Catolicismo - Acervo
Busca Google dentro do Site:
« »
<<       Página       >>


EXCERTOS

Nossos Objetivos

Plinio Corrêa de Oliveira

No primeiro exemplar de Catolicismo, lançado em 1º de janeiro de 1951, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira publicou uma matéria com o título em epígrafe, na qual ele delineia os objetivos desta publicação. A seguir, um trecho da mesma.

Na imensa confusão em que vivemos, estamos nos afastando de Jesus Cristo, ou estamos retornando a Ele? Quais as ideologias, os partidos, os sistemas, os homens que aproximam o mundo de Jesus Cristo; quais os que d’Ele o afastam?

Cumpre desfraldar e firmar em todos os domínios da vida pública e privada o estandarte triunfante da Realeza de Cristo. É este o objetivo com que lançamos hoje Catolicismo. Nossa folha visa contribuir para proporcionar à elite intelectual e às organizações religiosas católicas uma visão sintética dos principais acontecimentos nacionais e mundiais no campo religioso, filosófico, literário, político, social e artístico, completada sempre por uma apreciação feita do ponto de vista da doutrina católica.

Por esta forma, contamos proporcionar à intelectualidade um meio seguro e cômodo de analisar o desenvolvimento da grande tragédia contemporânea — à qual está ligado o Brasil como membro da comunidade das nações cristãs do Ocidente — do único ponto de vista que realmente interessa: na imensa confusão em que vivemos, estamos nos afastando de Jesus Cristo, ou estamos retornando a Ele? Quais as ideologias, os partidos, os sistemas, os homens que aproximam o mundo de Jesus Cristo; quais os que d’Ele o afastam?

“A opinião pública é a rainha do mundo”, escrevia Voltaire. Em nossos dias, esta afirmativa se torna cada vez mais verdadeira. Formar a opinião tem sido o objetivo constante de todas as forças ocultas ou não, que vêm tentando desde o século XVIII, ou quiçá desde o século XVI, a conquista do mundo.

Devemos lutar para evitar o monopólio da opinião por estas forças, instituindo uma imprensa genuinamente nossa, através da qual proclamamos os fatos e os princípios que tantas vezes são negados, ocultados, subestimados, nos ambientes formados pelo espírito laicista, liberal e naturalista e profundamente maçonizado de nossos dias.

Por certo, não faltam mentalidades lúcidas e vigorosas, que por si mesmas possam analisar à luz dos princípios católicos o evoluir da crise contemporânea. Mas estas mentalidades [...] são minoria. E mesmo para elas seria insano o trabalho de informação e de análise que um tal estudo exigiria para ser completo.

Catolicismo visa incumbir-se deste trabalho. Acompanhando os fatos pela leitura direta dos jornais e revistas mais interessantes do Brasil e do Exterior, analisamo-los com o concurso de intelectuais católicos em evidência nos maiores centros do País. [...]

Seria supérfluo dizer que objetivos tão elevados não são compatíveis com a competição dos interesses privados, das ambições pessoais, do espírito de clã que infelizmente ainda marca tão a fundo a vida política do Brasil. Assim jamais haverá lugar em nossas colunas para considerações direta ou indiretamente tendentes a nos levar a um terreno em que não podemos nem queremos ingressar.


SUMÁRIO

2 EXCERTOS

4 CARTA DO DIRETOR

5 POR QUE NOSSA SENHORA CHORA?
Absurdos festejos dos 500 anos da revolta de Lutero

10 CORRESPONDÊNCIA

12 A PALAVRA DO SACERDOTE
Qual é a posição da Igreja sobre artes marciais?

15 FOTO EM FOCO
Verdadeira expressão da arte camponesa

16 A REALIDADE CONCISAMENTE

18 NACIONAL
Esquerdas brasileiras vivendo numa quimera

20 VIDAS DE SANTOS
O Santo, Profeta e Rei Davi

26 CAPA
Meditação junto ao Presépio do Menino Jesus

34 NATAL
Considerações para um autêntico e abençoado Natal

46 SANTOS E FESTAS DO MÊS

48 AÇÃO CONTRA-REVOLUCIONÁRIA

52 AMBIENTES, COSTUMES, CIVILIZAÇÕES
Natal: júbilo sacral descido do mais alto dos céus

NOSSA CAPA:
Adoração dos Reis Magos – Pintor holandês, aproximadamente 1520. Metropolitan Museum de Nova York.



Advertência

Este texto, reconhecido pelo processo OCR, não passou por revisão e pode conter erros de digitação.
Sua transcrição parcial ou total está autorizada, desde que seja citada a fonte e o texto conferido com o da imagem original.

Agradecemos desde já reportar-nos erros de digitação, através do
Fale conosco


CRÉDITOS
© Copyright 1951 -

Editora Padre Belchior de Pontes Ltda.

Diretor
Paulo Corrêa de Brito Filho

Jornalista Responsável
Nelson Ramos Barreto
Registro na DRT/DF
sob o nº 3116

Administração
Rua Javaés, 681
1° Andar
Bairro Bom Retiro
CEP 01130-010
São Paulo- SP

SAC
(11) 3331 4522
(11) 3331-4790
(11) 2843-9487

Correspondência
Caixa Postal 707
CEP 01031-970
São Paulo-SP

E-mail:
catolicismo@terra.com.br

ISSN 0102-8502

 HOME 
 
TOPO
+ZOOM
-ZOOM
Home Page
HOME
Ir ao texto da matéria
TEXTO