CARTAS DOS LEITORES

Vírus progressista da "renovação"

Eu não tinha lido o livro de Dr. Plinio [Em Defesa da Ação Católica], mas, pelos comentários, entendo que foi importante na denúncia do progressismo que envenenou os católicos que não resistiram aos adversários da Santa Igreja. Eles deveriam ter combatido em sua defesa contra os primeiros vírus na dita "renovação", que mais tarde degenerou no Concílio Vaticano II. Fico com a impressão de que muita coisa seria diferente se todo o conjunto da Igreja Católica tivesse seguido as orientações desse livro. É triste dizer, mas agora, com "renovações" ainda mais ousadas sopradas pelo Vaticano, parece não haver mais remédio contra tais vírus, só mesmo a intervenção direta de Deus. (U.G.S. — SE)

Em Defesa da Ação Católica

Muito oportuno tomar conhecimento das cartas de apoio ao Prof. Plinio Corrêa de Oliveira pelo seu livro Em Defesa da Ação Católica, agora completando 75 anos de sua publicação. Esse livro adquire extraordinária importância devido ao atual Pontificado do Papa Francisco, porque os erros nascidos no século XX (1943) tomaram vulto com a Teologia da Libertação; e tantos outros pronunciamentos do atual Pontífice, que nada mais são do que desdobramentos daqueles erros ou tendências. Também considero de oportuna lembrança publicar os comentários do Prof. Plinio sobre o grande Elias. O Evangelho nos conta que Nosso Senhor afirmou que "Elias virá no fim", confirmando a passagem do Antigo Testamento. Elias é esse personagem misterioso, cheio de Fé, intransigente com os erros que campeavam no povo eleito. Elias era ao mesmo tempo devoto da Virgem Maria, oito séculos antes de Ela vir ao mundo. Que ele nos ajude nesse vale de tormentas pelo qual passa a Igreja Católica, sobretudo neste último Pontificado, no qual verdades eternas definidas pelo Magistério da Igreja são postas em dúvida, como lemos na entrevista de Catolicismo com José Antonio Ureta. Infelizmente a crise na Igreja, consequência do progressismo, foi o fator determinante dessa decadência moral da sociedade. Removendo-se a causa, o efeito desaparece. Será que um dia o clero compreenderá essa verdade, e desistirá da chamada "mudança de paradigma"? Nossa Senhora do Carmo nos ajude a perseverar na verdadeira Fé, apesar dos maus exemplos das mais altas autoridades eclesiásticas. (C.M. — MG)

Resistir sempre, e Deus dará a vitória

Magnífica entrevista [com José Antonio Ureta]. Retrata com rara fidelidade a situação da Igreja nos tempos atuais. Mas receio que os próximos anos ainda nos trarão muitas e terríveis "novidades". Resistir, claro; mas o que pode um simples leigo fazer para testemunhar a verdade de sempre? (G.M. — RS)

Selvageria em pleno Século XXI

Será que são juízes mesmo? [Refere-se ao caso do bebê inglês, Alfie Evans, cujos pais perderam injustamente o pátrio poder]. Que tipo de gente é essa? Que formação moral ou humanística tem esse pessoal? Que poder eles pensavam que tinham, para não deixar que a criança fosse tratada no Hospital Menino Jesus em Roma? Única e exclusivamente para que o menino, por ser inglês, tivesse que morrer na Inglaterra? Já estavam decretando sua morte por antecipação, como se tivessem uma bola de cristal para conhecer o futuro? Teriam eles a certeza de que o menino não sobreviveria? Simplesmente, não dá para acreditar em tal selvageria em pleno século XXI! Não encontro outra expressão para o caso! (L.G.W.C. — SP)

