Julho de 2016
Santos e festas de Julho
Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão
Santos e Festas do Mês

1

Festa do Preciosíssimo Sangue

(No calendário tradicional)

Santo Olivério Plunkett, Bispo e Mártir

+ Londres, 1681. Irlandês, ordenado sacerdote em Roma e depois eleito Bispo e Primaz da Irlanda, foi martirizado em Londres.

Primeira Sexta-feira do mês.

 

2

(No calendário tradicional, Visitação de Nossa Senhora)

São Bernardino Realino, Confessor

+ Lecce (Itália), 1619. Formado em Direito Civil e Canônico, advogado fiscal de Alessandria, no Piemonte, tudo abandonou para servir a Deus na Companhia de Jesus.

Primeiro Sábado do mês.

 

3

São Tomé, Apóstolo

+ Índia, Séc. I. Segundo a tradição, pregou o Evangelho na Armênia, na Média, na Pérsia e na Índia, onde foi martirizado. Uma tradição diz que passou pela América, inclusive pelo Brasil. Por seu apostolado e sua morte, confessou a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, da qual duvidara por momentos.

 

4

Santa Isabel, Rainha de Portugal

Santo Ulrico, Bispo e Confessor

+ Augsburgo (Alemanha), 972. Zelou pela disciplina do clero em sínodos anuais, reafervorou o povo por meio da pregação e de visitas pastorais, protegeu os pobres e fundou mosteiros.

 

5

Santo Antonio Maria Zaccaria, Confessor

+ Itália, 1539. Foi um dos grandes santos que se empenharam na restauração da Igreja na Itália antes do Concílio de Trento. Fundou a Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo, ou “Barnabitas”.

 

6

Santa Maria Goretti, Virgem e Mártir

+ Ferriere di Conca (Itália), 1902. Esta menina de 12 anos incompletos preferiu ser submetida a uma morte cruel, antes que perder sua pureza virginal. Pio XII afirma ser ela “o fruto de lar cristão onde se reza, se educam cristãmente os filhos no santo amor de Deus, na obediência aos pais, no amor à verdade, na honestidade e na pureza”.

 

7

Beatos Rogério Dickenson e
Raul Milner, Mártires

+ Winchester (Inglaterra), 1591. Raul, agricultor analfabeto, abjurou o protestantismo e foi preso no dia de sua Primeira Comunhão. Liberado, passou a auxiliar os católicos perseguidos. Uniu-se ao Pe. Rogério, ajudando-o no ministério clandestino entre os católicos. Encarcerado com o mencionado sacerdote, recusou-se a abjurar a verdadeira fé. Ambos foram executados.

8

São Quiliano, Bispo e Mártir

+ Wurtzburgo (Alemanha), 689. Irlandês de origem, partiu para evangelizar a Baviera. Quando seu apostolado ia ser coroado de sucesso com a conversão do Duque de Wurtzburgo, a cunhada deste mandou assassiná-lo na ausência do Duque.

 

9

Santa Paulina do Coração de Jesus Agonizante, Virgem

+ São Paulo, 1942. Oriunda da Itália, aos dez anos emigrou com a família para o Brasil, estabelecendo-se inicialmente em Santa Catarina. Fundou a primeira congregação religiosa feminina brasileira, as Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

 

10

Beato Pacífico, Confessor

+ Bélgica, 1230. Trovador, converteu-se aos 50 anos, após ouvir São Francisco pregar. Este o recebeu em sua Ordem, enviando-o depois para estabelecê-la em Paris.

 

11

São Bento, Abade

(Vide seção “Vidas de Santos”)

 

12

Beatos João Jones e João Wall, Mártires

+ Inglaterra, 1598 e 1679 respectivamente. De família católica galesa, João Jones entrou na Ordem Franciscana em Roma. Enviado para a missão inglesa, acabou sendo preso, decapitado e esquartejado por ódio à fé. João Wall, também franciscano, trabalhou na clandestinidade durante 22 anos no Condado de Worcester, onde foi executado.

 

13

Santo Henrique II e Santa Cunegundes

+ Alemanha, 1024 e 1033 respectivamente. Santo Henrique era Duque da Baviera quando recebeu do Papa a coroa do Sacro Império Romano Alemão, por seu zelo em prol da propagação da fé e sua vida profundamente religiosa. Sua esposa, Santa Cunegundes, após a morte do marido, ingressou num mosteiro por ela fundado.

 

14

São Camilo de Lellis, Confessor

+ Roma, 1614. De nobre família, foi expulso do exército por mau caráter e vício de jogar. Por causa do jogo, perdeu a fortuna e teve de mendigar. Tocado pela graça, entregou-se ao serviço dos enfermos nos hospitais, especialmente dos pestíferos. Fundou para isso a Ordem dos Ministros dos Enfermos, ou dos Camilianos. Morreu vítima de sua caridade, com moléstia contagiosa que contraíra. Leão XIII declarou-o patrono dos hospitais e dos enfermos.

 

15

São Boaventura, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja

+ Lyon (França), 1274. Discípulo de São Francisco de Assis, distinguiu-se por sua sabedoria e piedade. Seus escritos, impregnados de unção sobrenatural, lhe valeram o título de Doutor Seráfico. Geral dos franciscanos e cardeal, morreu em Lyon durante um concílio.

 

16

Nossa Senhora do Carmo

São Sisenando, Mártir

+ Córdoba (Espanha), 851. Pregador audaz e fogoso, português de origem, foi lançado ao cárcere e depois martirizado pelos maometanos.

 

17

Beato Inácio de Azevedo e Companheiros, Mártires

+ 1570. Quando estavam a caminho de nossa Pátria, que vinham evangelizar, estes 40 Mártires do Brasil foram vítimas de piratas heréticos protestantes. Em um êxtase, Santa Teresa os viu entrando no Céu.

 

18

São Filastro, Confessor

+ Bréscia (Itália), 386. Acérrimo inimigo dos arianos, foi nomeado pároco de Bréscia.

 

19

Santo Arsênio, Confessor

+ Mênfis (Egito), 412. Romano, retirou-se para o deserto no Egito, a fim de fugir das ciladas do mundo.

 

20

Santo Elias, Profeta

 

21

São Lourenço de Brindisi, Confessor e Doutor da Igreja

Santa Praxedes, Virgem

+ Roma, séc. II. Contemporânea dos Apóstolos e irmã de Santa Prudenciana, foi de suma generosidade para com os cristãos, manifestando intrepidez em auxiliar os mártires.

 

22

Santa Maria Madalena, Penitente

+ Séc. I. “Porque muito amou, muito lhe foi perdoado”. Acompanhou o Divino Mestre até a Cruz e foi a primeira a ter notícia da Ressurreição. Antiga tradição diz que morreu no sul da França.

 

23

Santo Apolinário, Bispo e Mártir

+ Dalmácia, séc. I. Discípulo de São Pedro, este o sagrou bispo de Ravena, de onde foi expulso pelos pagãos. Foi martirizado na Dalmácia.

 

24

São Charbel Makhlouf

Santa Luíza de Sabóia, Viúva

+ Orbe (Suíça), 1503. Descendente do Beato Amadeu IX de Sabóia, casou-se com Hugo de Châlons. Perdendo o marido dez anos depois, entrou num convento franciscano.

 

25

São Tiago Maior, Apóstolo e Mártir

+ Séc. I. Irmão de São João, foi um dos três Apóstolos presentes na Transfiguração e na Agonia do Horto. Pregou na Judéia, Samaria e Espanha. Seu sepulcro em Compostela foi um dos mais famosos da Idade Média. Patrono e protetor da Espanha.

 

26

São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria Santíssima

+ Séc. I. Descendentes de reis e pontífices, sua maior glória consiste em terem sido pais da Virgem Maria e avós do Verbo de Deus Humanado.

 

27

Santa Natália e Companheiros, Mártires

+ Córdoba, 852. Natália e o marido, de origem muçulmana, converteram-se ao cristianismo, sendo imitados por Félix e Liliosa, também cristãos ocultos. Todos foram condenados à morte juntamente com o monge palestino Jorge, a quem davam abrigo.

 

28

Santo Inocêncio I, Papa

+ Roma, 417. Papa em uma das mais turbulentas épocas da Igreja, quando a Itália era invadida pelos godos e pela heresia pelagiana. Condenou esta última a pedido de Santo Agostinho.

 

29

Santa Marta, Virgem

Santo Olavo Rei, Confessor

+ Noruega, 1030. Estabeleceu o Catolicismo como religião oficial do Estado.

 

30

São Justino de Jacobis, Confessor

+ Etiópia, 1853. Lazarista italiano, foi vigário apostólico na Abissínia.

 

31

Santo Inácio de Loyola, Confessor

São Germano de Auxerre, Bispo e Confessor

+ Ravena (Itália), 450. Doutor em Direito Canônico e Civil. Ao morrer Santo Amador, bispo daquela cidade, Germano foi eleito para seu lugar.

 

_______________

Nota:

Os Santos aos quais já fizemos referência em calendários anteriores têm aqui apenas seus nomes enunciados, sem nota biográfica.

 

 

Intenções para a Santa Missa em julho

 

Será celebrada pelo Revmo. Padre David Francisquini, nas seguintes intenções:

 

  • Missa com especial menção a Nossa Senhora do Carmo (cuja festividade se comemora no dia 16 de julho) e a Santo Elias (considerado fundador do Carmelo e celebrado no dia 20), rogando graças pela salvação eterna de cada um dos assinantes e leitores de Catolicismo. E também pedindo graças para uma maior expansão da devoção ao Santo Escapulário do Carmo entre os brasileiros, tão necessitados de graças superabundantes nesta época de crise.

 

<> O <>

 

Intenções para a Santa Missa em agosto

 

  • Pelos méritos e graças da Assunção da Mãe de Deus ao Céu — principal celebração mariana deste mês —, rezando pela fidelidade do clero brasileiro à autêntica doutrina católica, para que o Brasil e nossas famílias sejam preservados das heresias, do ateísmo e dos efeitos da Revolução Cultural que prejudica mais profundamente a juventude.

Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão