Catolicismo - Acervo
Busca Google dentro do Site:
« »
<<       Página       >>


SANTOS E FESTAS DE OUTUBRO


1

Santa Teresinha do Menino Jesus, Virgem, Doutora da Igreja.


2

Santos Anjos da Guarda.

São Leodegário, Confessor

+ França, 680. "Filho de uma família da aristocracia franca, foi educado na corte de Clotário II. Tornando-se monge e depois bispo de Autun, sofreu inicialmente o exílio e depois a decapitação por haver reprovado os grandes deste mundo por seus hábitos dissolutos e suas injustiças" (Martirológio Romano Monástico).


3

Santos Veríssimo, Máxima e Júlia, Mártires

+ Portugal, séc. III. Martirizados durante a perseguição de Diocleciano. Nos séculos X e XI, só entre os rios Mondego e Minho, havia pelo menos sete igrejas dedicadas a eles.


4

São Francisco de Assis, Confessor.

(Vide p. 39)


5

Santo Apolinário, Bispo e Confessor

+ França, 520. Filho de Santo Hesíquio, estudou sob a direção de São Mamerto. Foi sagrado bispo de Vallence pelo seu irmão Santo Avito, de Viena de França. Combateu tenazmente os arianos de sua diocese, nela restabelecendo a Religião católica.


6

Santa Fé, Virgem e Mártir

+ França, séc. III. Sofreu o martírio em Agen, França. Seu culto adquiriu muita popularidade quando um monge levou suas relíquias para Conques, localizada no roteiro das peregrinações a Compostela, de onde se difundiu pela Península Ibérica e de lá para as Américas.

Primeira sexta-feira do mês.


7

Nossa Senhora do Rosário

Festa instituída por São Pio V em ação de graças pela vitória em Lepanto contra os maometanos, em 1571, atribuída à recitação do Rosário.

Primeiro sábado do mês.


8

São Demétrio, Mártir

+ Ásia Menor, séc. III. "Procônsul romano que, depois de converter muitos à fé de Cristo, foi transpassado de lanças por ordem do imperador Maximiano" (Martirológio Romano).


9

Abraão, Patriarca

+ Palestina, séc. XIX a.C. "Esperando contra toda esperança, obedeceu a Deus, que o mandou deixar seu país e mais tarde sacrificar seu filho Isaac, único herdeiro da posteridade prometida. Teve fé em Deus, que o declarou justo, e ele se tornou o pai de uma multidão de crentes" (Martirológio Romano Monástico).


10

Santos Mártires Franciscanos de Ceuta

+ África, séc. XIII. Daniel, Samuel, Ângelo, Leão, Nicolau, Hugolino, sacerdotes; e Dono, irmão leigo. Tendo ido a Ceuta pregar o Evangelho e refutar os erros de Maomé, foram cobertos de opróbrios, açoites e prisão, antes de receberem o martírio pela espada.


11

Santa Soledade Torres, Virgem

+ Espanha, 1887. Filha de pequenos comerciantes, começou a ajudar o sacerdote Miguel Martínez na guarda dos doentes. Depois fundou com ele as religiosas Servas de Maria.


12

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil

(Vide p. 26)


13

São Geraldo Abade, Confessor

+ França, 909. Conde de Aurillac, fundou em seu condado uma abadia que se tornou célebre e parada obrigatória para os peregrinos a Compostela. Dela foi abade o grande Santo Odon, que depois se tornou abade de Cluny e escreveu a vida de São Geraldo.


14

São Justo, Bispo e Confessor

+ Egito, 382. "Bispo de Lião, que defendeu a fé de Nicéia antes de se retirar para a Tebaida com o leitor de sua igreja, São Viator. Ambos morreram com intervalo de poucos meses, e seus corpos foram levados mais tarde de volta para Lião" (Martirológio Romano Monástico).


15

Santa Teresa de Ávila, Virgem, Reformadora, Doutora da Igreja

São Bruno de Querfut, Bispo e Mártir

+ Alemanha, 1009. Aparentado com a família imperial, entrou num mosteiro em Roma. Colocou-se depois sob a direção de São Romualdo em Ravena. Enviado à Rutênia como bispo e apóstolo, ele e 18 companheiros foram presos pelos pagãos, que lhes deceparam as mãos e os pés antes de os degolarem.


16

São Guilherme de Malavalle, Confessor

+ Itália, 1157. Natural da França, depois de levar uma vida dissipada se converteu, entregando-se à existência eremítica na Itália, onde viveu na contemplação e na penitência.


17

Santo Inácio de Antioquia

+ Séc. II. Discípulo dos Apóstolos e sucessor de São Pedro na Sé de Antioquia, com São Policarpo foi o mais ilustre dos Padres Apostólicos. Suas cartas às igrejas da Ásia e de Roma são os documentos mais preciosos da época. Conduzido a Roma, foi devorado pelas feras no Coliseu.


18

São Lucas, Evangelista.

São Monon Eremita, Confessor

+ França, 630. Deixando sua Escócia natal em direção a Roma, encontrou-se na Bélgica com São João, o Cordeiro, bispo de Maastricht. Aconselhado por este, fixou-se nos bosques de Saint-Hubert, nas Ardennes, onde foi assassinado por bandidos. É dos santos mais venerados na região.


19

São Pedro de Alcântara, Patrono do Brasil

+ Arenas (Espanha), 1562. Foi admirável por suas mortificações e penitências. Reformador dos franciscanos da Espanha, ele auxiliou e incentivou Santa Teresa na reforma do Carmelo. Quando faleceu, a Santa teve uma visão dele subindo ao Céu, enquanto dizia: "Bendita penitência, que me valeu tal recompensa".


20

Santa Maria Bertilla Boscardin, Virgem

+ Itália, 1922. De humilde origem, ingressou no Instituto de Santa Dorotéia, onde sua rude aparência levou a superiora a colocá-la na cozinha. Tendo que ajudar na enfermaria das crianças durante uma crise de difteria, mostrou-se uma enfermeira capaz, inteligente e paciente. Cuidou depois dos soldados feridos na Primeira Guerra Mundial. Sempre humilde e solícita, faleceu aos 34 anos.


21

Santo Agatão Anacoreta, Confessor

+ Ásia Menor, séc. IV. "Celebrado por seu discernimento. Segundo ele, 'não havia nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desarmar'" (Martirológio Romano Monástico).


22

São Donato, Bispo e Confessor

+ Itália, 875. Monge irlandês, quando passava por Fiésole em peregrinação a Roma, foi aclamado pelo povo bispo da diocese vacante. Durante 48 anos foi pastor dessa região da Toscana, reerguendo-a após a invasão dos normandos.


23

Santos Servando e Germano, Mártires

+ Espanha, séc. IV. Convertidos do paganismo, eles se tornaram apóstolos, o que lhes valeu a prisão e a tortura. Libertados, voltaram a pregar com grande êxito. Foram novamente presos, torturados e, finalmente, decapitados por sua fé em Cristo.


24

Santo Antônio Maria Claret, Bispo e Confessor.

São Proclo, Bispo e Confessor

+ Constantinopla, 446. Patriarca da capital do império do Oriente, recebeu a benéfica influência de São João Crisóstomo, mostrando-se zeloso pela boa doutrina e pelo prestígio da autoridade da Roma Oriental. Combateu os nestorianos e outros hereges.


25

(No calendário tradicional: solenidade de Cristo Rei)

Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, Confessor

+ São Paulo, 1822. Natural de Guaratinguetá, franciscano, foi fundador do Recolhimento Mosteiro da Luz, na capital paulista, que dirigiu até sua morte em odor de santidade.


26

Santos Rogaciano e Felicíssimo, Mártires

+ África, séc. III. "São Cipriano deu testemunho deles numa carta dirigida aos cristãos perseguidos: 'Sigam em tudo o sacerdote Rogaciano, que para a glória do nosso tempo vos aponta o caminho pela valentia de sua fé'" (Martirológio Romano Monástico).


27

São Gonçalo de Lagos, Confessor

+ Portugal, 1422. Agostiniano, notável por sua vida de jejum e penitência, recusou o título de doutor e outras distinções.


28

Santos Simão e Judas Tadeu, Apóstolos.

São Firmiliano, Bispo e Confessor

+ Ásia Menor, 268. Ardoroso combatente da heresia dos donatistas. O historiador Eusébio o classifica como uma das figuras mais notáveis de seu tempo.


29

São Zenóbio, Mártir

+ Ásia Menor, séc. IV. Médico, tornou-se sacerdote. "Na derradeira perseguição, exortava os outros ao martírio. Por isso tornou-se também digno dessa graça" (Martirológio Romano).


30

Santa Dorotéia Schwartz, Viúva

+ Alemanha, 1394. Filha de camponeses, casou-se com um operário de mau gênio, que a fazia sofrer, com quem teve nove filhos. Após a morte do marido levou vida reclusa, sendo favorecida com êxtases, visões e revelações.


31

São Quintino, Mártir

+ França, 287. Filho de um senador romano, partiu com São Luciano para a Gália como apóstolo. Foi martirizado no lugar que tomou o seu nome, tornando-se célebre na França.

Nota: Os Santos já referidos em Calendários anteriores têm aqui apenas seus nomes enunciados, sem nota biográfica.


Intenções para a Santa Missa em outubro

Será celebrada pelo Revmo. Padre David Francisquini, nas seguintes intenções:

l No dia 12 de outubro celebramos o 3º centenário da aparição de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. A intenção da Missa será uma súplica a Ela para que proteja maternalmente nosso País e o faça plenamente fiel à sua grande vocação. Para tal, que os brasileiros sejamos dignos de tão excelsa Soberana, fortes e resolutos no combate a todo tipo de corrupção, sobretudo a corrupção moral, que tanto enfraquece as almas, deixando as famílias vulneráveis a todo tipo de imoralidade.

Intenções para a Santa Missa em novembro

l Missa de Finados em sufrágio das almas do Purgatório, particularmente pelas almas de nossos parentes já falecidos. Também em honra de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (festividade que se celebra no dia 27 de novembro), pedindo-lhe graças especiais pelas vítimas dos furacões, que recentemente assolaram vários países, e dos terremotos no México, de modo particular pelas famílias mais atingidas nessas catástrofes.



Advertência

Este texto, reconhecido pelo processo OCR, não passou por revisão e pode conter erros de digitação.
Sua transcrição parcial ou total está autorizada, desde que seja citada a fonte e o texto conferido com o da imagem original.

Agradecemos desde já reportar-nos erros de digitação, através do
Fale conosco


CRÉDITOS
© Copyright 1951 -

Editora Padre Belchior de Pontes Ltda.

Diretor
Paulo Corrêa de Brito Filho

Jornalista Responsável
Nelson Ramos Barreto
Registro na DRT/DF
sob o nº 3116

Administração
Rua Javaés, 681
1° Andar
Bairro Bom Retiro
CEP 01130-010
São Paulo- SP

SAC
(11) 3331 4522
(11) 3331-4790
(11) 2843-9487

Correspondência
Caixa Postal 707
CEP 01031-970
São Paulo-SP

E-mail:
catolicismo@terra.com.br

ISSN 0102-8502

 HOME 
 
TOPO
+ZOOM
-ZOOM
Home Page
ÍNDICE
Ir ao texto da matéria
TEXTO