P.08-09

CARTAS DOS LEITORES

Confessionário, alegria e paz de alma

Agradeço-lhes pelas reflexões contidas no artigo "Confessionário. Sacralidade e atmosfera sobrenatural envolvem o recinto do Tribunal de Deus", de Nelson Ribeiro Fragelli. Ele animou-me a me reaproximar do confessionário, do qual estava um tanto distante. É uma graça que só na beleza da Igreja Católica podemos encontrar. Realmente sente-se que é diretamente Deus quem nos perdoa e não o confessor. Deus fala por ele. Há algo de angélico neste sagrado móvel chamado confessionário. Dele se sai com uma alegria e uma paz que não tem preço, parece que o diabo vai para longe da gente, e fica-se com um reflexo das coisas ordenadas que Deus deseja para seus filhos. (I.M.J. — DF)

Confissão e gastronomia

Quando recebi a revista, fiquei intrigado com a relação entre Confissão e arte culinária, mas lendo com atenção o artigo percebi que realmente há uma ligação: ambas as coisas são frutos da Civilização, particularmente aquela engendrada pela Religião Católica. Já descobri no Youtube o filme "A festa de Babette" e guardei o link para assisti-lo num dos dias de carnaval. Que, aliás, não vejo a hora de chegar..., para poder descansar longe da folia, assistir a esse filme e ler alguns livros, que por meses me esperam para que eu tenha um tempo tranquilo sem a obrigação de sair para trabalhar, só retornando para casa bem à noite e muito cansado. (L.H.K. — SP)

Saudades de outrora

Tenho muita saudade do tempo em que os conhecimentos dos velhos eram respeitados, a inteligência admirada e a análise arguta da realidade se sobrepunha à poesia. Tenho saudade do tempo em que a razão era o motivo da fé, e não motivo de chacota. Tenho saudade do tempo quando se confessava com um padre que tinha conduta e conselho claro e simples, preto no branco. Tenho saudade do tempo em que 90% dos brasileiros eram católicos. Tenho saudade dos meninos cruzados vestidos de branco, adentrando a igreja para assistir à Missa. Tenho saudade dos padres que eram a figura visível de Jesus Cristo e que nos davam a mão ungida para beijá-la e nos abençoar. Tenho saudade do Presépio do Natal em paz, sem violência, sem islamismo. Tenho saudade da Semana Santa, do fogo santo da Missa em latim. Tenho saudade disso e de muito mais, que só reencontrarei no Céu. (P.P. — RJ)

Pseudo ecumenismo

As iniciativas ecumênicas do Papa Francisco estão sendo vistas por muitos católicos como algo muito reprovável. Um tipo de ecumenismo que só prejudica a verdade ensinada por Jesus Cristo e contrária à verdade histórica. Por exemplo, a viagem a Lund, na Suécia, não trouxe nenhum benefício para a Igreja Católica, muito pelo contrário. Lutero, cheio de orgulho, intentou prostrar Roma, para isto se aliou aos piores inimigos da Igreja, e agora vamos ignorar os males causados pelo luteranismo? Não podemos esquecer que Lutero foi excomungado. Em minha opinião é impossível ecumenismo com seguidores desse (de)reformador, pois são inimigos da fé católica, negam nossos dogmas, queimam nossa bíblia e querem nos impor uma outra bíblia alterada. Uma confraternização só seria possível se eles se convertessem à verdadeira Igreja de Cristo que é a Católica, fora da qual não há salvação. Mas em converter os luteranos, e outras denominações protestantes, os dialogadores inter-religiosos do Concílio Vaticano II nem pensam, ou nem querem. (R.G.B. — PE)

Indústria indígena

Este é o país que escolheu trilhar a contramão da História… Este é o país-caldeirão em que se preparam ao mesmo tempo uma paella, uma feijoada e um strogonoff para ninguém saber o que está ingerindo… O país-símbolo da contradição intrínseca… O caminho do futuro é voltar à vida tribal, mas de terno e gravata, caminhonetes Hilux e antenas parabólicas, Iphones e tráfico internacional de riquezas naturais. Tudo para os selvagens, nada para as cidades… O padre católico veste cocar de penas, o índio veste terno e não precisa ser batizado nem alfabetizado… O índio quer ganhar terra (não se sabe para quê) e o branco é sem-teto… Índio não produz e tem tudo… Branco trabalha feito escravo e cada vez possui menos…. Acho melhor dar um tempo e parar por aqui… (N.A.T.G.P. — PR)

Questão indígena e tribalismo

A Raposa/Serra do Sol foi apenas mais uma traição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva através de seu velho amigo Ministro do STF (Ayres Brito), por ele nomeado e relator do processo de demarcação em área contínua da referida gleba, cuja finalidade era a expulsão dos não índios, inclusive dos plantadores de arroz irrigado com tecnologia e aviação agrícola para pulverização aérea. Eram eles que sustentavam economicamente o Estado de Roraima. As ONGs e seus patrões (países hegemônicos) queriam a área de 1.700.000 hectares de qualquer maneira, para apossar-se de nossas riquezas minerais nela contidas, como vem acontecendo após sua entrega pelo STF. O presidente Lula da Silva não vacilou. Entregou tudo e, ainda por cima, mandou protocolar na ONU a concordância do Brasil em reconhecer os "Direitos Universais dos Povos Indígenas", completando a entrega oficial (aos estrangeiros) de 13% de nosso território, 1.105.000 km². Meu Deus, quanto mal esse indivíduo causou à nossa nação e às gerações futuras, nossos filhos e netos. (L.J.M. — SP)

Progressistas deturpam doutrina católica

Muito oportuna divulgação da profissão de Fé Tridentina! E quanto "católico" progressista há na face da Terra que anda "reformando" a seu bel-prazer a doutrina e práticas da Santa Igreja. Que mal fazem esses progressistas ou adeptos da "Teologia da Libertação" que escondem a verdadeira doutrina e espalham o erro entre os fiéis católicos. (C.M. — MG)

Santa Casa de Loreto

Agradeço o envio da revista Catolicismo, que estou lendo. Ontem, fazendo meu percurso de trem, li toda a matéria sobre Loreto. Achei muito interessante! Ademais, serviu-me para praticar o meu português. (C.F. — Itália)

Esquerda botocuda

Gostei demais da notícia "Rainha da Inglaterra censura grosseria de comunistas chineses". Sempre considerei assim os socialistas: primitivos e botocudos. (R.R.M. — RJ)

Imenso alívio para brasileiros

Há algum tempo, o Vaticano havia difundido uma declaração referindo-se ao impeachment de Dilma Rousseff como "um momento triste". Momento triste, sim, para as esquerdas e seus apoiadores! Para o Brasil, foi um imenso alívio ter conseguido a duras penas — o Dr. Moro e o povo nas ruas comandaram a reação — defenestrar o gatuníssimo PT e seu bando de PCCs, CVs e FARCs, ajuntados nesse bando sob forma de partido político. Por sinal instigador e aderente à peste-mor do século XXI, o diabólico marxismo! Caíram o ex-bispo do Paraguai, Lugo; seguiu- lhe a Cristina Kirchner, depois a quadrilha de Lula e seu devasso PT. O próximo, esperamos que seja o podre Maduro da Venezuela, mais difícil de ser desempoleirado, pois os comunistas lá chegaram ao estágio III; e aqui no Brasil chegou-se até ao II, apenas; mesmo assim, foi muito difícil desalojá-los, pois os comunistas são uns demônios de resistentes a investidas contra eles! Os ditos e fatos acima mencionados parecem confirmar uma vez mais o caminho pró-esquerda no qual altos Prelados vêm transitando no plano político, social e econômico. Quase desde o início desse pontificado, a agência "Destaque Internacional" vem lhe dedicando numerosos editoriais, de modo ao mesmo tempo crítico e invariavelmente respeitoso, apontando outros exemplos concretos de seu favorecimento da esquerda. Estou de pleno acordo! (G.R. — RJ)


FRASES SELECIONADAS

"Na guerra, determinação;
Na derrota, resistência;
Na vitória, magnanimidade;
Na paz, boa vontade."
(Churchill)

"A verdadeira paz não vem de não combater, mas de vencer. Os vencidos não combatem e, contudo, não têm paz sólida".
(São Francisco de Sales)

"Queremos evitar a guerra e a melhor forma para conseguir isso é ser tão forte ao ponto de um inimigo em potencial não se sentir tentado a aventurar-se".
(Ronald Reagan)