Catolicismo - Acervo
Busca Google dentro do Site:
« »
<<       Página       >>


SANTOS E FESTAS DE MARÇO


1

Santo Albino, Bispo e Confessor

+ Angers (França) 550. De nobre estirpe, foi eleito Bispo de Angers já sexagenário. Combateu vigorosamente, com risco da própria vida, o imoral costume de senhores semibárbaros se casarem incestuosamente com irmãs ou filhas. Convocou o Concílio de Orleans, que estabeleceu penas severas contra esse abuso. Muitos milagres lhe são atribuídos.


2

São Chad, Bispo

+ Lindisfarne (Inglaterra), 672. Irmão de São Cedd, foi educado por Santo Aidano na Irlanda. De volta à Inglaterra, tornou-se Bispo de Mércia e Lindisfarne. São Beda, o Venerável, enalteceu suas virtudes.

Primeira Sexta-feira do mês


3

Santa Cunegundes, Viúva, Imperatriz

+ Bamberg (Alemanha), 1040. Esposa de Santo Henrique, com quem vivia em perfeita castidade, ambos foram coroados imperadores do Sacro Império, em Roma, pelas mãos do próprio Papa. Após a morte do marido, ela empregou sua fortuna em erigir bispados e mosteiros, terminando sua vida como simples religiosa em um deles.

Primeiro Sábado do mês


4

São Casimiro, Príncipe da Polônia e duque da Lituânia

(Vide p. 23)


5

São João José da Cruz, Confessor

+ Nápoles, 1734. “Ardente discípulo de São Francisco de Assis e de São Pedro de Alcântara, acrescentou grande glória à Ordem Seráfica. Foi inscrito pelo Papa Gregório XVI no Cânon dos Santos” (Martirológio Romano).


6

Santa Colete, Virgem

+ França, 1447. Reformadora das Terceiras Franciscanas, ela foi uma das figuras mais importantes da Igreja no século XV. Com São Vicente Ferrer, aconselhou três cardeais, que reivindicavam o direito à tiara pontifícia, a renunciarem a fim de se proceder a nova eleição.


7

Santas Perpétua e Felicidade, Mártires.*

São Paulo, o Simples, Eremita

+ Egito, 339. É patrono dos que aspiram à santidade em idade avançada. Agricultor, aos 60 anos descobriu que sua mulher o traía. Fugiu então para o deserto onde estava Santo Antão, que aceitou dirigi-lo.


8

São João de Deus, Confessor.

São Julião de Toledo, Bispo

+ Espanha, 690. Sob sua direção, a Sé de Toledo tomou a primazia entre todas as da Espanha e Portugal. Um dos mais importantes eclesiásticos de seu tempo, ele presidiu vários sínodos, reviu e desenvolveu a liturgia mozárabe.


9

Santa Francisca Romana, Viúva

+ Roma, 1440. Da mais alta nobreza romana, foi modelo de esposa e mãe, além de fundadora das Oblatas Beneditinas. Tinha trato familiar com seu anjo da guarda, a quem via continuamente.


10

São Simplício, Papa

+ 483. Governou a Igreja durante 15 anos por ocasião da invasão dos bárbaros, que ele procurou converter.


11

Santa Teresa Margarida Redi, Virgem

+ Florença, 1770. Entrou aos 18 anos no convento carmelita de Florença, atingindo grande santidade em pouco tempo.


12

São Teófano, Abade

+ Samotrácia, 818. Ele e a esposa renunciaram a imensa fortuna para se tornarem religiosos. Foi grande promotor do culto às imagens, o que o levou a ser exilado pelo ímpio imperador bizantino Leão, o Armênio. Morreu vítima de maus tratos.


13

Santa Eufrásia, Virgem

+ Egito, 410. Da nobreza romana, partiu com a mãe para o Egito após o falecimento do pai. Aos sete anos pediu-lhe licença para servir a Deus num mosteiro próximo.


14

Santo Eutíquio e companheiros, Mártires

+ Arábia, 741. Patrício romano, foi capturado pelos maometanos contra os quais guerreava, tendo sido ele e seus companheiros torturados e mortos por não renunciarem à fé católica.


15

São Longino, Mártir

+ Capadócia, séc. I. Segundo a Tradição, é o centurião romano que durante a Crucifixão reconheceu Cristo como o Filho de Deus.


16

São Julião de Anazarbus, Mártir

+ Cilícia (na atual Síria), 302. São João Crisóstomo fez o elogio deste mártir que, após ser aprisionado por sua fé católica durante o império de Diocleciano, foi colocado dentro de um saco cheio de escorpiões e serpentes e atirado ao mar.


17

Santa Gertrudes de Nivelles, Virgem

+ Holanda, 659. Filha do Bem-aventurado Pepino de Landen e da Bem-aventurada Ita. Após a morte do pai, fundou com a mãe o convento de Nivelles, nele ingressando como abadessa aos 20 anos.


18

Santo Anselmo de Luca, Bispo

+ Luca, 1086. Sobrinho do Papa Alexandre II, retirou-se de sua diocese de Luca para fazer-se monge beneditino. São Gregório VII chamou-o de volta àquela Sé episcopal, onde tentou reformar os cônegos relaxados. Estes se revoltaram e foram excomungados pelo Papa. Com o apoio do imperador, os rebelados expulsaram Santo Anselmo da cidade.


19

São José, Esposo da Santíssima Virgem, Patrono da Igreja Universal e da Boa Morte

Para se ter ideia da grandeza desse santo, considere-se apenas que foi esposo da Rainha dos Céus e pai adotivo de Jesus.


20

São Wulfrano, Bispo e Confessor

+ França, 703. Foi nomeado para a Sé de Sens enquanto seu titular, Santo Amatus, estava ainda vivo. Mas resignou o cargo para ir evangelizar os frísios, empenhando-se em que cessassem de praticar sacrifícios humanos.


21

Santo Endeus ou Enda, Confessor

+ Arranmore (Irlanda), 590. Brilhante militar, irmão de Santa Fanchea, é considerado o fundador do monasticismo na Irlanda. Teve como discípulos os Santos Kleran e Brendan.


22

Santa Leia, Viúva

+ Roma, 383. Matrona romana discípula de São Jerônimo, de quem mereceu os maiores elogios. Ingressou na vida religiosa após a morte do esposo.


23

São Toríbio de Mongrovejo, Bispo

+ Lima, 1660. “Arcebispo (de Lima, Peru), por cujos labores a fé e a disciplina eclesiástica se disseminaram pela América” (Martirológio Romano).


24

Santa Hildelita, Virgem

+ Inglaterra, 524. Como ainda não havia conventos na Inglaterra, essa princesa atravessou o canal da Mancha e se fez religiosa na França. Voltou então à sua pátria, onde organizou a vida monástica em Barking.


25

DOMINGO DE RAMOS

A liturgia deste domingo consta de duas partes distintas: uma, impregnada de alegria, é a procissão dos ramos; outra, de tristeza, compõe-se da Missa e do canto da Paixão.

Anunciação do Anjo e Encarnação do Verbo

O mais importante acontecimento da História: o Verbo de Deus se encarnou no seio puríssimo de Maria.


26

São Teodoro e Companheiros, Mártires

+ Líbia, séc. IV. Esses 43 cristãos vindos do Oriente sofreram o martírio, provavelmente sob o imperador romano pagão Diocleciano.


27

Santo Habib, Mártir

+ Edessa (Iraque), 322. Diácono, ele exercia a pregação no campo, sendo por isso perseguido. Escondeu-se e posteriormente apresentou-se ao prefeito da cidade, que o mandou queimar vivo.


28

São Gontran, Rei, Confessor

+ Châlons (França), 592. Rei da Borgonha, após divorciar-se e mandar executar seu médico, ficou cheio de remorsos e abandonou as pompas do mundo. Empregou então sua fortuna na construção de igrejas e mosteiros e na distribuição de esmolas, vivendo na mais rigorosa penit­ência.


29

QUINTA-FEIRA SANTA

Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.


30

SEXTA-FEIRA SANTA

Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Dia de jejum e abstinência.


31

SÁBADO SANTO

Jesus Cristo no sepulcro e soledade de Nossa Senhora.

* Santos já apresentados em calendários anteriores são apenas mencionados, sem nota biográfica.


INTENÇÕES PARA A SANTA MISSA EM MARÇO

Será celebrada pelo Revmo. Padre David Francisquini, nas seguintes intenções:

 Pelos méritos da Anunciação do Anjo e da Encarnação do Verbo no seio puríssimo da Virgem Maria — festa celebrada no dia 25 de março — Nosso Senhor Jesus Cristo conceda abundantes graças para a boa formação moral e religiosa das crianças. Também em reparação ao seu Sagrado Coração ofendido por graves pecados; e pedindo a São José, protetor da Sagrada Família, que auxilie particularmente as famílias de nossos colaboradores e leitores.

INTENÇÕES PARA A SANTA MISSA EM ABRIL

 Pedindo à Providência Divina que proteja especialmente o Brasil da atuação de movimentos esquerdistas que procuram agitar o País, com o objetivo de provocar luta de classes e de raças entre brasileiros de diferentes etnias. Haverá na Missa uma menção especial pelos nossos vizinhos venezuelanos, para que possam reagir e impedir que a Venezuela continue subjugada pelo regime comuno-bolivariano. Faremos estas súplicas pela intercessão de Nossa Senhora do Bom Conselho, cuja festa é celebrada no dia 26 de abril.



Advertência

Este texto, reconhecido pelo processo OCR, não passou por revisão e pode conter erros de digitação.
Sua transcrição parcial ou total está autorizada, desde que seja citada a fonte e o texto conferido com o da imagem original.

Agradecemos desde já reportar-nos erros de digitação, através do
Fale conosco


CRÉDITOS
© Copyright 1951 -

Editora Padre Belchior de Pontes Ltda.

Diretor
Paulo Corrêa de Brito Filho

Jornalista Responsável
Nelson Ramos Barreto
Registro na DRT/DF
sob o nº 3116

Administração
Rua Javaés, 681
1° Andar
Bairro Bom Retiro
CEP 01130-010
São Paulo- SP

SAC
(11) 3331 4522
(11) 3331-4790
(11) 2843-9487

Correspondência
Caixa Postal 707
CEP 01031-970
São Paulo-SP

E-mail:
catolicismo@terra.com.br

ISSN 0102-8502

 HOME 
 
TOPO
+ZOOM
-ZOOM
Home Page
HOME
Ir ao texto da matéria
TEXTO