Catolicismo - Acervo
Busca Google dentro do Site:
« »
<<       Página       >>


SANTOS E FESTAS DE ABRIL


1

PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO

Cristo ressuscitou! Ressuscitou verdadeiramente, Alleluia!


2

São Francisco de Paula, Confessor

+ Plessis, 1508. Italiano, fundou a Ordem dos Mínimos. Luís XI obteve do Papa que o enviasse à França, a fim de preparar o monarca para a morte.


3

São Ricardo de Chichester, Bispo

+ Inglaterra, 1253. Chanceler da Universidade de Oxford, conselheiro de Santo Edmundo Rich e de São Bonifácio, Arcebispos de Cantuária, teve de lutar contra a prepotência do rei Henrique III.


4

Santo Isidoro de Sevilha, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja

+ Espanha, 636. Sucedeu a seu irmão São Leandro na Sé de Sevilha. A ele se devem a criação de seminários, a unificação da liturgia, a regulamentação da vida monástica e outras importantes obras da disciplina eclesiástica.


5

Santa Juliana de Cornillon, Virgem

(Vide p. 22)


6

São Marcelino de Cartago, Mártir

+ África, 413. Representante do imperador Honório na África, para fazer cessar a agitação produzida pelos hereges donatistas. Ao propor-lhes o retorno à verdadeira fé, mandaram-no assassinar.

Primeira Sexta-feira do mês.


7

Santo Henrique Walpole, Mártir

+ Inglaterra, 1595. Após ter aderido ao cisma de Henrique VIII, reconciliou-se com a Igreja. Ordenado em Roma no Colégio dos Ingleses, voltou como jesuíta à Inglaterra, onde socorreu os católicos perseguidos e recebeu a palma do martírio.

Primeiro Sábado do mês.


8

São Dionísio, Bispo

+ Corinto, 180. "Devido à ciência e à graça de que foi dotado, ilustrou o povo não somente da sua cidade e província, mas também bispos" (do Martirológio).


9

Santa Cacilda, Virgem

+ Burgos (Espanha), 1007. Filha do rei mouro de Toledo, converteu-se após beber da água milagrosa do poço de São Vicente.


10

São Terêncio e Companheiros, Mártires

+ Cartago, 250. Na perseguição do imperador romano Décio, estes 40 cristãos preferiram morrer a oferecer sacrifícios aos ídolos.


11

Santo Estanislau, Bispo e Mártir

+ Cracóvia, 1097. Grande defensor da moral católica e da santidade do matrimônio, foi assassinado a mando do rei Boleslau II, por ter increpado sua vida desregrada.


12

São Júlio I, Papa

+ 352. Defendeu o mistério da Santíssima Trindade contra os hereges e reabilitou Santo Atanásio no Concílio de Sárdica, proclamando a primazia da Sé episcopal de Roma.

Comemora-se também: Santa Teresa de Jesus de los Andes.


13

Santo Hermenegildo, Mártir

+ Sevilha, 586. Filho do Rei Leovigildo da Espanha visigótica, era ariano e foi convertido à ortodoxia por sua esposa Indegunda. Deserdado pelo pai, por não querer abjurar a fé católica, morreu decapitado. Três anos após seu martírio, toda a nação visigótica retornou à fé católica.


14

Santa Lydwina de Schiedam, Virgem

+ Holanda, 1433. Vítima expiatória, sofreu durante mais de 20 anos de quase todas as doenças imagináveis, em meio à miséria mais extrema. Tinha constantes visões de Nosso Senhor, do Paraíso, do Purgatório e do Inferno.


15

Santas Balissa e Anastácia, Mártires

+ Roma, 66. Ilustres matronas romanas discípulas de São Pedro e São Paulo, sofreram cruel martírio por terem recolhido as relíquias do Príncipe dos Apóstolos para dar-lhes sepultura.


16

São Benedito José Labre, Confessor

+ Roma, 1783. Mendigo voluntário por amor a Cristo, peregrinava entre os mais célebres santuários da Europa, sofrendo humilhações e maus tratos. Ao falecer em Roma, as crianças espontaneamente saíram gritando pelas ruas: "Faleceu o santo".


17

Santos Elias e Isidoro, Mártires

+ Córdoba, 856. Sacerdote o primeiro, e monge o segundo, "foram condenados à morte ao confessarem sua fé cristã diante do Islamismo" (do Martirológio).


18

São Laseriano, Bispo e Confessor

+ Irlanda, 639. Monge ordenado por São Gregório Magno em Roma, viajou para a Irlanda, onde apoiou a liturgia romana e sua data para a fixação da Páscoa. Sagrado bispo e legado papal na Irlanda, consolidou essas reformas.


19

Santa Ema, Viúva

+ Alemanha, 1045. Filha do rei dos saxões, que foi vencido por Carlos Magno e se converteu após 32 campanhas. Ema casou-se com o Conde de Ludgero. Enviuvando ainda moça, dedicou-se à educação do filho único e a obras de misericórdia, falecendo num mosteiro que fundara em Bremen.


20

São Teótimo, Bispo e Confessor

+ Ásia Menor, séc. V. "Nascido pagão, tornou-se especialmente célebre por seus conhecimentos da filosofia grega, dando realce a esta ciência por uma rigorosa prática do cristianismo. Mais tarde tornou-se bispo de Cítia" (do Martirológio).


21

São Simão Barsabeu, Bispo e Mártir

+ Selêucia, 341. Aprisionado e torturado por ter-se recusado a adorar o Sol, durante a perseguição do rei persa Sapor II, foi obrigado a assistir à decapitação de uma centena de cristãos antes de ser também martirizado.

