Junho de 2013
Correspondência
Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão
Correspondência

Santa Mãe de Deus

         “Maravilhas, grandezas e privilégios”! Procurava conhecer melhor esses atributos em nossa Mãe Santíssima e os encontro nesta revista. Já comentei em minha paróquia esta revista ímpar no Brasil. Especialmente comentei o texto sobre Nossa Senhora enquanto Mãe de Deus. Na nossa reunião das 2ª. feiras começamos a estudar melhor esses atributos mariais. Estamos gostando muito e vamos compartilhar com o grupo de oração. Parabéns colaboradores da revista Catolicismo. Que nossa Mãe celeste vos abençoe!

(M.C.A. — MG)

 

Aparição de Nossa Senhora?

No dia 9-12-2004 sofri uma grande tragédia: um grave acidente de automóvel. Nele perdi quatro pessoas e tive traumatismo craniano. Sobrevivi, mas no desespero eu quis me matar. Neste momento, não sei como, Nossa Senhora surgiu olhando para mim e pedindo que eu tivesse paciência! Estou até hoje viva graças a Ela. Estou sofrendo as perdas e tomando medicamentos, mas na certeza que foi Ela quem me salvou. Uma certeza absoluta. Eu posso dizer, mais do que ninguém, que Ela nos acompanha sempre, está a nosso lado todos os dias.

(G.N.S. — SP)

 

Festa para a Mãe agrada o Filho

         Os protestas andam dizendo que nós católicos só celebramos a Mãe de Deus. Enganam-se. Temos também muitas festas em honra de Nosso Senhor. Por exemplo, aqui em Portugal, festeja-se, além de muitas festas litúrgicas, o Corpo de Deus; a festa do Sagrado Coração de Jesus; o Senhor Morto; o Senhor dos Milagres; Senhor dos Navegantes; Senhor do Bonfim; Senhor Bom Jesus de Fão; Senhor Bom Jesus da Cruz; Senhor Bom Jesus de Matosinhos; Senhor dos Passos aqui e também nos Açores, onde tem o Santo Cristo dos Milagres. Isto tudo entre muitos outros festejos religiosos. A Igreja Católica festeja, sim, muito e muito a Jesus Cristo, assim como celebramos festas em honra de Nossa Senhora, nossa querida Mãe.

(J.P. — Portugal)

 

“Manifestação para todos”

Como é bom ver uma manifestação assim [A “Manifestação para todos” em Paris, contra a legalização do “casamento” homossexual e a adoção de crianças por duplas do mesmo sexo]. Um acontecimento grandioso que a nossa mídia abafou. Felicito os franceses que participaram dessa grande parada pela família. Que coisa mais antinatural estão reivindicando os homossexuais. Meu Deus! Nem consigo entender como pode uma coisa dessas! Nem os animais, de tal modo isso é contrário à natureza! Como seria bom se houvesse uma manifestação assim no Brasil, aqui no Rio, por exemplo. Acho que aqui só não acontece uma participação massiva do povo, porque este não é convocado pelas paróquias. Nossos padres estão demasiadamente ocupados com "teologias" da libertação. Isso não move o povo, como moveu o povo em Paris. VIVE LA FRANCE!!!

(L.L. — RJ)

 

O MST, o peixe e o Brasil

         Quero saber se na conferência do Dr. Evaristo Miranda esteve presente algum político. Observei bem as fotografias e não notei nenhum. Estou enganado? Acho que não. A classe política deveria estar lá, e com bom número de representantes, para ver o que é realmente o Brasil que produz, que nos alimenta e alimenta o mundo. Os políticos deveriam propagar isso e não ficar em demagogias baratas como temos visto e tenho ouvido (por obrigação de trabalho, digo de passagem) no programa radiofônico “A Voz do Brasil”. Quero sugerir uma conferência dessas no Congresso Nacional, pois os congressistas não podem continuar alheios a este Brasil verdadeiro (mas muito sabotado) e devem parar de vez de dar qualquer apoio ao MST. Ao contrário dos agricultores, o MST representa o Brasil improdutivo que só reclama pelo “peixe de cada dia”, sem a menor intenção de “aprender a pescar”. Por isso é que repito: Ou o Brasil acaba com o MST ou o MST acaba com o Brasil!

(J.A.N. — PR)

 

Altivez cristã

         Gostei muito da analise da foto do Cardeal Merry del Val. Este poderia ser o modelo de autoridade eclesiástica para os cardeais brasileiros. Estes precisam abrir os olhos, pois, como a analise evidenciou, a altivez cristã não é oposta à humildade. Mas grandiosidade de alma, sim, é contrária à mediocridade.

(R.O.J. — RJ)

 

“Fuga” da verdade

         Solidarizo-me com a mãe católica que está perdendo suas filhas para a “igreja” evangélica [vide “A Palavra do Sacerdote” de maio/2013]. Fiquei muito penalizada com a situação dela. Infelizmente isso está acontecendo também aqui [em Vitória], principalmente porque os padres não falam contra dos erros que estão pregando os evangélicos e sobre as verdades católicas que condenam o protestantismo.

