Maio de 2006
A Praça de São Pedro
Ambientes, Costumes e Civilizações

A Praça de São Pedro

Símbolo das chaves dos Reinos do Céu e da Terra


Plinio Corrêa de Oliveira

Nesta ilustração vemos a fachada da Basílica de São Pedro — a loggia, frontispício triangular com as colunas que o sustentam. Na frente da Basílica, encontra-se a famosa praça de São Pedro. A glória do Santo é afirmada nisso, mas também a do Papado, porque os Papas são sucessores de Pedro.

Bem no meio da praça, chama a atenção um obelisco, agulha de pedra muito alta, coberta de inscrições egípcias. Os faraós mandavam erigir obeliscos narrando os fatos do reinado deles, ou coisas do gênero. O Egito foi a mais gloriosa das nações antigas, e a Grécia formou grande parte de sua cultura aproveitando elementos da cultura egípcia. Os romanos, por sua vez, inspiraram-se em larga medida na cultura da Grécia. Assim, um obelisco no centro daquela praça tem muito significado. No alto do obelisco foi colocada uma cruz, simbolizando assim o triunfo da Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre o mundo inteiro.





Visão aérea da praça e da Basílica de São Pedro
A idéia que preside o conjunto da praça e da Basílica de São Pedro é a representação de uma chave. É muito significativa, e merece registro, essa idéia de apresentar a praça e a Basílica em forma de chave, lembrando as chaves do Apóstolo São Pedro –– a chave dos Céus e a da Terra –– o poder exercido no Reino do Céu e, indiretamente, no Reino da Terra!

Habitualmente, no dia de Corpus Christi, o Papa realiza na praça a procissão com o Santíssimo Sacramento. Partindo do altar do Ssmo. Sacramento, ele sai do lado da Basílica, dá a volta e retorna do outro lado. Uma multidão dentro da praça e grande número de fiéis nos edifícios próximos acompanham o itinerário da procissão, ao som dos extraordinários sinos da Basílica.













_______________________________________________________________________

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, em 11 de novembro de 1988. Sem revisão do autor.