EXCERTOS

DOIS BRASIS

Plinio Corrêa de Oliveira

A economia está longe de ser o fator principal da grandeza de uma nação, e mesmo do seu bem-estar, pois este não consiste só na riqueza material do seu povo, mas sobretudo na posse tranquila da Verdade e na prática invariável do Bem.

Nossas maiores incertezas, nossas mais angustiantes dificuldades, nossos choques mais violentos promanam, de fato, das divergências entre dois Brasis: um deles é o Brasil político; o outro, porém, não é o Brasil econômico, e sim o Brasil religioso. Esses dois Brasis estão muito mais distanciados um do outro do que o Brasil político em relação ao Brasil econômico.

Esse mal não é de hoje. Desde o Império, o Brasil, apesar de profundamente católico, era dirigido por uma camarilha de parlamentares que procuravam, por todos os modos, destruir a vida religiosa do País. Com a corda de seda dourada do regalismo de Pombal, o Brasil político do Império tentava enforcar o Brasil religioso. E a República, ao invés de corrigir esse mal, acentuou-o desmedidamente, destruindo os últimos pontos de contato que ainda os uniam.

A leva de autopromovidos da política, que logo no início da era republicana sucedeu aos estadistas do Império e passou a encarnar o Brasil político, tentou estrangular o Brasil religioso, não mais com corda de seda, mas com a reles corda de amarração do positivismo francês. Isto durou até 1934, quando a Liga Eleitoral Católica alterou parcialmente esse estado de coisas.

Opondo-se ao catolicismo, como até agora se opôs, o Estado brasileiro não pode dar à Nação o seu verdadeiro rumo, porque implicitamente se aparta da Igreja, e portanto dos brasileiros. Dos governantes que até aqui teve o Brasil, só a excelsa Princesa Isabel tentou fazer uma política em sentido contrário.

Se o Estado Novo [getulista] quiser ser realmente novo, deve extinguir essa odiosa cisão entre os dois Brasis, característica do Estado Imperial e da República velha.

(A íntegra deste artigo, publicado originalmente no “Legionário”, em 6 de março de 1938, encontra-se disponível no link:
https://www.pliniocorreadeoliveira.info/LEG%20380306_DoisBrasis.htm)

SUMÁRIO

2 EXCERTOS
4 CARTA DO DIRETOR
5 PALAVRA DO SACERDOTE
Critérios básicos para o voto eleitoral dos católicos
8 CORRESPONDÊNCIA
10 REALIDADE CONCISAMENTE
12 MEMÓRIA
Palácio de São Cristóvão: tragédia atual e glória do passado
16 NACIONAL
Constituição que há 30 anos angustia o País
22 INTERNACIONAL
A França se movimenta e reage contra o aborto
24 SOS FAMÍLIA
Felicidade, sofrimento e amor de Deus
26 CAPA
Um Estado deve ser autenticamente católico
42 PÁGINA MARIANA
Generalíssima do Exército Brasileiro
43 VIDAS DE SANTOS
São Paulino de York
46 SANTOS E FESTAS DO MÊS
48 AÇÃO CONTRA-REVOLUCIONÁRIA
52 AMBIENTES, COSTUMES, CIVILIZAÇÕES
Santa Teresinha — leveza, graça e naturalidade
NOSSA CAPA:
- Coroação de Francisco José I como Rei da Hungria (Litografia colorida, 1867).