Santos e Festas do mês de outubro
Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão
Calendário

Santos e Festas do mês de outubro

1 - Santa Teresinha do Menino Jesus, Virgem.

São Bavão, Confessor.

+ Gand (Bélgica), 650. “Nobre pelo nascimento, renunciou a uma vida pouco edificante e à sua fortuna para seguir Santo Amândio (do Mar­ti­ro­lógio Romano - Monástico).

2 - SANTOS ANJOS DA GUARDA

São Tomás de Ereford, Bispo e Confessor.

+ Inglaterra, 1282. Descendente de uma das mais ilustres famílias da Inglaterra, após ser ordenado sacerdote foi Chanceler da Universidade de Oxford, e depois Arcebispo de Ereford.

3 - São Francisco de Borja, Confessor.

+ Roma, 1572. Vice-Rei da Catalunha e Duque de Gandia, renunciou às atrações do mundo ao ver o cadáver da outrora belíssima rainha Isabel. Enviuvando aos 40 anos, ingressou na Companhia de Jesus, da qual foi depois Superior Geral.

4 - São Francisco de Assis, Confessor.

(vide seção Hagiografia)

Santas Donina e filhas, Mártires.

+ Síria, 302. Esta heróica mãe e duas filhas, para evitar a desonra com que as ameaçavam os soldados que as vinham prender por serem cristãs, na fuga atiraram-se a um rio.

5 - Santa Flor ou Flora, Virgem.

+ Beaulieu (França), 1347. Filha de pais nobres, ingressou muito cedo como religiosa na hospedaria dos Cavaleiros de São João de Jerusalém para cuidar dos doentes e peregrinos.

Primeira Sexta-feira do mês.

6 - Santa Maria Francisca das Cinco Chagas, Virgem.

+ Nápoles, 1791. Aos 16 anos, entrou para a Ordem Terceira de São Francisco, entregando-se à oração, jejum e penitência, sendo visitada por seu Anjo da Guarda, que a animava. Foi retirada do convento pelo pai, que a encarregou dos cuidados da família.

Primeiro Sábado do mês.

7 - NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

8 - Santa Taís, Penitente.

+ Egito, Séc. IV. Inspirado por Deus, São Pafúncio deixou seu retiro no deserto para conduzi-la ao bom caminho. Ela queimou seus vestidos e jóias e foi para um mosteiro no deserto.

São Luís Beltrão

9 - São Luís Beltrão, Confessor.

+ Valência, 1581. Sacerdote dominicano, aos 23 anos era mestre de noviços. Seu extraordinário zelo levou-o a desejar combater os protestantes. Mas a Providência encaminhou-o para a Colômbia, onde durante sete anos evangelizou os índios.

10 - São Paulino de York, Confessor.

+ Inglaterra, 644. Enviado por São Gregório Magno para evangelizar a Inglaterra, realizou frutuoso apostolado nas regiões de Kent e da Nortúmbria, converteu o Rei Edwin e fundou o Bispado de York.

11 - São Sármatas, Mártir.

+ Tebaida (Egito), 357. Discípulo de Santo Antão, foi morto pelos sarracenos por ódio à fé. Dizia: “Prefiro um homem que tenha pecado, reconhece esse pecado e faz penitência, a um que não tenha pecado e se considere justo”.

12 - NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL

13 - Santos Fausto, Januário e Marcial, Mártires.

+ Córdoba, 307. Esses três irmãos increparam o novo governador romano da Espanha, Eugênio, por sua crueldade para com os cristãos. Em resposta sofreram o suplício do cavalete e depois o da fogueira.

14 - São João Ogilvie, Mártir.

+ Glasglow, 1615. Calvinista inglês convertido pelo célebre exegeta, o jesuíta Cornélio a Lápide. Entrou para a Companhia de Jesus, voltando a seu país para socorrer os católicos perseguidos. Depois de converter muitos hereges, foi traído e entregue ao arcebispo protestante. Na prisão teve, durante três dias, o corpo constantemente perfurado por agulhas e estiletes, sendo depois executado em ódio à fé.

Santa Teresa de Ávila

15 - Santa Teresa de Ávila, Virgem, Reformadora do Carmelo.

