AÇÃO CONTRA-REVOLUCIONÁRIA – 1

IX Semana de Estudos para Jovens: descobrimento do heroísmo

Ivan Rafael de Oliveira

Imagine que um jovem como nós, mas sem nenhuma obrigação, possa fazer só o que deseja e que lhe dá prazer. É fácil concluir que ele vai se transformar em um monstro. Para mim, uma vida sem esforço é uma vida sem heroísmo. Foi esta a afirmação de um rapaz, no seu papel de aprendiz de marinheiro, durante uma peça de teatro sobre a esquadra de Pedro Álvares Cabral em viagem que culminou no descobrimento do Brasil. Essa apresentação marcou o início da IX Semana de Estudos para Jovens, do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, que teve como tema a História do Brasil.

Com mais de setenta participantes, o evento ocorreu numa ampla chácara em Joanópolis, interior paulista, entre os dias 5 e 10 de janeiro. Foram apresentadas conferências sobre Nossa Senhora Aparecida, os mártires do Brasil, a vocação do povo brasileiro, além de outros fatos e personagens da nossa história. Houve também atos que incentivaram a prática da vida espiritual, ressaltando a necessidade de uma santa combatividade, para conhecer e enfrentar os males do mundo moderno.

Como em anos anteriores, efetuou-se uma campanha no centro da cidade que acolheu o evento, para a difusão do livro Ideologia de Gênero – Saiba como defender sua família dessa nova ameaça, de autoria do Pe. David Francisquini.

Na peça de teatro sobre o Descobrimento, o capitão do navio finalizou-a com um convite: Se Nossa Senhora nos trouxe até aqui, é porque Ela tem seus desígnios para cada um de nós. Então desembarquemos, e aproveitemos os próximos dias para descobrir nesta terra esse convite que Deus está fazendo a todos nós – Um chamado ao heroísmo. Assim ficou caracterizado o espírito do evento, do início até o encerramento.