Catolicismo - Acervo
Busca Google dentro do Site:
« »
<<       Página       >>


EXCERTOS

O CASO MINDSZENTY

Plinio Corrêa de Oliveira

A duríssima situação dos católicos perseguidos na China comunista está na ordem do dia, e vem a propósito recordar um grande herói que resistiu à política de aproximação com o comunismo, sendo por isso preso e torturado: o Cardeal József Mindszenty (1892-1975), Arcebispo de Esztergom e Primaz da Hungria. Esse martirizado prelado não dobrou os joelhos diante da tirania vermelha e resistiu admiravelmente à Ostpolitik vaticana de aproximação com os regimes comunistas. Devido a essa resistência, foi destituído por Paulo VI de sua arquidiocese.1 Comentando o seu caso, Plinio Corrêa de Oliveira escreveu para a "Folha de S. Paulo" (31-3-1974) o artigo intitulado Ao grande criador do caso imenso, do qual reproduzimos o trecho abaixo.

* * *

No panorama da geral devastação, o Cardeal Mindszenty se tem erguido como o grande inconformado, o criador do grande caso internacional2, de uma recusa inquebrantável que salva a honra da Igreja e do gênero humano. O seu exemplo — com o prestígio da púrpura romana intacta nos ombros do robusto pastor valente e abnegado — mostrou aos católicos que não lhes é lícito acompanhar as multidões que vão dobrando o joelho ante Belial.

Assim, para a figura do egrégio purpurado se voltam as vistas admirativas dos sócios e militantes da TFP e organizações afins, nas Américas e na Europa. Empolgados pela atitude santamente intrépida do ex-Arcebispo de Esztergom, os presidentes dessas entidades lhe enviamos uma mensagem conjunta3 (vide link abaixo). Estou certo de que incontáveis leitores gostariam de a ter assinado, muitos com seu sangue; ou com suas lágrimas, sangue de suas almas. O sangue da alma do herói de Esztergom e dos que pela Terra inteira sofrem em uníssono com ele. Sangue a que foi dado, desde Abel até o fim do mundo, o poder — maior do que qualquer outro poder — de subir ao Céu e de clamar diante de Deus. 

Notas:

1. A respeito do Cardeal Mindszenty, o "The Sunday Telegraph", de Londres, publicou em 15-9-1974: "Os dois grandes tormentos do Prelado: crucificado pelo Kremlin e traído pelo Vaticano".

2. No dia 10 de janeiro último, em audiência privada, o Papa Francisco informou ao Cardeal Zen que assim instruíra aos seus colaboradores: "Não criem outro caso Mindszenty!" — referindo-se aos bispos chineses que, assim como o Cardeal Mindszenty, estavam resistindo ao regime comunista chinês (Cfr. "Settimo Cielo", 29-1-18).

3. http://www.pliniocorreadeoliveira.info/FSP%2074-03-31%20Ao%20grande.htm#.WrO239T4_IU

Legenda: O Cardeal Mindszenty não dobrou os joelhos diante da tirania vermelha e resistiu admiravelmente à Ostpolitik vaticana de aproximação com os regimes comunistas


SUMÁRIO

2 EXCERTOS

4 CARTA DO DIRETOR

5 PALAVRA DO SACERDOTE
É lícito comungar junto com divorciados?

10 CORRESPONDÊNCIA

12 REALIDADE CONCISAMENTE

14 POR QUE NOSSA SENHORA CHORA?
Por que tantos católicos abandonam a Igreja?

16 ENTREVISTA
Adolpho Lindenberg fala sobre Da. Lucilia Corrêa de Oliveira

22 VIDAS DE SANTOS
Santa Juliana de Cornillon

26 CAPA
Heroica resistência dos católicos chineses

44 INTERNACIONAL
Na Venezuela, igrejas sem hóstias para a Comunhão

46 SANTOS E FESTAS DO MÊS

48 AÇÃO CONTRA-REVOLUCIONÁRIA

52 AMBIENTES, COSTUMES, CIVILIZAÇÕES
Desfile militar e beleza da luta

NOSSA CAPA:
Católicos chineses resistentes, durante cerimônia de Semana Santa celebrada às escondidas, no quintal de uma casa, na cidade de Youtong.



Advertência

Este texto, reconhecido pelo processo OCR, não passou por revisão e pode conter erros de digitação.
Sua transcrição parcial ou total está autorizada, desde que seja citada a fonte e o texto conferido com o da imagem original.

Agradecemos desde já reportar-nos erros de digitação, através do
Fale conosco


CRÉDITOS
© Copyright 1951 -

Editora Padre Belchior de Pontes Ltda.

Diretor
Paulo Corrêa de Brito Filho

Jornalista Responsável
Nelson Ramos Barreto
Registro na DRT/DF
sob o nº 3116

Administração
Rua Javaés, 681
1° Andar
Bairro Bom Retiro
CEP 01130-010
São Paulo- SP

SAC
(11) 3331 4522
(11) 3331-4790
(11) 2843-9487

Correspondência
Caixa Postal 707
CEP 01031-970
São Paulo-SP

E-mail:
catolicismo@terra.com.br

ISSN 0102-8502

 HOME 
 
TOPO
+ZOOM
-ZOOM
Home Page
HOME
Ir ao texto da matéria
TEXTO