Outubro de 2003
O Casamento de Nossa Senhora e São José
Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão
Ambientes, Costumes e Civilizações

O Casamento de Nossa Senhora e São José

Este quadro* ostenta como fundo um pequeno edifício que é, segundo imaginação do pintor, uma parte do Templo de Jerusalém.

Vê-se o sacerdote com uma capa vermelha, e debaixo dela uma espécie de meia-túnica desce da cintura até o pé. É um homem idoso, digno, já de cabelos brancos, abundantemente barbado, e que numa atitude de piedade e recolhimento está celebrando a cerimônia do matrimônio de Nossa Senhora e São José.

Vê-se São José passando uma aliança à Beatíssima Virgem e segurando uma vara com flores. A vara floresceu, e desse modo indicou ser ele o esposo escolhido pela Providência para Maria Santíssima.

Segundo velha tradição, São José é apresentado mais idoso que Nossa Senhora. Ela ainda muito jovem, e com o recato e a compostura de uma pessoa toda virginal. Para o casamento, Ela está vestida com uma túnica de um cor-de-rosa tão claro, que quase se diria branco, lembrando a virgindade, a pureza e a delicadeza de sentimentos levadas ao mais alto grau. Com um porte ereto e virginal, está cingida com uma coroa de flores.

São José assume, até certo ponto, um pouco o papel de esposo e um pouco o papel de pai em relação a Nossa Senhora, numa atitude de proteção. E a Mãe de Deus toma a posição de quem se deixa proteger. É uma atitude muito apropriada, apresentando alguma timidez junto ao sacerdote respeitável e diante de São José.

Mais atrás, pessoas comentam as bodas. Estão vestidas com trajes romanos, cujos coloridos contudo são orientais. E bem ao fundo vê-se a cidade de Jerusalém.

* * *

* Afresco pintado entre 1302 e 1306 por Giotto di Bondone (1267–1337), que se encontra na Capela degli Scrovegni, em Pádua (Itália).

_____________________________________

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira para sócios e cooperadores da TFP em 30 de novembro de 1988. Sem revisão do autor.

Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão