Março de 2001
Santos e Festas do mês de Marco 2001
Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão
Calendário

1 - São David, Bispo e Confessor.

+ Menevia (País de Gales), 588. Patrono do País de Gales.

2 - São Chad, Bispo.

+ Lindisfarne (Inglaterra), 672. Irmão de São Cedd, foi educado por Santo Aidano, na Irlanda. De volta à Inglaterra, tornou-se Bispo de Mércia e Lindisfarne. São Beda, o Venerável, enalteceu suas virtudes. Primeira Sexta-feira do mês.

3 - Santa Cunegundes, Viúva, Imperatriz. Santa Cunegundes

+ Bamberg (Alemanha) 1040. Esposa de Santo Henrique, com quem vivia em perfeita castidade. Foram ambos coroados Imperadores do Sacro Império, em Roma, pelas mãos do próprio Papa. Após a morte do marido, ela empregou sua fortuna em erigir bispados e mosteiros, terminando sua vida como simples religiosa num deles. Primeiro Sábado do mês.

4 - São Lúcio I Papa, Mártir.

+ Roma, 254. Foi um dos ilustres presbíteros de Roma que seguiram São Cornélio ao desterro, tendo sucedido a este no Papado.

5 - São João José da Cruz, Confessor.

+ Nápoles, 1734. "Ardente discípulo de São Francisco de Assis e de São Pedro de Alcântara, acrescentou grande glória à Ordem Seráfica. Foi admitido pelo Papa Gregório XVI no Cânon dos Santos" (do Martirológio Romano).

6 - Santa Colete, Virgem.

+ França, 1447. Reformadora das Terceiras Franciscanas, foi das figuras mais importantes da Igreja no século XV. Com São Vicente Ferrer, aconselhou três cardeais, que reclamavam a tiara pontifícia, a renunciar e a se proceder a nova eleição.

7 - São Paulo, o Simples, Eremita.

+ Egito, 339. Este Santo é um patrono dos que aspiram à santidade em idade avançada. Agricultor, aos 60 anos descobriu que sua mulher o traía. Fugiu então para o deserto e sua insistência obrigou o grande Santo Antão a dirigi-lo.

8 - São Julião de Toledo, Bispo.

+ Espanha, 690. Sob sua direção, a Sé de Toledo tomou a primazia entre todas as da Espanha e de Portugal. Presidiu vários sínodos, reviu e desenvolveu a Liturgia Mozárabe, tendo sido um dos mais importantes eclesiásticos de seu tempo.

9 - Santa Francisca Romana, Viúva.

(vide na seção Vidas de Santos)

10 - São Simplício, Papa.

+ 483. Governou a Igreja durante 15 anos, por ocasião da invasão dos bárbaros, que procurou converter.

11 - Santa Teresa Margarida Redi, Virgem.

+ Florença, 1770. Aos 18 anos entrou para o convento carmelita de Florença, onde em pouco tempo chegou a grande santidade.

12 - São Teófano, Abade.

+ Samotrácia, 818. Ele e a esposa renunciaram a imensa fortuna para fazerem-se religiosos. Grande promotor do culto das imagens, foi por isso exilado pelo ímpio Imperador bizantino Leão, o Armênio, morrendo vítima dos maus tratos.

13 - Santa Eufrásia, Virgem.

+ Egito, 410. Da nobreza romana, ao falecer seu pai, foi com a mãe para o Egito. Aos sete anos pediu-lhe licença para servir a Deus num mosteiro próximo.

14 - Santo Eutíquio e companheiros, Mártires.

+ Arábia, 741. Patrício romano, capturado pelos maometanos contra os quais guerreava, foi com seus companheiros torturado e morto, por não renunciar à Fé católica.

15 - São Longino, Mártir.

+ Capadócia, Séc. I. Segundo a Tradição, ele é o centurião romano que, durante a Crucifixão, reconheceu Cristo como o Filho de Deus.

16 - São Julião de Anazarbus, Mártir.

+ Cilícia (na atual Síria), 302. São João Crisóstomo faz o elogio deste mártir que, preso em virtude de sua Fé católica, sob Diocleciano, foi colocado dentro de um saco cheio de escorpiões e serpentes e atirado ao mar.

