Junho de 2002
Santos e Festas do mês de junho
Calendário

Santos e festas do mês de junho

1 - Santo Inácio, Anacoreta.

+ Espanha, séc. XI. "Tornando-se abade de Onha, onde se acabava de adotar a observância cluniacense, deu novo impulso ao monaquismo" (do Martirológio Romano).

Primeiro Sábado do mês.

2 - São Plotino, Bispo e Companheiros, Mártires.

+ Lyon, 177. "Seus fortes e repetidos combates sob Marco Aurélio Antonino e Lúcio Vero estão descritos numa carta que a Igreja de Lyon enviou às autoridades da Ásia e da Frígia" (do Martirológio Romano).

3 - São Carlos de Luanga e 22 Companheiros, Mártires.

+ Uganda, 1886. Carlos, oficial do Rei de Uganda, convertido com outros funcionários, foi com eles queimado vivo.

4 - Santa Clotilde, Viúva.

+ Tours (França), 545. Sendo esposa de Clóvis, rei dos Francos, suas orações e exemplos o levaram à conversão.

5 - São Bonifácio, Bispo e Mártir.

(Vide Catolicismo, junho/1998)

6 - São Felipe, Confessor.

+ Palestina, séc. II. Um dos sete primeiros diáconos ordenados pelos Apóstolos, é nomeado logo depois de Santo Estêvão, o Proto-mártir.

7 - SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.

Primeira Sexta-feira do mês.

8 - IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

(neste ano)

Beato José de Anchieta

9 - Beato José de Anchieta, Apóstolo do Brasil.

São Columba Abade, Confessor.

+ Escócia, 597. "Natureza aristocrática, brilhante em suas palavras, grandioso em seus conselhos, cheio de amor para com todos, repleto até o fundo de seu coração da serenidade e da alegria do Espírito Santo" (do Martirológio Romano - Monástico).

10 - São Getúlio e Companheiros, Mártires.

+ Tivoli, séc. II. "Varão de grande nobreza e cultura, pai de sete bem-aventurados mártires tidos de sua esposa Santa Sinforosa; e também martírio de seus companheiros Cereal, Amâncio e Primitivo" (do Martirológio Romano).

São Barnabé

11 - São Barnabé, Apóstolo.

12 - São Leão III, Papa e Confessor.

+ Roma, 816. "A quem Deus restituiu milagrosamente os olhos que os ímpios haviam arrancado e a língua que lhe haviam cortado" (do Martirológio). Coroou Carlos Magno Imperador na Basílica Vaticana, na noite de Natal de 800, restaurando assim o Império do Ocidente em bases cristãs.

Santo Antonio de Pádua

13 - Santo Antônio de Lisboa ou Pádua, Confessor.

14 - São Metódio de Constantinopla, Bispo e Confessor.

+ Constantinopla, 847. Italiano, "estudou em Constantinopla, onde abraçou a vida monástica. Tornou-se Abade e, mais tarde, Patriarca. Fez triunfar definitivamente, com o apoio de Roma, o culto das santas imagens, instituindo a `Festa da Ortodoxia', celebrada anualmente desde então" (do Martirológio Romano - Monástico).

15 - Santa Germana Cousin.

(vide Seção Vidas de Santos p. 34)

16 - Santa Ludgarda, Virgem.

+ Bélgica, 1246. "Monja cisterciense de Aywières, na diocese de Namur, foi cumulada de graças místicas por Jesus Cristo, que a instruiu no mistério do seu Sagrado Coração, a única luz na cegueira do seu fim de vida" (do Martirológio Romano - Monástico).

17 - Santos Manuel, Sabel e Ismael, Mártires.

+ Calcedônia, 362. "Embaixadores do rei da Pérsia para negociar a paz com Juliano, o Apóstata, o imperador quis obrigá-los ao culto dos ídolos; como recusassem com grande constância, mandou passá-los a fio de espada" (do Martirológio Romano).

18 - São Gregório Barbarigo, Bispo e Confessor.

+ Itália, 1697. De família patrícia de Veneza, tornou-se Bispo de Pádua e Cardeal, dedicando o melhor de suas atividades ao seminário episcopal, que transformou num dos melhores da Itália. Nele é guardado reverentemente o coração do Santo.

19 - Santos Gervásio e Protásio, Mártires.

