Catolicismo - Acervo
Busca Google dentro do Site:
« »
<<       Página       >>


CAPA

Política de aproximação do Vaticano com a China comunista – Apoio à heroica resistência católica

É lícito aos católicos agir em sentido contrário ao de prelados que promovem a distensão com regimes comunistas? É lícito cessar a luta contra tais regimes perseguidores, ateus e materialistas?

Uma delegação do Vaticano, liderada pelo arcebispo Claudio Maria Celli, pediu, em nome do Papa Francisco, a dois bispos chineses legítimos e fiéis à Santa Sé, que entregassem suas dioceses a "bispos" nomeados pelo regime comunista chinês, portanto ilegítimos. Esse pedido causou muita perplexidade nos meios católicos, pois o regime comunista chinês esmaga os católicos legítimos e destrói suas igrejas, numa dramática e persistente perseguição religiosa pouco divulgada pela imprensa ocidental. A missão atribuída a essa delegação causa ainda maior perplexidade quando a ela se somam as afirmações de Mons. Marcelo Sánchez Sorondo, que regressou da China fazendo os maiores elogios ao país dirigido por um regime que tanto persegue os católicos chineses.

Para esclarecer nossos leitores a respeito do assunto, Catolicismo publica a seguir a carta de apoio que o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira enviou ao Cardeal Joseph Zen, arcebispo emérito de Hong Kong. Ao mesmo tempo que responde às perguntas acima, a carta considera gravemente danosa à causa católica a "política de mão estendida" do Vaticano aos próceres comunistas, perseguidores dos católicos fiéis, e encoraja os católicos chineses nessa resistência católica heroica e legítima.

A carta de apoio ao Cardeal Zen é fundamentada na Declaração de Resistência, publicada em 1974 por Plinio Corrêa de Oliveira, sob o título A política de distensão do Vaticano com os governos comunistas — Para a TFP: omitir-se? Ou resistir?.1

Todos os leitores que desejarem encorajar o Purpurado chinês podem assinar a carta no link abaixo.2

A Direção de Catolicismo

1. http://www.pliniocorreadeoliveira.info/MAN%20-%201974-04-08_Resistencia.htm#.WpJG7h34_IU

2. https://campanhas.ipco.org.br/apoio-a-nossos-irmaos-catolicos-perseguidos-na-china



Advertência

Este texto, reconhecido pelo processo OCR, não passou por revisão e pode conter erros de digitação.
Sua transcrição parcial ou total está autorizada, desde que seja citada a fonte e o texto conferido com o da imagem original.

Agradecemos desde já reportar-nos erros de digitação, através do
Fale conosco


CRÉDITOS
© Copyright 1951 -

Editora Padre Belchior de Pontes Ltda.

Diretor
Paulo Corrêa de Brito Filho

Jornalista Responsável
Nelson Ramos Barreto
Registro na DRT/DF
sob o nº 3116

Administração
Rua Javaés, 681
1° Andar
Bairro Bom Retiro
CEP 01130-010
São Paulo- SP

SAC
(11) 3331 4522
(11) 3331-4790
(11) 2843-9487

Correspondência
Caixa Postal 707
CEP 01031-970
São Paulo-SP

E-mail:
catolicismo@terra.com.br

ISSN 0102-8502

 HOME 
 
TOPO
+ZOOM
-ZOOM
Home Page
HOME
Ir ao texto da matéria
TEXTO