Catolicismo - Acervo
Busca Google dentro do Site:
« »
<<       Página       >>


SANTOS E FESTAS DE NOVEMBRO

1

Todos os Santos

São Benigno, Mártir

+ França, séc. II. Enviado por São Policarpo para evangelizar a Gália, "depois de vários e gravíssimos tormentos, aplicados por ordem do juiz Terêncio sob o imperador Marco Aurélio, moeram-lhe o pescoço com uma barra de ferro e perfuraram-lhe o corpo com uma lança" (Martirológio Romano).

2

Comemoração dos Fiéis Defuntos

Aos que do dia 1º ao dia 8 visitarem o cemitério e rezarem pelos defuntos, concede-se diariamente indulgência plenária, aplicável somente às almas do Purgatório. Para ganhar a indulgência é necessário preencher as condições costumeiras, isto é, ter-se confessado e comungado, e rezar nas intenções do Papa. Com essas mesmas condições pode-se ganhar uma indulgência plenária só aplicável às almas do Purgatório, visitando-se no dia 1º qualquer igreja ou oratório público ou semipúblico e rezando-se o Credo e o Pai Nosso.

3

São Martinho de Porres, Confessor.

Santos Valentim e Hilário, Mártires

+ Itália, séc. III. Sacerdote o primeiro, e diácono o segundo, "por causa de sua fé em Cristo foram atirados ao Tibre com uma pedra ao pescoço. Salvos milagrosamente por um anjo, foram então degolados" (Martirológio Romano).

Primeira sexta-feira do mês

4

São Carlos Borromeu, Bispo e Confessor.

São João Zedazneli e Companheiros, Confessores

+ Geórgia, 580. Grupo de 13 monges sírios enviados para evangelizar a região do Cáucaso, onde introduziram a vida monástica e fundaram vários mosteiros muito florescentes.

Primeiro sábado do mês

5

Santa Sílvia, Viúva

+ Roma, 594. Da mais alta aristocracia romana, era mãe do grande Papa São Gregório Magno, a quem secundava nas boas obras e necessidades domésticas.

6

São Barlaam de Khutyn, Confessor

+ Rússia, 1193. Da nobre família Novgorod, após a morte dos pais deu sua herança aos pobres, tornando-se eremita em Khutyn, às margens do Volga. Organizou a vida monástica e sua santidade pessoal atraiu muitos discípulos. Seu túmulo tornou-se lugar de peregrinação.

7

São Florêncio de Estrasburgo, Bispo e Confessor

+ França, 693. Sacerdote irlandês que se tornou eremita na Alsácia. Curou a filha cega e muda do rei Dagoberto, que o nomeou bispo de Estrasburgo.

8

São Vilealdo, Bispo e Confessor

+ Alemanha, 789. Inglês de origem, "desenvolveu grande atividade missionária em meio aos frisões e saxões, sobretudo na região entre os rios Wesser e Elba, onde fora enviado por São Bonifácio" (Martirológio Romano Monástico).

9

Dedicação da Basílica de São João de Latrão

Catedral dos bispos de Roma e uma das primeiras basílicas dedicadas por Constantino ao culto cristão. Foi consagrada por São Silvestre em 324.

10

São Leão Magno, Papa, Confessor e Doutor da Igreja.

São Justo de Cantuária, Bispo e Confessor

+ Inglaterra, 627. Um dos monges beneditinos enviados por São Gregório Magno para evangelizar a Inglaterra, foi o primeiro bispo de Rochester, sucedendo depois a São Lourenço como quarto bispo de Cantuária.

11

São Martinho de Tours, Bispo e Confessor

+ Candes (França), 397. Originário da Hungria, seus pais eram pagãos. Já como soldado imperial, foi batizado aos 18 anos e tornou-se discípulo de Santo Hilário de Poitiers. Como bispo de Tours, sua atividade pastoral foi infatigável e fecunda, sendo considerado um dos apóstolos das Gálias.