16 - Santa Margarida Maria Alacocque, Virgem.

Teve revelações maravilhosas sobre o Sagrado Coração de Jesus.



São Geraldo Majela

São Geraldo Majela, Confessor.

+ Deliceto (Itália), 1755. Para seguir o apelo de Deus, fugiu de casa. Entrou na Congregação dos Re­den­to­ristas como irmão leigo, tornando-se modelo de humildade, paciência e mortificação.

17 - Santa Mamelcta, Virgem, Mártir.

+ Pérsia, 340. “Sacerdotisa do templo pagão de Artemis, foi convertida à Fé por uma de suas irmãs, que era cristã.” (do Martirológio).

São Lucas

18 - São Lucas Evangelista, Mártir.

19 - Santos João de Brébeuf, Isaac Jogues e Companheiros, Mártires.

+ América do Norte, Séc. XVII. Jesuítas franceses que evangelizavam o então Canadá (atual norte dos Estados Unidos), regaram essas terras com seu sangue ao serem martirizados pelos índios iroqueses.

20 - São Pedro de Alcântara, Confessor.

+ Arenas (Espanha), 1562. Padroeiro principal do Brasil, foi admirável por suas mortificações e penitências. Reformador dos Franciscanos da Espanha, auxiliou e incentivou Santa Teresa na reforma do Carmelo mediante conselhos.

21 - Santo Hilarião, Abade.

+ Palestina, Séc. IV. Filho de pagãos, que o enviaram a estudar em Alexandria, converteu-se e partiu para o deserto, onde foi dirigido por Santo Antão.

22 - Santa Maria Salomé, Viúva.

+ Palestina, Séc. I. Segundo a tradição, prima da Santíssima Virgem e mãe de São Tiago e São João Evangelista, era uma das Santas Mulheres que estavam ao pé da Cruz.

23 - Santo Inácio, Bispo, Confessor.

+ Síria, 877. Filho do Imperador Miguel, tornou-se monge aos 14 anos, e depois Abade, fundando três mosteiros. Patriarca de Antioquia.

Santo Antonio Maria Claret

24 - Santo Antonio Maria Claret, Bispo e Confessor.

+ Fontfroide (França), 1870. Pregador popular, fundou a Congregação Missionária dos Filhos do Coração Imaculado de Maria. Foi Arcebispo de Santiago de Cuba, confessor e conselheiro da rainha Isabel II, da Espanha. No Concílio Vaticano I, destacou-se como intrépido defensor da infalibilidade pontifícia.



Beato Antonio Sant'Ana Galvão

25 - Beato Antônio Sant’Ana Galvão

26 - Santos Luciano e Marciano, Mártires.

+ Nicomédia, Séc. III. Condenados a serem queimados vivos por se terem convertido ao Cristianismo, disseram ao juiz: “É a glória dos cristãos ganhar a verdadeira vida eterna ao perder aquilo que tu crês ser vida”.

27 - Santos Vicente, Sabina e Criseta, Mártires.

+ Ávila, Séc. IV. Vicente, depois de defender corajosamente a Fé diante de Daciano, governador romano, em Talavera, fugiu com as duas irmãs para Ávila. Sendo aí aprisionados, louvaram o Senhor até terem suas cabeças esmagadas a pedradas.

28 - Santos Simão e Judas Tadeu, Apóstolos.

29 - Santa Ermelinda, Virgem.

+ Meldert (Bélgica), Séc. VI. Adolescente, filha de pais nobres e ricos que a desejavam casar, cortou os cabelos para dedicar-se inteiramente a Deus, retirando-se para a solidão.

30 - São Marcelo Centurião, Mártir.

+ Tanger, 298. Pai dos santos mártires Cláudio, Luperco e Vitório, esse centurião espanhol foi decapitado por haver declarado que era cristão e servia a Jesus Cristo.

31 - Santa Joana Delanoue, Virgem.

+ França, 1736. Herdou do pai um modesto bazar, que com habilidade fez prosperar. Começou a dedicar-se também a obras de caridade, a ponto de ser chamada mãe dos pobres. Fundou um asilo ao qual denominou “A Providência”.

Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão