Catolicismo - Acervo
Busca Google dentro do Site:
« »
<<       Página       >>


AÇÃO CONTRA-REVOLUCIONÁRIA (II)

Pela restauração da Cristandade

Carlos Vitor Valiense

Enquanto grupos momescos se divertiam ao som das suas marchinhas, algo diferente acontecia na capital paulista durante os dias de carnaval. Jovens provenientes de vários estados encontraram-se, não para despender suas energias na folia, mas sim na busca de conhecimentos de doutrina e ação contra os males que afligem a sociedade atual. De um lado o mundo atrai com suas lantejoulas e alegrias, nem sempre honestas, mas os ideais da Cristandade proclamam valores mais altos e atraem a juventude para lutar por um estandarte impávido e a ele dedicar suas vidas. Bem de acordo com o que canta o hino dos paraquedistas franceses: "Mais vale a pena ser águia um minuto do que sapo a vida inteira".

O evento reuniu essa juventude idealista no XVIII Simpósio de Estudos e Ação Contra-Revolucionária, promovido pelo Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, com a participação de quase uma centena de jovens do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Bahia e Paraíba, além de representantes da Argentina e do Equador.

Entre os conferencistas, o Padre Sávio Fernandes, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Dr. Adolpho Lindenberg, Dr. Nelson Ribeiro Fragelli e Dr. Mário Navarro da Costa, apresentando temas de altíssimo alcance: Pugnacidade e Pulchrum; Pressupostos de Revolução e Contra-Revolução; Santo Rosário, a arma do contra-revolucionário; A verdadeira felicidade e a ação contra-revolucionária; Avanço do multiculturalismo; Tribalismo e a IV Revolução; Do Pacto das Catacumbas aos nossos dias.

Impressionou-me sobremaneira conviver com jovens destemidos, esperançosos e cheios de fé, todos olhando para um único horizonte e perseguindo o mesmo ideal, ou seja, o de reconstruir a Civilização Cristã. O regozijo de todos se manifestava não apenas por retas intenções, mas também pelo empenho de ser contra-revolucionários no dia-a-dia, nas universidades, no trabalho, nos ambientes familiares e sociais.

Além de muita elevação espiritual e intelectual, o ambiente acolhedor do simpósio propiciou um verdadeiro intercâmbio cultural, estimulando novos laços de amizade e garantindo mútuo apoio para uma vida cheia de "cristãos atrevimentos". A luta contra o movimento revolucionário não ficou apenas na teoria, houve relatos verdadeiramente épicos dos grupos de jovens atuando nas suas respectivas cidades, conseguindo importantes vitórias para a Cristandade, com o auxílio da Santíssima Virgem.

Como lembrança do Simpósio, cada participante recebeu um exemplar do livro Uma Visão Cristã da Economia de Mercado, do Dr. Adolpho Lindenberg, além do denso opúsculo Ideologia de Gênero – Saiba como defender sua família dessa nova ameaça, do Pe. David Francisquini.

Com entusiasmo de cruzados — leitmotiv do Simpósio —, cheios de fé, amparados pela Santíssima Virgem e com a visão lúcida e robusta da doutrina tradicional da Igreja, esses jovens retornaram para suas cidades com disposição redobrada para a luta, na certeza de que Deus lhes dará a vitória.



Advertência

Este texto, reconhecido pelo processo OCR, não passou por revisão e pode conter erros de digitação.
Sua transcrição parcial ou total está autorizada, desde que seja citada a fonte e o texto conferido com o da imagem original.

Agradecemos desde já reportar-nos erros de digitação, através do
Fale conosco


CRÉDITOS
© Copyright 1951 -

Editora Padre Belchior de Pontes Ltda.

Diretor
Paulo Corrêa de Brito Filho

Jornalista Responsável
Nelson Ramos Barreto
Registro na DRT/DF
sob o nº 3116

Administração
Rua Javaés, 681
1° Andar
Bairro Bom Retiro
CEP 01130-010
São Paulo- SP

SAC
(11) 3331 4522
(11) 3331-4790
(11) 2843-9487

Correspondência
Caixa Postal 707
CEP 01031-970
São Paulo-SP

E-mail:
catolicismo@terra.com.br

ISSN 0102-8502

 HOME 
 
TOPO
+ZOOM
-ZOOM
Home Page
HOME
Ir ao texto da matéria
TEXTO