Novembro de 2008
San Gimignano
Ambientes, Costumes e Civilizações

San Gimignano

Cidade italiana medieval: Ufania em relação a um passado de glória

Plinio Corrêa de Oliveira

1
4
San Gimignano! É a famosa cidade, situada na Toscana, cercada por muralhas. Todas suas construções são medievais.

Ela exprime exatamente a idéia do que seria uma cidade de menor porte daquela época, com construções bem simples. Mas também com casas mais confortáveis, que lembram um tanto o gótico veneziano (foto à direita). O aspecto das edificações, o traçado das ruas é muito característico das antigas cidades italianas (foto à esquerda).




3
2
San Gimignano era uma urbe guerreira, que visava ser a sentinela daquela região da Toscana. Subindo-se em suas torres, podia-se vislumbrar de longe o inimigo se aproximar (foto à esquerda). As torres estão num local elevado e, apesar de o terreno ser em declive, são construções fortes e altas. A igreja, com uma fachada completamente sem ornamentos, causa uma impressão de solidez, de estabilidade, de força. Passaram-se séculos, e ela conserva sua solidez (foto à direita). É muito bonito o conjunto dessa visão constituída de moradias e torres.




Na foto ao lado, a série de torres — para um olho mal habituado, deformado pelo espírito contemporâneo –– à primeira vista poderiam parecer arranha-céus.

 Dir-se-ia que a cidade descansa amenamente da época dura e bélica de outrora. Mas ainda conserva com satisfação, com ufania, a lembrança de um passado de glória.

__________________________________________________
Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 14 de março de 1993. Sem revisão do autor.