Catolicismo - Acervo
Busca Google dentro do Site:
« »
<<       Página       >>


CARTAS DOS LEITORES

"A Virgem Mãe Aparecida segura o Brasil"

Gosto muito desta revista, pois ela diz o que deve ser dito, doa a quem doer! Sobretudo dói no fundo dos pobres seres "politicamente corretos". A edição especial de homenagem pelos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora me arrebatou. A Virgem Mãe Aparecida segura o Brasil e certamente impedirá que nossa Pátria resvale para o buraco das esquerdas, junto do buraco no qual jaz a Venezuela praticamente comunista. Infelizmente muitos políticos, tanto os "nossos" quanto os deles (venezuelanos), não querem se submeter aos mandamentos de Deus. Daí o fracasso da nossa democracia. Daí que os políticos não são acompanhados pelo povo brasileiro que veem na Santíssima Mãe de Deus a Rainha e Padroeira do Brasil. (T.G.O. — MG)

Roubar de Nossa Senhora

Excelentes textos sobre Nossa Senhora Aparecida. Na cidade d'Ela é que realmente nasceu nossa Pátria e Dr. Plinio foi muito feliz em suas considerações sobre Aparecida enquanto capital espiritual do Brasil. Se o governo de Brasília tivesse essa noção, não estaria tão desprestigiado e o Brasil sairia dessa roubalheira e dessa crise, que penaliza todos nós. Há políticos que querem roubar de Nossa Senhora até o direito de ser Ela Rainha do Brasil. Pronto, falei! (G.N.H. — SP)

Sacrilégio

Os bispos da CNBB que permitiram a ida da imagem de Nossa Senhora Aparecida ao carnaval do Sambódromo pecaram horrivelmente, não somente pela "permissão", mas também pela dissimulação, alegando que "Nossa Senhora Aparecida é patrimônio nacional, não apenas da Igreja Católica". Mesmo o "samba enredo" não sendo em si ofensivo à Virgem Maria, o ambiente é. Antes e após o desfile da dita escola, outras desfilaram suas imoralidades. O ambiente é promíscuo. Nas arquibancadas e camarotes, todo tipo de impurezas é cometido. Peço aos responsáveis por tal sacrilégio que se preparem para o julgamento de Deus, pedindo perdão sincero pelo pecado. (G.C.M. — SP)

A Rainha e Padroeira do Brasil triunfará

Nossa Senhora Aparecida como nossa Mãe sempre nos atende. Pena que não correspondemos ao amor d'Ela por nós brasileiros. Para não haver mais incorrespondência, desejo espalhar muito essa matéria da revista sobre Ela. Não tenho condições para fazer muitas cópias e os endereços de e-mail que tenho não passam de duas centenas, mas farei o que for possível. Sobretudo falarei muito sobre essa matéria. Sem Ela o Brasil não realiza a missão de Deus para nosso País. Para tal realização, precisamos de outros Nóbregas e outros Anchietas, mas olhando para os "neomissionários" que vemos nas igrejas... Como é triste ver que muitos dos "neomissionários" pregam Lutero como um grande homem, e num momento em que até os luteranos estão deixando de acreditar em Lutero. Muito triste! Mas não podemos desanimar não, vamos em frente que Nossa Senhora triunfará como nossa Rainha e Padroeira que é. (K.S.B. — SP)

"Nossa Senhora me socorre!"

Recebi de uma amiga o testemunho de um fato que, pelo menos eu, acho que se pode dizer que é um milagre. Não vou comentar nada, leiam e julguem se é ou não milagre: "Ontem, fui buscar alguns exames que fiz — raio x, tomografias, etc. —, e saí do consultório dos dentistas com a cabeça fervendo: cirurgias, orçamento pesado, tempo, paciência... com os olhos ardendo para não chorar, um punho atravessado na garganta. Resolvi ir a vários lugares, resolver outros assuntos. Quando cheguei em casa, horas após, me lembrei da pasta com os exames! Fui recapitulando mentalmente os lugares em que havia estado. Entrei na internet e fiz uma lista dos telefones. Liguei um a um. Nada! Aí, me veio um pensamento: "Não entre em pânico, pede para Nossa Senhora, Ela te ajuda". Assim, eu fechei os olhos, juntei as mãos e disse em voz alta: 'Nossa Senhora, Virgem Maria, Santa Mãe de Jesus, me socorre!'. Acreditem, em menos de cinco minutos o telefone tocou, era a minha dentista, para avisar que ela tinha achado a minha pasta com os exames. Ela parou numa cafeteria da praça de alimentação do supermercado e reconheceu a pasta, sobre o balcão. E eu nem me lembrava que havia parado para tomar um café. Porém, mesmo comprovando que eu era sua paciente, a moça preferiu esperar que eu fosse lá para buscar. E, pergunto: Campo Grande não é uma cidade tão grande, mas tem mais de um milhão de habitantes. Foi a primeira vez que fui a essa cafeteria. Quais as chances de acontecer uma coincidência destas? Como não crer em uma intervenção desta maravilhosa Mãe de todos nós? Estou muito grata a Nossa Senhora. Se pedirmos com fé e humildade, o socorro vem". (G.F.A. — MS)

"Caíram do cavalo"

Foi uma graça muito grande para Portugal o fato de Nossa Senhora ter feito em nosso país o milagre do sol, pois aqui há, e havia naquele ano de 1917, muitos ateus, anticlericais e maçônicos. Estes, vendo ou tomando conhecimento do milagre, "caíram do cavalo", muitos se converteram. De perseguidores da Igreja católica, passaram a defensores. Até mesmo muitos eclesiásticos, que eram meio liberais, adquiriram uma vida de piedade mais profunda e séria, "contagiando" o povo com o fervor da piedade. Portanto, foi uma misericórdia extraordinária, um privilégio para os portugueses, pois outros povos não testemunharam tal prodígio. Donde nossa gratidão à nossa Santíssima Senhora de Fátima! (J.M.C.J.S. — Lisboa)

Correctio filialis de haeresibus propagatis

Estou inteiramente de acordo com os ilustres signatários da carta "Clérigos e acadêmicos enviam 'correção filial' ao Papa", e acho que já passou da hora de pôr um fim aos desmandos da Hierarquia eclesiástica que não faz outra coisa senão desfigurar a verdadeira e sã Doutrina da Igreja Católica de sempre. (L.A.M. — SP)

Correção filial

Oportuníssima a manifestação esclarecedora das heresias contidas no documento papal. Como católicos conscientes e esclarecidos, não podemos guardar silêncio e acatar a omissão como prática aceitável do cristão. Alegra-me ler a carta e saber que temos lanternas iluminando os caminhos da Igreja de Cristo fora do Vaticano! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo e sua Imaculada Mãe sem pecado concebida! (E.B.S. — RJ)

Punição a quem resiste ao comunismo?

Maravilhosa entrevista (que li duas vezes para assimilar bem as respostas) com o Senhor Cardeal Joseph Zen.

Rezemos por ele para resistir às pressões "lá do alto" (me entendam, não estou me referindo ao Céu...). O referido "alto" costuma punir quem não segue a nova onda de aproximação com o comunismo chinês. Mas esse Cardeal parece não temer e resiste mesmo! (E.C.N. — PE)

Aceitar qualquer ideologia?

Hoje existe a difusão de informações nos propondo que o certo é, concordando ou não, por respeito ao próximo, devemos aceitar qualquer ideologia ou credo como parte da vontade de um Deus que é o mesmo para qualquer rito ou seita que se pratique. Tenho escutado esta tese, inclusive de membros da Santa Igreja ou de católicos que se dizem praticantes e frequentadores de cursos de teologia. Não acatar isto demonstraria intransigência e falta de respeito. Gostaria que o tema fosse mais amplamente explorado, proporcionando a nós, leitores, um enriquecimento de ideias e conhecimento. (R.M.L.P. — BA)


FRASES SELECIONADAS

"Tanto barulho, luta, gastos, atenção e cuidados para alguém viver um pouco mais. Outro tanto devemos fazer para viver eternamente". (Santo Agostinho)

"A vida consumida em cuidados escusados, e sujeita a desconcertos da ventura, não é vida vital, mas morte pura" (Camões)

"É o medo de morrer, e não o desejo de viver, que mantém o tolo agarrado ao corpo" (Michel de Montaigne)

"Aprendei de mim, ó flores, o que vai de ontem a hoje; que eu ontem maravilha fui e hoje sombra do que fui não sou" (Lope de Vega)



Advertência

Este texto, reconhecido pelo processo OCR, não passou por revisão e pode conter erros de digitação.
Sua transcrição parcial ou total está autorizada, desde que seja citada a fonte e o texto conferido com o da imagem original.

Agradecemos desde já reportar-nos erros de digitação, através do
Fale conosco


CRÉDITOS
© Copyright 1951 -

Editora Padre Belchior de Pontes Ltda.

Diretor
Paulo Corrêa de Brito Filho

Jornalista Responsável
Nelson Ramos Barreto
Registro na DRT/DF
sob o nº 3116

Administração
Rua Javaés, 681
1° Andar
Bairro Bom Retiro
CEP 01130-010
São Paulo- SP

SAC
(11) 3331 4522
(11) 3331-4790
(11) 2843-9487

Correspondência
Caixa Postal 707
CEP 01031-970
São Paulo-SP

E-mail:
catolicismo@terra.com.br

ISSN 0102-8502

 HOME 
 
TOPO
+ZOOM
-ZOOM
Home Page
HOME
Ir ao texto da matéria
TEXTO