(E.V. — ES)

 

Protesto enviado ao CFM

Transcrevo abaixo cópia fiel da carta que mandei ao “Conselho Federal de Medicina” (CFM), criticando-o por seu apoio ao aborto até a 12ª semana de gestação. Se gostarem e quiserem, publiquem-na e solicitem às pessoas de fé e caráter, para também mandarem suas cartas, e-mails etc.

[NdR: Devido à limitação de nosso espaço destinado às cartas dos leitores, transcrevemos apenas o início da excelente e extensa missiva do Sr. Evandro José Faganelli].

“Prezados Doutores. Sempre tive e tenho o maior respeito pelos médicos, que eu carinhosa e respeitosamente chamo de ‘doutores’. Quem me dera ter a capacidade de ser um. Torço e rezo sempre para que Deus ilumine e se utilize dos médicos e funcionários da área da Saúde, para prevenir e curar doenças, salvar a vida e amenizar o sofrimento das pessoas. Nisto consiste minha intenção de que todos sejam: ‘éticos’ e ‘morais’. Aí veio minha indignação, pois quando soube que o Conselho Federal de Medicina aprovou o apoio ao aborto até a 12ª semana de gestação, meu chão ficou abalado, parece que meus pés ficaram sobre areia movediça. Seja católico, evangélico ou outro tipo de cristão, ou seja judeu, muçulmano, agnóstico, ateu, etc., todos fazemos parte da maioria que diz NÃO ao aborto. E eu com meu pouco conhecimento na área, mas com certa experiência de vida, penso: ‘ONDE FICA O TAL JURAMENTO DE HIPÓCRATES?’” [...]

(E.J.F. — PR)

 

Página Mariana

Prezado Sr. Valdis Grinsteins

Alguns títulos dados à Santíssima Virgem Maria, eu os considero desrespeitosos. Nossa Senhora nada tem a ver com um cisne, com uma Estrada ou com um Cadeado e muitos outros seres. A Mãe de Jesus não deve ser associada a meros objetos. Atenciosamente,

(F.S.C. — SP)

Responde o autor de nossa seção “Pagina Mariana”:

Prezado Sr. Francisco de Castro

Embora Nossa Senhora seja uma só, são tais as suas virtudes e dons, que Ela é designada por uma infinidade de invocações, algumas mais, outras menos sonoras aos nossos ouvidos. Mas nunca de forma esdrúxula ou irreverente, o que não se coadunaria com a majestade e a santidade d’Aquela que é a obra-prima de Deus. E quase todas elas nascem de modo espontâneo, de acordo com as circunstâncias.

Assim, há invocações como a de Nossa Senhora da Estrada, para nos proteger nos incertos caminhos da vida, ou de Nossa Senhora do Cadeado, cuja corrente com um cadeado que pende de suas mãos pode bem simbolizar tanto nossa escravidão de amor a Ela quanto nossa libertação da escravidão do pecado — só para ater-me a estes dois exemplos citados pelo Sr.

Quanto à denominação de Nossa Senhora do Cisne, se a ave que lhe serviu de inspiração não fosse bela e nobre, mas ao contrário, feia e vulgar, concordo que não conviria aplicá-la a Nossa Senhora, que, no fundo, é quem inspira o “miúdo povo de Deus” — para utilizar uma bela e antiga qualificação — a escolher os incontáveis nomes com que é adornada.

Assim, se tais títulos fossem dados a Nossa Senhora por algum erudito, que os estudasse previamente, aí sim, poder-se-ia legitimamente levantar objeções quanto a este ou aquele título. Mas, segundo meu conhecimento, na totalidade dos casos, eles nascem espontaneamente da devoção dos fiéis, com base em algum milagre ou alguma graça obtida através da Virgem Santíssima. E não podemos esquecer que Nossa Senhora é Mãe, e a Mãe recebe com carinho e amor as carícias do filho, mesmo quando estas carícias são, por vezes, ingênuas e de estilo do povo simples.

De qualquer forma, Sr. Francisco, agradecemos sua correspondência, pois bem pode ser que outros tenham também dificuldades desse tipo, apresentando-nos assim a oportunidade para este esclarecimento. Escreva-nos sempre.

Atenciosamente,

Em Jesus e Maria,

Valdis Grinsteins

 FRASES

SELECIONADAS

 

“Eis aqui o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para testemunhar-lhes seu amor; e, por reconhecimento, não recebe da maior parte deles senão ingratidões, por suas irreverências, sacrilégios e pelas indiferenças e desprezos que têm por Mim no Sacramento do amor. Mas o que Me é ainda mais penoso é que corações que Me são consagrados agem assim”

(Nosso Senhor a Santa Margarida Maria Alacoque)

  

“Junto ao vosso Coração Divino, não temo os dardos do inimigo, não temo nada”

(Santa Teresinha)

 

Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão