Fevereiro de 2005
Santos e Festas de Fevereiro
Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão
Calendário

1

Santa Veridiana, Penitente

+ Toscana (Itália), 1242. Murada numa cela, viveu 34 anos na sua cidadezinha. Cumulada de favores celestiais, obteve de Nosso Senhor compartilhar as perseguições sofridas outrora por Santo Antão, da parte dos demônios. São Francisco de Assis foi visitá-la por volta de 1221.

2

Apresentação do Menino Jesus no Templo e Purificação de Nossa Senhora

Esta festa é também chamada das Candeias ou Candelária.

3

São Brás
São Brás, Bispo e Mártir

+ Sebaste (Armênia), 316. Padroeiro contra as doenças da garganta. Há uma bênção especial de São Brás, que é dada pela Igreja neste dia.

4

São José de Leonissa, Confessor

+ Nápoles (Itália), 1612. Recebeu no batismo o nome de Eufrásio. Antes dos 17 anos tomou o hábito de capuchinho, mudando o nome para José. Em 1687 foi nomeado, a seu pedido, missionário em Constantinopla, a fim de conceder alívio e instrução aos cristãos que se encontravam escravizados pelos maometanos. Tendo sido acusado de assassinato, foi supliciado e milagrosamente salvo por um Anjo que lhe ordenou voltar à Itália.

Primeira Sexta-Feira do mês

5

Santo Avito

+ Vienne (França), por volta de 525. Descendente da nobreza romana, sucedeu Isíquio como Bispo de Vienne. Graças a ele, Sigismundo, Rei dos Borguinhões, abjurou a heresia ariana. Sua influência estendeu-se até Roma, onde ajudou o Papa Símaco a afastar o antipapa Lourenço.

Primeiro Sábado do mês

6

Santa Dorotéia
Santa Dorotéia, Virgem e Mártir

+ Cesaréia (Turquia), 320. Presa durante a perseguição de Diocleciano (284-305), preferiu morrer a renegar sua fé.

7

Santa Juliana de Bolonha

+ (Itália), cerca de 430. O grande Santo Ambrósio compôs magnífico panegírico das virtudes desta Santa, a quem compara com a mulher prudente da Sagrada Escritura.

8

São Jerônimo Emiliani
São Jerônimo Emiliani

+ Veneza, 1537. Fundador da Congregação de Somasca para atender órfãos, mulheres perdidas e crianças abandonadas, famoso por milagres que operou em vida, morreu da peste que contraiu cuidando de empestados.

9

Quarta-Feira de Cinzas

10

Santa Escolástica, Virgem

+ Úmbria (Itália), 543. Irmã de São Bento, fundou uma Ordem que chegou a ter 14.000 conventos espalhados por todo o Ocidente.

11

Nossa Senhora de Lourdes

Aparição a Santa Bernadette Soubirous em Lourdes (França), 1858. No local, os milagres se multiplicam sem cessar até hoje.

12

Santo Antonio Cauleas, Patriarca

+ Constantinopla, entre 895 e 901. Patriarca de Constantinopla, empreendeu os maiores esforços para restabelecer, na Igreja do Oriente, a paz abalada pelo cisma de Fócio.

13

São Polieucto, Mártir

+ Armênia, 258. Oficial da 12ª Legião romana estacionada em Melitene (Armênia), foi decapitado após arrojar por terra os ídolos, durante uma procissão pagã.

14

São Marão, Solitário

+ Síria, cerca de 423. Monge que viveu perto da cidade de Cir, na Síria. Favorecido com o dom dos milagres, atraiu grande número de discípulos.

15

Santos Faustino e Jovita, Mártires

+ Bréscia (Itália), cerca de 120. Dois irmãos — o primeiro sacerdote, e o segundo diácono — foram interrogados pessoalmente pelo Imperador romano pagão Adriano. Após serem submetidos a torturas, foram decapitados.

16

Santo Onésimo, Bispo e Mártir

+ Roma, cerca de 95. Escravo de um cristão de Colossos chamado Filemon, praticou um roubo e fugiu para não ser castigado. Em Roma, onde se escondeu, encontrou São Paulo, que o converteu.

17

São Silvino, Bispo

+ Auchy (França), 717. Passou os primeiros anos na corte dos reis Childerico II e Teodorico III. Fez várias peregrinações, visitou túmulos de santos, foi até a Palestina e Roma, onde recebeu o presbiterato e foi sagrado Bispo.

18

São Flaviano, Patriarca

+ Turquia, 449. Patriarca de Constantinopla (446-449), tomou parte no Concílio que o Imperador Teodósio II convocara, o qual se realizou numa igreja de Éfeso (Turquia) a 8 de agosto de 449. Quando se deliberava a respeito de Utiques e de sua heresia monofisita (segundo a qual em Nosso Senhor Jesus Cristo não haveria as duas naturezas, divina e humana, mas somente uma), uma multidão composta por monges heréticos, soldados e marinheiros exaltados invadiu a igreja e espancou os padres conciliares que se opunham a Utiques. As iras voltaram-se principalmente contra Flaviano, que foi levado preso. Morreu devido aos maus tratos recebidos durante aquele tumulto, que foi denominado a pilhagem de Éfeso.

