Dezembro de 2016
Carta do Diretor
Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão
Carta do Diretor

Caro leitor,

Segundo nossa tradição, a matéria de capa das edições de dezembro de Catolicismo reproduz matérias de autoria de Plinio Corrêa de Oliveira sobre a data magna da Cristandade. O artigo que ora apresentamos aos leitores foi publicado na edição de dezembro de 1963.

De início, o autor ressalta uma augusta realidade: jamais uma criatura, como a Santíssima Virgem, adorou a Deus com tão profunda humildade.

E a propósito da frase do Evangelho de São Lucas “Glória a Deus no mais alto dos Céus, e paz na Terra aos homens de boa vontade”, ele comenta que em nossos dias se acentua o aspecto “paz na Terra”, enquanto a “glória de Deus” fica relegada a segundo plano pelos homens.

Entretanto, a “gloria de Deus” prima com toda evidência sobre a “paz aos homens de boa vontade”. Tal inversão de valores denunciada no início de 1960 só se agravou no início do século XXI.

Durante as justas alegrias que sintamos no Natal deste ano, é criterioso não olvidarmos esse motivo de tristeza que deve pesar em nossos corações de católicos fiéis!

*       *       *

Destaco ainda, nesta edição, a publicação na íntegra de duas importantes matérias: uma referente ao âmbito espiritual e outra ao terreno temporal.

A primeira consiste numa respeitosa carta enviada pelos cardeais Walter Brandmüller, Raymond L. Burke, Carlo Caffarra e Joachim Meisner ao Papa Francisco.

A segunda reproduz criterioso documento de autoria da TFP norte-americana sobre as últimas eleições presidenciais nos EUA.

Dispensamos tecer aqui comentários sobre essas temáticas, porquanto elas vêm precedidas de notas explicativas da Direção de Catolicismo.

Desejamos a todos nossos diletos assinantes e leitores, como a suas famílias, sinceros votos de um Santo Natal. E que o ano de 2017 lhes seja cumulado de graças especiais.

Em Jesus e Maria,

Paulo Corrêa de Brito Filho

Diretor

catolicismo@terra.com.br

Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão