Catolicismo - Acervo
Busca Google dentro do Site:
« »
<<       Página       >>


AÇÃO CONTRA-REVOLUCIONÁRIA (I)

Conferência de um missionário católico no Tibet

Hélio Brambilla

Organizada pelo Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, realizou-se no dia 21 de novembro na capital paulista, uma conferência do Revmo. Pe. Federico Highton sobre a sua missão no longínquo Tibet.

A sessão foi aberta pelo presidente do Instituto, Dr. Adolpho Lindenberg, que apresentou o jovem missionário, o qual a seguir passou a narrar seu apostolado em uma região marcada por uma população sedenta da fé católica, mas que sofre ao mesmo tempo os efeitos de uma das maiores concentrações satanistas.

De origem argentina e com doutorado nas melhores universidades teológicas de Roma, o padre Federico Highton explicou o conceito de missão católica – a qual está muito relativizada e conspurcada pelo sincretismo e pelo ecumenismo – lembrando as consagradas palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Mc 16, 15-16).

Como pressupostos que devem nortear uma missão católica, o Pe. Highton apontou a finalidade de buscar a glorificação de Deus entre todos os povos, e a conversão com vistas à salvação eterna das almas. O sacerdote indicou num mapa as regiões percorridas por ele em suas missões e as dificuldades que encontrou, decorrentes da idolatria e dos cultos demoníacos.

Contou que uma de suas campanhas destinadas a civilizar a população consistiu no uso de mesas, cadeiras e talheres durante as refeições, o que não é costume em muitas aldeias, por exemplo nas proximidades do Himalaia.

Segundo o Pe. Highton, outra grande dificuldade que ele encontra são os missionários progressistas pregando que todos os deuses devem ser venerados e que não se pode falar de conversão à Religião Católica! Ele disse que os neomissionários progressistas de um seminário do sul da Índia ensinam que os “deuses locais” devem ser respeitados, quando muitos deles – como teve ocasião de ver em Calcutá – são imagens de demônios. Portanto, tais “missionários” não se empenham em converter e nem sequer em civilizar, mas em preservar a “cultura” dos pagãos, rituais idolátricos etc.

Prosseguindo sua exposição, o sacerdote ressaltou que quando uma verdadeira missão católica encontra as portas fechadas, ela não lhes dá um pontapé e as arromba, mas pede que se abram para que Nosso Senhor Jesus Cristo entre. Mas se as portas continuarem fechadas, o próprio Jesus Cristo nos ensinou a bater o pó das sandálias e ir evangelizar em outro lugar.

O missionário projetou slides de suas missões em colégios, onde são expostos oratórios de Nossa Senhora e presépios, nos períodos do Natal. Ele frisou a apetência que as pessoas têm pelos objetos religiosos do catolicismo, citando como exemplo o norte de Siquim. Nessa região, com uma população de 43 mil habitantes, ele não é apenas o único sacerdote católico, mas também o único a pregar o verdadeiro catecismo tridentino de São Pio X, o qual rejeita qualquer “inculturação pagã”.

LEGENDA:
- O Príncipe D. Bertrand de Orleans e Bragança encerra a interessante conferência, ladeado pelo presidente do Instituto, Dr. Adolpho Lindenberg, dir. e o Dr. Eduardo de Barros Brotero, esq.
- Representantes do clero acompanharam a exposição do zeloso missionário argentino.



Advertência

Este texto, reconhecido pelo processo OCR, não passou por revisão e pode conter erros de digitação.
Sua transcrição parcial ou total está autorizada, desde que seja citada a fonte e o texto conferido com o da imagem original.

Agradecemos desde já reportar-nos erros de digitação, através do
Fale conosco


CRÉDITOS
© Copyright 1951 -

Editora Padre Belchior de Pontes Ltda.

Diretor
Paulo Corrêa de Brito Filho

Jornalista Responsável
Nelson Ramos Barreto
Registro na DRT/DF
sob o nº 3116

Administração
Rua Javaés, 681
1° Andar
Bairro Bom Retiro
CEP 01130-010
São Paulo- SP

SAC
(11) 3331 4522
(11) 3331-4790
(11) 2843-9487

Correspondência
Caixa Postal 707
CEP 01031-970
São Paulo-SP

E-mail:
catolicismo@terra.com.br

ISSN 0102-8502

 HOME 
 
TOPO
+ZOOM
-ZOOM
Home Page
HOME
Ir ao texto da matéria
TEXTO