Catolicismo - Acervo
Busca Google dentro do Site:
« »
<<       Página       >>


CAPA

Junto ao Presepe

Plinio Corrêa de Oliveira

RECUSA DE QUALQUER PACTO COM A HERESIA

Com os votos de um santo, abençoado e feliz Natal, oferecemos aos nossos leitores um memorável artigo de Plinio Corrêa de Oliveira, inspirador e principal colaborador durante várias décadas de nossa revista, o qual foi publicado em dezembro de 1946 no jornal “O Legionário”.

Poder-se-ia afirmar que várias das definições contidas neste seu antológico texto definem também o ideal de todos os colaboradores de Catolicismo. Por exemplo, nesta afirmação: “Os que amamos como o mais precioso dos tesouros a pureza imaculada da ortodoxia, e que recusamos qualquer pacto com a heresia, suas obras e infiltrações”.

Quase meio século depois da publicação das referidas definições em “O Legionário”, complementou-as o autor com as seguintes declarações, por ocasião de duas conferências:

“Quem somos nós? Na tormenta, na aparente desordem, na aparente aflição, na quebra aparente de tudo aquilo que para nós seria a vitória, nós somos aqueles que confiaram, que jamais duvidaram, mesmo quando o mal parecera ter vencido para sempre” (9-8-1995).

“Quem somos nós? Somos filhos e seremos heróis da confiança, os paladinos desta virtude! Quanto mais os acontecimentos parecerem desmentir a voz da graça que nos diz — ‘vencereis’ —, tanto mais acreditaremos na vitória de Maria!” (20-12-1991).

Aos pés do Santo Presepe, suplicamos à Virgem Santíssima, a seu Divino Filho e a São José que intercedam por nós e por todos os nossos leitores, concedendo-nos essa confiança que é uma certeza inabalável na vitória da Santa Igreja Católica Apostólica Romana sobre o neopaganismo contemporâneo, cujo próprio auge de impiedade pressagia o seu desmoronamento no mundo inteiro.

A Direção de Catolicismo

(continua)

Legenda: Adoração dos Reis Magos – Anônimo, séc. XV. Städel Museum, Frankfurt (Alemanha).



Advertência

Este texto, reconhecido pelo processo OCR, não passou por revisão e pode conter erros de digitação.
Sua transcrição parcial ou total está autorizada, desde que seja citada a fonte e o texto conferido com o da imagem original.

Agradecemos desde já reportar-nos erros de digitação, através do
Fale conosco


CRÉDITOS
© Copyright 1951 -

Editora Padre Belchior de Pontes Ltda.

Diretor
Paulo Corrêa de Brito Filho

Jornalista Responsável
Nelson Ramos Barreto
Registro na DRT/DF
sob o nº 3116

Administração
Rua Javaés, 681
1° Andar
Bairro Bom Retiro
CEP 01130-010
São Paulo- SP

SAC
(11) 3331 4522
(11) 3331-4790
(11) 2843-9487

Correspondência
Caixa Postal 707
CEP 01031-970
São Paulo-SP

E-mail:
catolicismo@terra.com.br

ISSN 0102-8502

 HOME 
 
TOPO
+ZOOM
-ZOOM
Home Page
HOME
Ir ao texto da matéria
TEXTO