P.08-09 | REALIDADE |

A realidade concisamente


População chinesa poderá reduzir-se à metade

Devido à “política do filho único” — que vigorou por 30 anos e induzia a abortar as crianças de sexo feminino —, a população chinesa cairá para a metade até o fim do século: 580 milhões em 2100 e 280 milhões em 2150, segundo Huang Wenzhen, da Universidade de Wisconsin; ou, de acordo com o Prof. Yi Fuxian da mesma Universidade, 560 milhões no final deste século. Huang estima que as mulheres com possibilidade de serem mães diminuirão 40%, enquanto os bebês cairão 50%. Como para o igualitarismo comunista só interessa o operariado, essa diminuição populacional acarretará menor produção, prejudicando o sonho maoísta de hegemonia universal. Isso preocupa, e muito, os ditadores de Pequim.


França: por cada sacerdote ordenado morrem oito!

Segundo D. Bernard Podvin, antigo porta-voz da Conferência Episcopal Francesa, o clero católico “modernizado” se extingue no país, pois “quando são ordenados cem sacerdotes por ano e morrem 800 no mesmo período, a conclusão é evidente”... Em 1789, a França tinha 110.000 sacerdotes para uma população de menos de 12 milhões. Em 1970 eles eram quase 50.000, em 1995 caíram para 29.000 e hoje são 13.000, quando a população é de quase 67 milhões. Em 2014 houve 140 ordenações, em 2015 elas caíram para 120, e a perspectiva é de 87 para 2016. O fato notável é que os institutos que dão formação tradicional não param de crescer. Estão com 140 seminaristas, 16% dos 840 existentes hoje na França.


Animais morrem de fome no zoológico de Caracas

A Argentina recuperou o segundo lugar como fornecedora mundial de milho, sua exportação de trigo cresceu 100,5% e a próxima safra aumentará entre 50% e 60%. “A bota do Estado pisando encima do campo acabou” com a saída do governo Kirchner, declarou Juan Curutchet, presidente do Banco Provincia. Enquanto isso, na Venezuela bolivariana a opressão continua. Exemplo patético foi a morte de fome de 50 animais no maior zoológico de Caracas nos seis últimos meses. Marlene Sifontes, funcionária do zoo, comentou: “O que está acontecendo com os animais é a metáfora do sofrimento dos venezuelanos”. Os arautos progressistas, que esbravejam contra a fome em órgãos internacionais, ONGs e até no Vaticano, pouco falam da imensa desgraça em que jaz a Venezuela e, entretanto, criticam a recuperação da Argentina.


Fiéis abandonam catolicismo alemão, infeccionado de relativismo

Segundo a Conferência Episcopal Alemã, há no país 23,7 milhões de católicos — 29% da população —, mas em 2015 afastaram-se 181.925. Em 1995 foram batizadas 260 mil crianças, mas em 2015 apenas 167 mil. Em 1995 houve 85.456 casamentos, mas em 2015 somente 44.928. Em 1995, 18,6% dos católicos alemães iam à Missa, mas em 2015 só 10,4% vão. Apenas 54% dos sacerdotes se confessam uma vez por ano. 91% dos agentes de pastoral não se confessam uma vez por ano ou nunca. Apesar desse quadro, o Cardeal Marx, presidente da Conferência Episcopal Alemã e um dos líderes mundiais da subversão da moral tradicional católica, comemorou a situação da Igreja no país, que, segundo ele, trilha a estrada da exortação apostólica Amoris Laetitia do Papa Francisco.


Monges trapistas fazem a melhor cerveja do mundo

Os monges trapistas da abadia de São Sixto de Westvleteren, na Bélgica, prosseguem a tradição de produzir uma cerveja artesanal que ocupa o primeiro lugar entre as melhores do mundo. Eles não aumentam a produção para não prejudicar a vida monástica nem fabricam o ano todo; apenas vendem num período limitado, sem fazer publicidade. Nos dias de venda a região é invadida e os carros fazem filas de três quilômetros para adquirir a preciosa bebida. A abadia vive como na Idade Média, na fidelidade ao “Ora et labora”, lema do grande São Bento, que fundou essa família monástica há 16 séculos!


Antártida está esfriando e confraria alarmista procura escapatória

Tendo os cientistas verificado que desde 1998 a temperatura da Antártida vem caindo — suas oscilações cíclicas haviam sido manipuladas para forjar dramatizações ambientalistas —, os porta-vozes ambientalistas agora reconhecem a improcedência dos receios de seu derretimento. O biólogo Fernando Reinhach escreveu que na História “muitas verdades aceitas pela maioria dos cientistas se mostraram equivocadas”, e isso vale para os aquecimentistas. Contudo, o “aquecimento global” não é um fato científico, mas um “dogma”, e pô-lo em dúvida atrai severas penas contra os “hereges”. O esfriamento constatado na Antártida deixou mal à vontade a confraria verde-rubra...


Iraque: 100 crianças recebem a Primeira Comunhão

Na igreja paroquial iraquiana de Alqosh, aldeia visada pelo Estado Islâmico, aproximadamente 100 crianças receberam a Primeira Comunhão das mãos do Patriarca Católico de Babilônia dos Caldeus, D. Luís Rafael Sako. Assistiram à cerimônia todos os sacerdotes e religiosos da cidade e mais de 700 fiéis. Na frente militar, os jihadistas fogem cada vez mais da região, podendo a capital temporária do Estado Islâmico vir a cair. O Patriarca pediu às crianças para não abandonarem sua terra e reconstruírem a herança católica. Ao que um dos meninos lhe respondeu: “Quando crescer, eu serei sacerdote para servir melhor”. O Patriarca não pôde esconder sua emoção. Em que igreja do Ocidente ocorreu fato mais belo em nossos dias?


Robô mais avançado é menos autônomo que uma barata

O físico da Universidade Politécnica de Madri, José Antonio Villacorta Atienza, explicou que “o robô mais avançado é menos autônomo que uma simples barata. Nunca haverá robôs como os que aguardamos. O único robô que vocês vão ver em casa vai ser o aspirador”, brincou. Supor que um robô terá uma mente parecida à humana “não faz sentido, pelo menos nos próximos séculos”. Mas, e se por uma mágica os robôs passassem a ter consciência? Isso não pode acontecer pelas leis da matéria, cortou o especialista. “Nem bêbados chegaremos”, concluiu. Se isso acontecer, será por um fator externo à matéria.


Página seguinte