Catolicismo - Acervo
Busca Google dentro do Site:
« »
<<       Página       >>


CARTA DO DIRETOR

Caro leitor,

Nossa revista não poderia deixar de dedicar a matéria de capa desta edição a uma efeméride especialmente grata a todos os brasileiros: o jubileu do tricentenário de Nossa Senhora Aparecida.

É muito conhecido o histórico de sua aparição, fruto de uma "pesca milagrosa" nas águas do Rio Paraíba, mas não outros importantes acontecimentos, como sua coroação oficial como Rainha e Padroeira do Brasil.

Pelo fato de Nossa Senhora Aparecida deter esse glorioso título é que o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira não concebia a possibilidade de que os grandes atos da vida nacional se efetuassem em outro local que não em Aparecida.

Infelizmente, apesar das abundantes graças concedidas por Deus ao Brasil pela intercessão de nossa poderosa Padroeira, assistimos a muita incorrespondência a elas, razão pela qual o País vai afundando num pantanal de imoralidades de toda ordem.

Não obstante isso, temos muito que comemorar a propósito do terceiro centenário da aparição de 12 de outubro de 1717. Mas, ao fazê-lo, não podemos nos esquecer das afrontas de que Nossa Senhora Aparecida tem sido objeto. A mais recente delas foi a presença — com autorização de altas autoridades eclesiásticas — de uma réplica de sua imagem num carro alegórico no Sambódromo da capital paulista no carnaval deste ano, num ambiente de graves imoralidades!

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira promoveu atos de reparação à Santíssima Virgem, tão terrivelmente ofendida nessa ocasião. Mas atos semelhantes deveriam ter sido organizados em todo o País, como em numerosas paróquias e em todas as cidades brasileiras. Entretanto, não foi o que notamos.

Neste jubileu, peçamos a Nossa Senhora Aparecida, Mãe e Advogada nossa, que nos perdoe a todos pelas ingratidões, e nos conceda aquele coração contrito e humilhado que seu Divino Filho não desdenha. Para que, uma vez recristianizado, o Brasil possa cumprir sua grandiosa missão de constituir aqui uma civilização autenticamente cristã na qual Ela seja efetivamente Rainha, cujos benefícios se farão sentir no mundo inteiro.

Desejando aos caros leitores uma profícua leitura, despede-se,

Em Jesus e Maria,

Paulo Corrêa de Brito Filho
Diretor


FÁTIMA

Há um século Nossa Senhora operou o "Milagre do Sol"

Paulo Roberto Campos

Os céus de Portugal serviram de "púlpito" para a Providência Divina pregar ao mundo inteiro. O prêmio e o castigo! Promessas e advertências da Santa Mãe de Deus, por meio de portentosos sinais do Céu, para tocar os corações dos fiéis, mas também os corações endurecidos.

Não deixa de ser sintomático e simbólico que em Fátima, no dia 13 de outubro de 1917, Nossa Senhora tenha escolhido o "astro-rei" para realizar o "Milagre do Sol".

Portentoso prodígio sobrenatural que Ela operou a fim de confirmar aos olhos de todos, até dos incrédulos, a grandeza e a veracidade de suas revelações, assim como a sinceridade dos três pequenos pastores de Fátima, Lúcia, Francisco e Jacinta.

Lúcia, ao descrever a Virgem Santíssima em suas Memórias, registrou de modo inspirado: "Era uma Senhora, vestida toda de branco, mais brilhante que o Sol, espargindo luz, mais clara e intensa que um copo de cristal, cheio d'água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente".1

Há na Sagrada Escritura uma referência muito evocativa à Santa Mãe de Deus: "Quae est ista quae ascendit sicut aurora consurgens pulchra ut luna electa ut sol

(continua)



Advertência

Este texto, reconhecido pelo processo OCR, não passou por revisão e pode conter erros de digitação.
Sua transcrição parcial ou total está autorizada, desde que seja citada a fonte e o texto conferido com o da imagem original.

Agradecemos desde já reportar-nos erros de digitação, através do
Fale conosco


CRÉDITOS
© Copyright 1951 -

Editora Padre Belchior de Pontes Ltda.

Diretor
Paulo Corrêa de Brito Filho

Jornalista Responsável
Nelson Ramos Barreto
Registro na DRT/DF
sob o nº 3116

Administração
Rua Javaés, 681
1° Andar
Bairro Bom Retiro
CEP 01130-010
São Paulo- SP

SAC
(11) 3331 4522
(11) 3331-4790
(11) 2843-9487

Correspondência
Caixa Postal 707
CEP 01031-970
São Paulo-SP

E-mail:
catolicismo@terra.com.br

ISSN 0102-8502

 HOME 
 
TOPO
+ZOOM
-ZOOM
Home Page
ÍNDICE
Ir ao texto da matéria
TEXTO