19

São Quodvultdeus, Bispo

+ Itália, aproximadamente 444. Seu nome significa O que Deus quer. Bispo de Cartago no século V, governava pacificamente o seu rebanho quando Genserico, rei dos Vândalos, apoderou-se da cidade em 438. Este príncipe ariano atormentou-o por ódio à fé católica. Mas, não conseguindo fazê-lo apostatar, colocou-o junto com outros fiéis em barcos avariados, com a esperança de que perecessem nas águas. Milagrosamente preservados, chegaram sãos e salvos a Campânia, na Itália do Sul.

20

Santo Euquério, Bispo

+ Hasbain, 738. Na juventude o Santo já era tido como prodígio de ciência, e sobretudo de santidade. Foi devotíssimo da Santíssima Virgem, a quem chamava constantemente sua querida Mãe. Foi Bispo de Orléans durante mais de 15 anos, até que, caluniado, foi desterrado para Hasbain.

21

São Pedro Damião, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja

Entrou na Ordem dos Camaldulenses. Nomeado, Cardeal-bispo de Óstia, teve de aceitar, a contragosto essa nomeação, sob pena de excomunhão; deixou mais de 158 cartas, 60 opúsculos, várias vidas de santos e admiráveis sermões.

22

Cátedra de São Pedro

Anteriormente comemorava-se neste dia a Cátedra (ou Cadeira) de São Pedro em Antioquia; em 18 de janeiro, a Cátedra de São Pedro em Roma. Chamam-se Catedrais as igrejas onde se encontra a cadeira ou cátedra do Magistério episcopal. A igreja de São Pedro em Roma poder-se-ia chamar a catedral das catedrais.

23

São Policarpo
São Policarpo, Bispo e Mártir

+ Cesaréia (Turquia), 104. Foi discípulo de São João Evangelista. “Policarpo – diz Santo Irineu no Tratado das Heresias — não só foi ensinado pelos Apóstolos e conversou com muitos que tinham conhecido em vida Jesus Cristo, mas deveu aos mesmos Apóstolos a sua eleição para Bispo de Esmirna, na Ásia”. Por increpar corajosamente sacerdotes pagãos, teve sua cabeça decepada.

24

São Lázaro, monge

+ entre 856 e 867. Pintava ícones ou imagens em Constantinopla, quando lá reinava Teófilo, iconoclasta furioso. Este mandou lançá-lo numa cloaca, de onde conseguiu escapar, voltando depois a pintar. O Imperador mandou que se lhe queimassem as palmas das mãos, mas a imperatriz Teodora escondeu-o numa igreja, tratou-o e conseguiu restabelecê-lo. Lázaro foi encarregado de levar a Roma a notícia de que a imperatriz Teodora liquidara a discussão sobre as imagens. Diz-se que ele morreu num naufrágio.

25

Santo Avertano e Beato Romeu, Confessores

+ Luca (Itália), 1386. Avertano, devendo escolher seu estado de vida, teve a inspiração de entrar na Ordem dos Carmelitas, na qual efetivamente ingressou. Tendo manifestado grande desejo de fazer uma peregrinação a Roma, os superiores deram-lhe por companheiro Romeu, irmão leigo do convento. Contagiados pela peste negra, detiveram-se na cidade de Lucca, onde morreram no intervalo de uma semana.

26

São Nestor, Bispo e mártir

+ 250. Quando se desencadeou a perseguição do Imperador romano pagão Décio, ocupava Nestor a Sé episcopal de Magidos, na Panfília. Preso, o oficial romano começou por se mostrar benévolo para com Nestor. Mas durante o interrogatório logo se tornou violento. Após novos interrogatórios, foi condenado a morrer numa cruz.

27

São Leandro, Bispo

+ Sevilha (Espanha), aproximadamente 600. Irmão de Santo Isidoro, abraçou muito cedo o monacato e foi eleito Bispo de Sevilha em 579. Desempenhou papel importantíssimo na história religiosa da Península, salvando-a do arianismo. O Papa São Gregório Magno dirigiu-lhe algumas cartas, nas quais externa a grande afeição que votava a seu amigo

28

São Torquato, Bispo e confessor

+ Cadiz (Espanha), séc. I ou II. Tido como o primeiro dos “Varões Apostólicos” –– bispos enviados de Roma à Península Ibérica no I século –– foi bispo de Cadiz, que edificou com sua ciência e virtude.

* * *

Intenções para a Santa Missa em fevereiro

Será celebrada pelo Revmo. Padre Davi Francisquini, nas seguintes intenções:

Rogando à Santíssima Virgem a maternal proteção especialmente a todas as famílias dos leitores, assinantes e amigos de Catolicismo, preservando-os do pecado, da criminalidade e das drogas, que constituem grande perigo sobretudo para crianças e adolescentes deste século.

<> O <>

Intenções para a Santa Missa em março

Em desagravo ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria pelos pecados praticados no carnaval.

Pelas vítimas dos flagelos causados pelos tsunamis (ondas gigantes desencadeadas pelo maremoto no Oceano Índico) no Sudeste Asiático.

Pelas intenções particulares dos leitores e assinantes de Catolicismo.

Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão