Catolicismo - Acervo
Busca Google dentro do Site:
« »
<<       Página       >>


(continuação)

Sua permanência no tempo, e os frutos culturais que deixaram, explicam-se precisamente pelo grau ou medida em que as reconheciam e faziam cumprir.

Por outro lado, verifica-se que as causas de sua decadência ou de seu desaparecimento foram habitualmente a exacerbação de seus aspectos contrários à natureza. A generalização da prática da sodomia, por exemplo, foi uma das características do desaparecimento de muitas dessas sociedades. Os casos da Grécia e do Império Romano são característicos.9

A solução está no Evangelho

Satanás é o grande artífice do processo revolucionário, e empreende agora as etapas finais para a desagregação da civilização cristã, outrora consolidada em torno da unidade, verdade, bondade e beleza. Sob o seu comando, uma miríade de agentes aciona as máquinas de desagregação. E no extremo oposto se agrupam e se erguem os fiéis a Nosso Senhor Jesus Cristo, que deixou os campos bem delimitados no Evangelho: “Quem não está comigo, está contra mim; e quem não recolhe comigo, dispersa” (Lc 11, 23). A vitória contra a dispersão, desconstrução ou desagregação só pode ser conseguida, portanto, pela união dos fiéis em torno de Nosso Senhor Jesus Cristo e de sua Mãe Santíssima.

No momento em que a Cristandade acaba de celebrar o centenário das aparições da Santíssima Virgem em Fátima, encerramos estas considerações colocando nossa confiança em suas Mensagens, que apenas explicitam e aplicam ao mundo atual o que nos ordenou o Salvador. Ela advertiu que se o mundo não se convertesse dos vícios da imoralidade e da impiedade –– precisamente aqueles pelos quais nos encontramos na atual situação –– Deus enviaria um grande castigo sobre a humanidade, a Rússia espalharia seus erros pelo mundo, o Santo Padre teria muito que sofrer...

Ao cabo dessas advertências, muitas das quais são hoje realidade, Ela prometeu o triunfo. Entre muitas outras coisas, isso significa que voltará a reinar entre os homens aquele mesmo amor que caracterizou os primeiros cristãos, e que foi o substrato do qual nasceu a civilização cristã: “Vede como se amam! Vede como estão dispostos a morrer um pelo outro” (Tertuliano, séc. II).

Nossa Senhora prometeu o triunfo. Entre muitas outras coisas, isso significa que voltará a reinar entre os homens aquele mesmo amor que caracterizou os primeiros cristãos, e que foi o substrato do qual nasceu a civilização cristã: “Vede como se amam! Vede como estão dispostos a morrer um pelo outro”

Notas:

1. S. Augustinus, De Doctr Christ. 1,27 (CSEL 80, 23).

2. Jean-Paul Charles Aymard Sartre (Paris, 21 de junho de 1905 – 15 de abril de 1980).

3. Sartre, “El existencialismo es un humanismo”.

4. https://www.youtube.com/watch?v=ijRdgTaVx7k, 30 de julho de 2017.

5. Papa Leão XIII, Encíclica Immortale Dei, 1-XI-1885, Bonne Presse, París, vol. II, p. 39.

6. Luc Ferry “La revolución transhumaniste”, Colección Alianza, Publicación: 27 de abril de 2017

7. Cfr. “El Mercurio”, 2 de julho, 2017, Transhumanismo: una ideología que avanza.

8. Cfr. Ib. Id.

9. Santo Agostinho, em sua clássica obra A Cidade de Deus, demonstra como Roma caiu em consequência dos vícios praticados por seus habitantes, e não pelos costumes virtuosos dos cristãos, como acusavam os romanos pagãos.

LEGENDA:
- Uma humanidade de indivíduos inteiramente autônomos e quase perfeitos, programados para não terem necessidade uns dos outros, poderá constituir uma sociedade?



Advertência

Este texto, reconhecido pelo processo OCR, não passou por revisão e pode conter erros de digitação.
Sua transcrição parcial ou total está autorizada, desde que seja citada a fonte e o texto conferido com o da imagem original.

Agradecemos desde já reportar-nos erros de digitação, através do
Fale conosco


CRÉDITOS
© Copyright 1951 -

Editora Padre Belchior de Pontes Ltda.

Diretor
Paulo Corrêa de Brito Filho

Jornalista Responsável
Nelson Ramos Barreto
Registro na DRT/DF
sob o nº 3116

Administração
Rua Javaés, 681
1° Andar
Bairro Bom Retiro
CEP 01130-010
São Paulo- SP

SAC
(11) 3331 4522
(11) 3331-4790
(11) 2843-9487

Correspondência
Caixa Postal 707
CEP 01031-970
São Paulo-SP

E-mail:
catolicismo@terra.com.br

ISSN 0102-8502

 HOME 
 
TOPO
+ZOOM
-ZOOM
Home Page
HOME
Ir ao texto da matéria
TEXTO