12

São Livínio, Bispo e Mártir

+ Bélgica, séc. VII. Nascido na Inglaterra, ele foi ordenado por Santo Agostinho de Cantuária e enviado à Bélgica como apóstolo. Depois de converter muitos à fé de Cristo, foi martirizado pelos pagãos.

13

São Nicolau I, Papa e Confessor

(Vide p. 37)

14

São Serapião, Mártir

+ África, 1240. Religioso da Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria das Mercês, cuja finalidade era o resgate dos cativos, foi o primeiro a derramar o sangue em terras do Islã, pregado numa cruz.

15

Santo Alberto Magno, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja.

São Rafael Kalinowski de São José, Confessor

+ Polônia, 1907. Nasceu na Lituânia, então unida à Polônia. Estudou na Escola de Engenharia Militar de São Petersburgo, na Rússia. Capitaneou um movimento de liberdade de seu país contra a opressão russa. Aprisionado e condenado à morte, teve a pena comutada por trabalhos forçados durante 10 anos. Findo esse período, foi preceptor do jovem príncipe Augusto Czartoryski. Em 1877, aos 42 anos de idade, ingressou na Ordem do Carmo, na qual morreu em odor de santidade.

16

Santo Euquério, Bispo e Confessor

+ França, 449. Casado e pai de dois filhos (que posteriormente foram bispos), ingressou após a morte da esposa no convento de Lérins. "Eleito bispo de Lion, serviu a Igreja pela profundidade de sua fé e pela extensão de seus conhecimentos teológicos" (Martirológio Romano Monástico).

17

Santa Isabel da Hungria, Viúva.

Santo Aniano, Bispo e Confessor

+ França, 453. Bispo de Orleans, cidade que com o auxílio do general romano Aecius ajudou a defender da invasão de Átila. Foi famoso por seus milagres.

18

DEDICAÇÃO DAS BASÍLICAS DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

São Romão, Mártir

+ Ásia Menor, 303. "Quando o prefeito Asclepíades investiu contra a Cristandade com intenção de exterminá-la, exortou os demais cristãos a que lhe opusessem resistência. Por isso, infligiram-lhe os mais duros tormentos", morrendo estrangulado na prisão (Martirológio Romano).

19

Santos Roque Gonzalez e Companheiros, Mártires.

Santa Ermemburga, Viúva

+ Inglaterra, 700. "Princesa de Kent, casou-se com o filho do rei da Mércia, com quem teve três filhas, todas veneradas como santas. Ao tornar-se viúva, fundou o mosteiro de Minster-in-Thanet, do qual foi abadessa" (Martirológio Romano Monástico).

20

Santo Edmundo, Mártir

+ Inglaterra, 870. Subiu ao trono aos 15 anos e governou com a sabedoria e a prudência de um ancião. Verdadeiro pai para seus súditos, protegeu os pobres, os órfãos e as viúvas. Foi decapitado por pagãos dinamarqueses que invadiram o país, por recusar-se a apostatar.

21

APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA

22

Santa Cecília, Virgem e Mártir.

Santos Filemom e Ápia, Mártires

+ Ásia Menor, séc. I. Discípulos de São Paulo, que dirigiu ao primeiro uma carta louvando "sua caridade e sua fé em relação a Jesus Cristo e a todos seus fiéis". Ambos foram aprisionados, açoitados e enterrados até a cintura numa cova, e em seguida mortos apedrejados por sua fidelidade a Deus.

23

São Clemente I, Papa e Mártir

+ Roma, 97. Terceiro sucessor de São Pedro, escreveu uma carta aos Coríntios que é considerada documento fundamental na defesa do primado universal do Bispo de Roma.