Comemora-se também: Santo Anselmo, Doutor da Igreja.


22

São Leônidas, Mártir

+ Alexandria, 204. Retórico, filósofo e professor de renome em Alexandria. Foi pai do célebre Orígenes, que aos 17 anos, quando Leônidas foi preso, o incentivou a enfrentar o martírio. Uma cristã rica socorreu depois a viúva e os sete filhos do mártir, cujos bens haviam sido confiscados.


23

São Geraldo de Toul, Bispo e Confessor

+ França, 994. Cônego da Catedral de Colônia, foi nomeado Bispo de Toul, diocese que governou durante 31 anos. Notável pregador, transformou sua Sé episcopal num centro de saber, trazendo monges da Irlanda e da Grécia. Fundou mosteiros, edificou igrejas e um hospital.


24

São Gregório de Elvira, Bispo e Confessor

+ Espanha, séc. IV. Famoso pelo zelo apostólico, ciência eminente, santidade e inflexibilidade de princípios, nunca quis pactuar com os hereges arianos, cujos artifícios e invectivas desvendava e desarmava, não recuando sequer diante das ameaças do Imperador ariano.


25

São Marcos Evangelista, Bispo e Mártir

+ Egito, 86. Discípulo de São Pedro, autor do segundo Evangelho e apóstolo do Egito, onde foi martirizado. No século XI seus sagrados restos mortais foram trasladados para Veneza.


26

Nossa Senhora do Bom Conselho de Genazzano

Santo Estêvão de Perm, Bispo e Confessor

+ Moscou, 1396. Monge russo, Santo Estêvão foi missionário nos montes Urais e depois bispo de Perm. Devido à sua oposição às heresias dos hussitas locais, teve que fugir para Moscou, onde faleceu.


27

Santo Antimus, Bispo e Mártir

+ Nicomédia, 303. Bispo que "por sua confissão de Cristo, obteve um glorioso martírio por decapitação. Quase todos os seus fiéis o seguiram, alguns dos quais o juiz mandou que fossem decapitados à espada, outros queimados vivos, outros colocados num navio e afogados no mar" (do Martirológio).


28

São Luís Maria Grignion de Montfort, Confessor

+ França, 1716. Ardente missionário popular, apaixonado pela Cruz de Nosso Senhor e doutor marial por excelência. Sua doutrina da Sagrada Escravidão a Nossa Senhora foi reconhecida e assumida por S. Pio X.


29

Santa Catarina de Siena, Virgem

+ Itália, 1380. A maior glória feminina da Ordem Dominicana, Santa Catarina trabalhou pela volta dos Papas de Avignon a Roma, pediu a reforma do clero e a organização de uma cruzada contra os infiéis. Foi nomeada Doutora da Igreja por Paulo VI.


30

Santo Eutrópio de Saintes, Bispo e Mártir

+ França, 404. Romano, acompanhou São Dionísio à França, tornando-se o primeiro Bispo de Saintes. "Após ter exercido durante longo tempo o ofício de pregador, foi decapitado em testemunho a Cristo, morrendo em triunfo" (do Martirológio).

Comemora-se também: São Pio V, Papa e Confessor (anteriormente no dia 5 de maio).

* Santos já apresentados em calendários anteriores são apenas mencionados, sem nota biográfica.


Intenções para a Santa Missa em abril

Será celebrada pelo Revmo. Padre David Francisquini, nas seguintes intenções:

- Pedindo à Providência Divina que proteja o Brasil da atuação de movimentos esquerdistas, que procuram agitá-lo para provocar a luta de classes e de raças entre brasileiros de diferentes etnias. Haverá na Missa uma menção especial pelos nossos vizinhos venezuelanos, para que possam reagir e impedir que a Venezuela continue subjugada pelo regime comuno-bolivariano. Faremos estas súplicas pela intercessão de Nossa Senhora do Bom Conselho, cuja festa é celebrada no dia 26 de abril.

Intenções para a Santa Missa em maio

- Em louvor a Nossa Senhora de Fátima, por ocasião da comemoração do 101º aniversário da 1ª aparição aos três pastorinhos (13 de maio), pedindo-lhe que antecipe o triunfo do Imaculado Coração de Maria. Rogando também que Ela abençoe e proteja os leitores de Catolicismo e suas respectivas famílias, e conceda a todos a firme perseverança no crescente apostolado de difusão da Mensagem de Fátima.



Advertência

Este texto, reconhecido pelo processo OCR, não passou por revisão e pode conter erros de digitação.
Sua transcrição parcial ou total está autorizada, desde que seja citada a fonte e o texto conferido com o da imagem original.

Agradecemos desde já reportar-nos erros de digitação, através do
Fale conosco


CRÉDITOS
© Copyright 1951 -

Editora Padre Belchior de Pontes Ltda.

Diretor
Paulo Corrêa de Brito Filho

Jornalista Responsável
Nelson Ramos Barreto
Registro na DRT/DF
sob o nº 3116

Administração
Rua Javaés, 681
1° Andar
Bairro Bom Retiro
CEP 01130-010
São Paulo- SP

SAC
(11) 3331 4522
(11) 3331-4790
(11) 2843-9487

Correspondência
Caixa Postal 707
CEP 01031-970
São Paulo-SP

E-mail:
catolicismo@terra.com.br

ISSN 0102-8502

 HOME 
 
TOPO
+ZOOM
-ZOOM
Home Page
HOME
Ir ao texto da matéria
TEXTO