17 - Santa Gertrudes de Nivelles, Virgem. Santa Gertrudes de Nivelles

+ Holanda, 659. Filha do Bem-aventurado Pepino de Landen e da Bem-aventurada Ita. Com a morte de Pepino, mãe e filha fundam o convento de Nivelles, no qual ingressaram, Gertrudes como abadessa aos 20 anos.

18 - Santo Anselmo de Luca, Bispo.

+ Luca, 1086. Sobrinho do Papa Alexandre II, retirou-se de sua diocese de Luca para fazer-se monge beneditino. São Gregório VII chamou-o de volta àquela Sé episcopal, onde tentou reformar os cônegos relaxados, que se revoltaram. O Papa os excomungou. Com o apoio do Imperador, os rebelados expulsaram Santo Anselmo da cidade.

São José19 - São José,
Esposo da Santíssima Virgem,
Patrono da Igreja
Universal e da Boa Morte
.






20 - São Martim de Braga, Bispo.

+ Mondonhedo (Espanha), 580. Monge na Palestina, evangelizou depois a Galícia, na Espanha. Como Bispo de Braga, tornou-se metropolitano de toda a Galícia.

21 - São Endeus ou Enda, Confessor.

+ Arranmore (Irlanda), 590. Brilhante militar, irmão de Santa Fanchea, é considerado o fundador do monasticismo na Irlanda. Teve como discípulos os Santos Kleran e Brendan.

22 - São Deogracias, Bispo.

+ Cartago, 457. Bispo dessa cidade, ao norte da África.

23 - São Toríbio de Mongrovejo, Bispo.São Toríbio de Mogrovejo

+ Lima, 1660. "Arcebispo (de Lima), por cujos labores a fé e a disciplina eclesiástica se disseminaram pela América" (do Martirológio Romano).

24 - São Simão de Trento, Mártir.

+ 1475. Menino de dois anos e meio, seqüestrado por judeus nas vésperas da Páscoa, foi cruelmente martirizado. A Santa Sé concedeu o culto litúrgico do Santo mártir e sua inscrição no Martirológio Romano em 1588.

25 - ANUNCIAÇÃO DO ANJO E ENCARNAÇÃO DO VERBO

São Ludgero26 - São Ludgero, Bispo e Confessor.

+ Münster (Alemanha), 809. Tendo convertido muitos saxões ao cristianismo, Carlos Magno empenhou-se em sua nomeação como primeiro Bispo de Münster.



27 - São João do Egito, Anacoreta.

+ 394. Murou-se em uma ermida com apenas uma pequena janela, de onde pregava aos sábados e domingos para grande número de peregrinos.

São Gontran Rei28 - São Gontran Rei, Confessor.

+ Châlons (França), 592. Rei da Borgonha, após divorciar-se e mandar executar seu médico, ficou cheio de remorsos e abandonou as pompas do mundo. Empregou então sua fortuna na construção de igrejas e mosteiros e na distribuição de esmolas, vivendo na mais rigorosa penitência.

29 - São Cirilo de Heliópolis, Diácono e Mártir.

+ Líbano, 362. Tendo Juliano, o Apóstata, reintroduzido o paganismo no Império, esse diácono destruiu muitos ídolos, tendo sido por isso "seu fígado arrancado de seu abdômen e devorado pelos pagãos como bestas selvagens" (do Martirológio Romano)

30 - São João Clímaco, Confessor.

+ Monte Sinai, 605. Ingressando aos 16 anos no mosteiro situado nesse monte, abandonou-o mais tarde para viver em maior solidão. Aos 75 anos foi chamado de volta e eleito Abade. Seu livro Clímax, ou Escada da Perfeição, do qual lhe veio o cognome Clímaco, foi das obras mais apreciadas na católica Idade Média.

31 - São Guy de Pomposa, Abade.

+ Itália, 1046. Por sua santidade e sabedoria, atraiu tanta gente a seu mosteiro, que foi obrigado a fundar outro. A seu pedido, São Pedro Damião ministrou a seus monges aulas sobre as Sagradas Escrituras durante dois anos.

Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão