HOME
Ambientes, Costumes e Civilizações

O Pont Neuf de Paris

Seriedade grave, firme e forte da Idade Média

  • Plinio Corrêa de Oliveira

E
stas fotos retratam o Pont Neuf, a famosa ponte construída de 1578 a 1606, na capital francesa.

Examinem o material com que ela é construída: granito — um material bom, mas não é caro. Portanto, é uma ponte comum, que transpõe o rio Sena. Entretanto, não causa ela a impressão de que poderia dar acesso a um castelo faustoso? Por quê? Por causa de suas elegantes linhas. Devido a seu caráter artístico o Pont Neuf possui uma grandeza que o torna venerável.

A ponte é sustentada por conjuntos de duas colunas e um arco. Esses arcos simplesmente se repetem uns aos outros, com seriedade e distinção admiráveis. Mas são colunas grossas e sérias. E, como que para auxiliar a sustentação da ponte, observa-se uma espécie de braços, colocados entre uma coluna e outra.

Cada arco é digno, sério, pesado e muito profundo, porque a ponte é larga. A pessoa que a atravessa de barco, por baixo, tem a impressão de transpor a muralha espessa de um castelo mítico. Ela assemelha-se à ponte de um castelo.

Não se encontra nela nenhuma pedra preciosa. Dinheiro entrou pouco em sua construção. A arte, contudo, ali está presente. Mas arte em que sentido? Ela tem alma. Qual o significado de sua alma? Observa-se na ponte salientes vestígios da seriedade grave, firme e forte da Idade Média, embora ela seja um pouco posterior àquela época histórica.

*     *     *

Por que firmeza e força?
Simplesmente porque a ponte como que enfrenta uma porção de obstáculos. Por outro lado, a ponte carrega um peso muito grande, que é seu tabuleiro, além de tudo quanto transita sobre ela. A ponte suportará tudo com seriedade, e como que indiferença. Seriedade indiferente a obstáculos e enfrentando as dificuldades, arrostando-as, impondo-se a elas: eis a característica saliente da alma católica dotada da virtude da fortaleza.

A regularidade da ponte evoca ainda a virtude da temperança. A temperança é regular em tudo. Assim, essas duas virtudes cardeais se exprimem magnificamente no Pont Neuf. Há, pois, uma beleza moral subjacente nessa edificação. É um símbolo material magnífico de valores espirituais. O que ela simboliza principalmente? A alma humana e o sobrenatural.

*     *     *

Vista a uma distância maior, tem-se a impresso de que o forte e o pesado da ponte se diluem um tanto. Ela se torna mais graciosa, mas não perde aquela garra e força próprias aos seres que devem ser fortes. A mescla da graça com a garra é um dos traços do talento francês. Constitui um dos fatores do famoso charme. Em que consiste esse charme? É o sorriso da alma católica.

___________________________________________________________

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, em 13 de janeiro de 1.989. Sem revisão do autor.

-->