+ Milão, séc. III. O primeiro foi açoitado com pontas de chumbo até a morte; e o segundo, depois de flagelado, foi degolado. Santo Ambrósio descobriu seus corpos em 386. De Milão seu culto expandiu-se até as Gálias, onde várias igrejas lhes foram dedicadas.

Santo Adalberto de Magdeburgo

20 - Santo Adalberto de Magdeburgo, Bispo e Confessor.

+ Alemanha, 981. Enviado pelo Imperador Otão, o Grande, como chefe de um grupo de missionários que foram evangelizar os eslavos. Tendo todos seus companheiros sido massacrados, Adalberto voltou à Alemanha, onde foi designado Bispo da nova sede episcopal de Magdeburgo, na Saxônia.

21 - São Luís Gonzaga, Confessor.

(Vide Catolicismo, junho/2001)

22 - Santo Albano, Mártir.

+ Inglaterra, 304. Destacado habitante de Verulamium (hoje Santo Albano), escondeu em sua casa um sacerdote durante a perseguição de Diocleciano. Convertido pelo ministro de Deus, ficou tão tocado pela doutrina católica, que trocou de vestes com ele, sendo preso em seu lugar. Negando-se a oferecer incenso aos ídolos, foi açoitado, cruelmente torturado, e finalmente teve a cabeça decepada.

23 - Santa Agripina, Virgem e Mártir.

+ Roma, séc. III. Tendo feito voto de virgindade, foi aprisionada e martirizada sob o Imperador Valeriano. Seu corpo foi trasladado para a Sicília, onde seu túmulo é afamado pelos muitos milagres ali operados.

24 - Natividade de São João Batista.

25 - São Máximo de Turim, Bispo e Confessor.

+ Itália, séc. V. Celebérrimo pela doutrina e santidade, seus discursos revelam sua ciência e virtude, sendo quase tão importantes quanto os de Santo Agostinho.

26 - São Vigílio, Bispo e Mártir.

+ Trento, 405. Nascido em Trento, foi educado em Atenas. Eleito Bispo de sua cidade natal, "tudo fez para extirpar os últimos vestígios de idolatria. Por esse motivo, homens ferozes e bárbaros abateram-no com uma rajada de pedras" (do Martirológio Romano).

27 - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Segundo a tradição, a pintura representando essa invoca ção de Nossa Senhora foi trazida de Creta para Roma por um negociante, e permaneceu na igreja de São Mateus até 1812, indo depois para uma capela dos agostinianos. Em 1866, o Geral dos Redentoristas obteve de Pio IX a custódia da imagem, divulgando-a então por toda parte, tornando-se uma das estampas de Nossa Senhora mais populares em todo o mundo.

28 - São Plutarco e Companheiros, Mártires.

+ Egito, 202. Assistindo às aulas do célebre Orígenes, em Alexandria, foram por ele convertidos à fé católica, enfrentando por isso o martírio nas perseguições de Severo.

Santa Ema

29 - Santa Ema, Viúva.

+ Alemanha, 1045. Parente do Imperador Santo Henrique, foi educada na corte pela Imperatriz Santa Cunegundes.

30 - Comemoração de São Pedro e São Paulo, Apóstolos (neste ano).
Nota:

Os Santos aos quais já fizemos referência em Calendários anteriores têm aqui apenas seus nomes enunciados, sem nota biográfica.

Intenções para a Santa Missa de junho

Será celebrada pelo Revmo. Padre Davi Francisquini, nas seguintes intenções:

  • Pedindo ao Sagrado Coração de Jesus que aumente o fervor de todos os amigos e leitores de Catolicismo e dos participantes da Aliança de Fátima, da Campanha Vinde Nossa Senhora de Fátima, não tardeis!

  • Pedindo aos Apóstolos São Pedro e São Paulo que intercedam junto a Deus Nosso Senhor para que nossos amigos e seus filhos tenham sempre a fidelidade total à Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

Intenções para a Santa Missa de julho

  • Em desagravo pelas blasfêmias que estão se cometendo em peças de teatro e filmes, para que a Justiça Divina corte o caminho da indústria da blasfêmia no Brasil.

  • Para que os assinantes e leitores de Catolicismo e suas respectivas famílias obtenham de Nossa Senhora do Carmo, cuja festa se comemora neste mês, todas as graças necessárias para sua salvação.