24

Santas Flora e Maria, Virgens e Mártires

+ Espanha, 851. Nascida de pai maometano e mãe cristã, Flora foi denunciada pelo próprio irmão aos mouros que dominavam a cidade. Fugindo, encontrou-se com Maria, outra jovem cristã perseguida. Resolveram então ir confessar sua fé diretamente ao governador muçulmano. Confortadas por Santo Eulógio, também prisioneiro, receberam o martírio.

25

São Mercúrio, Mártir

+ Ásia Menor, 250. Diz-se que um anjo lhe emprestou uma espada para levar seu exército à vitória. Denunciado como cristão, foi decapitado.

26

São Silvestre Abade, Confessor

+ Itália, 1267. Eremita, fundou 12 mosteiros, nos quais instituiu em sua pureza a regra beneditina, dando assim origem à Ordem de São Silvestre.

27

Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.

São Tiago, Mártir

+ Pérsia, séc. V. Sendo cristão, renegou a fé para conseguir as boas graças do soberano. Tal perfídia fez com que sua esposa e sua mãe cortassem relações com ele. Tiago então caiu em si, chorou sua falta e proclamou corajosamente sua fé. Irritado, o rei mandou que lhe cortassem todos os membros e, em seguida, o decapitassem.

28

São Sóstenes, Mártir

Ásia Menor, séc. I. Discípulo de São Paulo, que o menciona em uma de suas epístolas.

29

São Saturnino, Bispo e Mártir

+ França, séc. III. Um dos sete missionários enviados para evangelizar as Gálias, foi bispo de Toulouse, onde exerceu grande apostolado até ser preso pelos pagãos no Capitólio da cidade, do alto do qual o precipitaram ao solo.

30

Santo André, Apóstolo e Mártir

+ Séc. I. Irmão de São Pedro, foi dos primeiros discípulos de Jesus. Pregou o Evangelho na Ásia Menor e nos Bálcãs, onde foi crucificado. É patrono das vocações.


Intenções para a Santa Missa em novembro

Será celebrada pelo Revmo. Padre David Francisquini, nas seguintes intenções:

- Missa de Finados em sufrágio das almas do Purgatório, particularmente de nossos parentes já falecidos. Também em honra de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (festividade celebrada no dia 27 de novembro), pedindo-lhe graças especiais pelas vítimas dos furacões e dos terremotos que assolaram recentemente vários países, de modo particular pelas famílias mais atingidas nessas catástrofes.


Intenções para a Santa Missa em dezembro

- Pelos méritos infinitos do nascimento do Divino Menino Jesus, rezaremos especialmente pelos leitores de Catolicismo e suas respectivas famílias, bem como por todos aqueles que nos apoiaram ao longo deste ano, para que Ele lhes conceda um Santo Natal e abundantes graças para o Ano Novo. Também rezaremos pedindo à Imaculada Conceição (dia 8 de dezembro) que não permita a imposição da absurda Ideologia de Gênero nas escolas, conforme plano do MEC para o próximo ano letivo.



Advertência

Este texto, reconhecido pelo processo OCR, não passou por revisão e pode conter erros de digitação.
Sua transcrição parcial ou total está autorizada, desde que seja citada a fonte e o texto conferido com o da imagem original.

Agradecemos desde já reportar-nos erros de digitação, através do
Fale conosco


CRÉDITOS
© Copyright 1951 -

Editora Padre Belchior de Pontes Ltda.

Diretor
Paulo Corrêa de Brito Filho

Jornalista Responsável
Nelson Ramos Barreto
Registro na DRT/DF
sob o nº 3116

Administração
Rua Javaés, 681
1° Andar
Bairro Bom Retiro
CEP 01130-010
São Paulo- SP

SAC
(11) 3331 4522
(11) 3331-4790
(11) 2843-9487

Correspondência
Caixa Postal 707
CEP 01031-970
São Paulo-SP

E-mail:
catolicismo@terra.com.br

ISSN 0102-8502

 HOME 
 
TOPO
+ZOOM
-ZOOM
Home Page
HOME
Ir ao texto da matéria
TEXTO