Valor e beleza da pureza

A história de Santa Maria Goretti deveria ser aproveitada pelo clero para fazer pregações aos jovens sobre o valor e a beleza da pureza, o "lírio das virtudes, que torna os homens quase iguais aos anjos", conforme a frase de São Francisco de Sales. Uma menina que resiste a um estuprador até a morte, para defender sua virgindade, isso certamente se passou numa sociedade em que havia bons sacerdotes. Mostrar que essa coragem provém de Deus, dispensando graças e forças a seus filhos, seria um bom meio de salvar nosso País lançado neste estado de imoralidade. Vêm aí as eleições, e acho que se a juventude fosse pura teríamos candidatos honestos, e não esse bando que se apresenta pedindo nosso voto. Entretanto, o clero de esquerda não faz a devida pregação moral, logo podemos imputar-lhe a responsabilidade pela depravação da sociedade. Uma sociedade assim não resiste às propagandas imorais, como são vistas nas novelas brasileiras. Elas parecem ter a função de acostumar as pessoas com aberrações morais, achando que o normal é a aberração. Onde está a CNBB, que não vê este problema e só fala de ninharias secundárias, como o problema do meio ambiente? Assunto, aliás, que nada tem a ver com o mais importante: a salvação das almas. (K.S.B. — SP)

Movimento fanático e intolerante

Com relação à matéria "A radical intolerância dos tolerantes", algumas considerações são necessárias. É aterrador o que fazem esses "magotes" — como o articulista tão bem os define — sob a conivência de um estado holandês dominado pela depravação, homossexualismo e permissividade. Esses sodomitas agridem verbal e fisicamente quem não pactua com sua ideologia. Mas se alguém revidar, será considerado "homofóbico". Terrível isso, não? A que ponto chegamos, sob a ditadura homossexual e quejandos! O que mais me chamou a atenção foi a atitude de um velho homossexual (chamado "gay bear") destruindo o Santo Rosário. Veja que a foto magistral dessa cena simboliza o quanto Maria Santíssima incomoda o demônio. Rezemos o Santo Rosário, tenhamos a devoção a Ela sob a invocação de Fátima. Nossa Senhora, como inimiga figadal da serpente maldita, irá esmagar sua cabeça, assim como a de seus asseclas. A revista está de parabéns, os enfoques estão magníficos! (T.J.G. — SP)

PT no lixo

A capacidade de observar e explicitar a realidade era grandiosa em Dr. Plinio. E assim ele deverá ser o inspirador de como a sociedade no futuro poderá operar para fazer resplandecer o Reino de Maria. Muito interessantes os comentários sobre o trabalho manual (no caso dos lixeiros), num momento em que os petistas são desmascarados pela realidade de enganadores e bandidos que são. Na foto do caminhão, identifico o PT com o lixo que está sendo jogado na caçamba… (E.G.T.N. — Espanha)

FRASES SELECIONADAS

"Se desejamos destruir uma nação, devemos destruir a sua moral, assim ela cairá em nossas mãos como um fruto maduro"

(Lênin)

"O comunismo não é um sistema: é um dogmatismo sem sistema — o dogmatismo informe da brutalidade e da dissolução. Se pudesse ser varrido e reunido o que há de lixo moral e mental em todos os cérebros, para formar com ele uma figura gigantesca, tal seria a figura do comunismo, inimigo supremo da liberdade e da humanidade"

(Fernando Pessoa)

"Os marxistas inteligentes são patifes. Os marxistas honestos são burros. E os inteligentes e honestos nunca são marxistas"

(Meira Penna)

"O capitalismo ocidental está salvando da ruína a economia comunista. Sem o auxílio dele, os 'tzares vermelhos' não se manteriam no poder"

(Plinio Corrêa de Oliveira)

Desejamos expandir ainda mais a difusão de Catolicismo, pois sabemos de muitas pessoas que gostariam de receber a revista, mas que não têm condições para pagar uma assinatura.
De nossa parte, a situação financeira tampouco nos permite enviá-la gratuitamente, como gostaríamos.
Nossos leitores poderiam nos ajudar neste apostolado, contribuindo com o valor de uma ou mais assinaturas anuais, ou mesmo com parte de uma.
Os que puderem, enviem por favor sua doação para a conta corrente da
Editora Padre Belchior de Pontes:
Bradesco
Agência 3130 – Conta 44.711-0. CNPJ: 60.939.410/0001-24.
Que Nossa Senhora os recompense!

Sua doação pode ser feita também por meio da página do site de Catolicismo:
www.catolicismo.com.br/doacao.html