgem — ou o Anjo de Portugal — e os três videntes, deixando de lado os múltiplos fatos edificantes e pitorescos que entremeiam a história de Fátima. Era um texto de grande utilidade, que permitia deter mais especialmente a atenção no conteúdo mesmo das aparições, e penetrar mais a fundo no sentido da mensagem de Nossa Senhora, de modo a poder atender-Lhe os pedidos. Esse estudo foi republicado em nossa edição de outubro de 1972.

Para satisfazer o desejo de inúmeros leitores, de uma maior autenticidade quanto ao conteúdo da mensagem de Fátima, reapresentamos agora o referido estudo, revisto e consideravelmente ampliado com base nos manuscritos e cartas da Irmã Lúcia.

Oferecendo ao público brasileiro o presente trabalho de nosso colaborador Antonio Augusto Borelli Machado, almejamos contribuir para que a mensagem de Nossa Senhora de Fátima seja cada vez mais conhecida, amada e acatada. Assim contamos obter da Mãe de Deus graças especiais para os dias sombrios que se delineiam no horizonte mundial.

No cliché, a Imagem Peregrina que chorou em Nova Orleans

SUMÁRIO

AS APARIÇÕES E A MENSAGEM DE FÁTIMA CONFORME OS MANUSCRITOS DA IRMÃ LÚCIA [Chamada]
SIMPLES RELATO DO QUE SE PASSOU EM FÁTIMA QUANDO NOSSA SENHORA APARECEU - ACRESCIDO DOS FATOS SUBSEQUENTES - EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA
Catolicismo N° 296-298, agosto-outubro de 1975