Janeiro de 2009
Altar da catedral de Schleswig
Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão
Ambientes, Costumes e Civilizações

O altar da catedral de Schleswig

Reminiscência gótica com acentuada nota teológica

Plinio Corrêa de Oliveira

Foto 1
Na foto ao lado vemos o retábulo do altar da catedral de Schleswig, cidade do antigo ducado de Schleswig-Holstein –– uma “língua de terra” que une a Alemanha à Dinamarca. Nessa região, havia vários pequenos Estados independentes. Era o bom costume germânico, vigente no Sacro Império Romano Alemão, onde o Estado não era centralizado, mas rico em autonomias de vários tipos. Schleswig era uma pequena zona gozando de uma quase soberania, uma igreja que contém essa maravilha.

Foto 2
Esse altar consta de vários elementos, como o supedâneo circular, a mesa com o famoso tríptico e uma gradezinha bem graciosa (foto  ao lado).

O retábulo não pode mais ser qualificado simplesmente como gótico, mas apresenta reminiscências do gótico flamboyant. Nele encontramos arcadas, e dentro delas dosséis nos quais se nota vaga influência gótica. Os arabescos reportam-se ao estilo gótico já decadente, constituem eles um conjunto pesado demais para a parte de baixo. São os desequilíbrios dos temos modernos que começam a se manifestar.

Apesar disso, à primeira vista, fica-se encantado com a impressão causada pelo altar. Analisando sua base, sente-se uma certa estranheza, ela é pouco congruente com o que  aparece acima. Mas, após essa primeira impressão, as coisas se equilibram em nosso espírito, pois parece ter havido a intenção de criar um equilíbrio inverossímil, e assim viola-se um tanto as exigências de um verdadeiro equilíbrio. Apesar disso nota-se a boa ordenação no seguinte: acima da base, a parte superior vai se tornando mais leve, e nela encontram-se os santos, além de um altar para Nossa Senhora; e no alto Nosso Senhor Jesus Cristo, sob um dossel que termina em forma de ponta.

Na reminiscência gótica, notam-se elementos pesados, aos quais se supõe outros que vão se tornando mais leves. Com uma nota muito teológica, porque Nossa Senhora paira como Rainha no meio de todos os santos. E Nosso Senhor Jesus Cristo colocado sob um dossel está por cima de todas as ordens possíveis, sobressaindo como se encontra no Céu.

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 10 de junho de 1968. Sem revisão do autor.                                                                       

Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão