Setembro de 2005
Santos e Festas de Setembro
Santos e Festas do Mês

1

Santa Margarida de Riéti, Virgem

+ Florença, 1770. De abastada família, grande mística, entrou para o Carmelo aos 19 anos, vindo a falecer aos 23 incompletos. Pelo seu empenho em não aparecer, ficou conhecida como a Santa da Vida Oculta.

2

Santo Antônio, Mártir

+ Síria, séc. IV. “Jovem cristão de 20 anos, cortador de pedras por profissão, quebrou em pedaços ídolos pagãos. Por esse motivo, foi condenado a morrer na própria construção de uma igreja em que estava trabalhando” (do Martirológio Romano - Monástico).

Primeira Sexta-feira do mês

3

São Gregório Magno, Papa

São Remáculo, Bispo e Confessor

+ Stavelot, 664. Natural da Aquitânia, em sua juventude converteu Bourges num centro de vida cristã e de piedade. Santo Elói, ministro do rei merovíngio Dagoberto, indicou-o para a sé de Maastricht, cujos cristãos estavam ainda tão ligados à sua origem bárbara, que assassinavam seus pastores. Para apaziguá-los, Remáculo convenceu o rei de que a solução seria estabelecer lá vários mosteiros.

Primeiro sábado do mês

4

Patriarca Moisés, Profeta

+ Palestina, séc. XIII a.C. Profeta e Legislador. “Recebeu de Deus a missão de libertar o povo de Israel oprimido no Egito pelo Faraó. Falava com Deus face-a-face como se fala a um amigo” (do Martirológio Romano - Monástico).

5

São Bertino, Confessor

+ Luxeuil (França), 700. Este Patriarca fundou com Santo Omer a Abadia de Luxeuil, da qual 22 monges foram elevados às honras dos altares.

6

Seis Bispos Africanos, Mártires

+ África, séc. VI. Estes prelados, “como verdadeiros pastores, ofereceram suas vidas por seus rebanhos durante a perseguição do Rei Hunerico” (do Martirológio Romano).

7

Santa Regina de Alésia, Virgem e Mártir

+ Borgonha, Séc. II. Seu culto na Borgonha “é documentado desde o século V por uma basílica edificada sobre seu sarcófago. Uma tradição designa assim o lugar do martírio de Alésia: ‘Aqui César venceu a Gália; aqui uma virgem venceu César’” (do Martirológio Romano - Monástico).

8

NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA

9

São Pedro Claver, Confessor

+ Cartagena (Colômbia), 1654. Apóstolo dos Negros, nasceu na Espanha e partiu para a então Nova Granada, dizendo: “Quero passar toda minha vida trabalhando pelas almas, salvá-las e morrer por elas”. Foi o que fez por mais de 40 anos entre os negros, morrendo vítima de moléstia contraída ao atender empestados.

10

Santa Pulquéria Imperatriz, Viúva

+ Bizâncio, 453. Batizada por São João Crisóstomo, ainda jovem fez, com suas duas irmãs mais novas, o voto de virgindade. Aos 15 anos sucedeu ao pai, pois seu irmão, Teodósio II, ainda não havia atingido a maioridade. Tendo que se afastar da corte devido aos ciúmes da cunhada, a ela voltou a pedido do Papa São Leão, a fim de combater as heresias de Eutiques. Com a morte do irmão, tornou-se imperatriz. Para estabelecer sua autoridade, casou-se com o general Marciano, com quem viveu em estado de continência.

11

São João-Gabriel Perboyre, Mártir

+ China, 1840. Depois de haver trabalhado na formação da juventude em várias escolas católicas da França, foi enviado para a missão da China. Deus atendeu seu pedido, concedendo-lhe a graça do martírio numa inesperada perseguição.

12

Santíssimo Nome de Maria.

13

Santo Amado, Confessor

+ França, 627. Primeiro eremita, entrou depois para o mosteiro de Luxeuil, de onde saiu com São Romárico para fundar o mosteiro dúplice de Remiremont. Estabeleceu entre as monjas o ofício perpétuo, dividindo-as em sete coros que se revezavam dia e noite, cantando o louvor divino.

                                                       São João Crisóstomo
                                                                
(vide Vidas de Santos) 

                                                                           

                                                                  14

São João Crisóstomo
(vide p.
14

EXALTAÇÃO DA SANTA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

15

NOSSA SENHORA DAS DORES
(vide p. 5)

16

Santa Edite, Virgem

+ Wilton (Inglaterra), 984. “Filha do Rei Edgar, da Inglaterra. Consagrada a Deus desde a mais tenra infância (no Mosteiro de Santa Maria, em Wilton), morreu aos 23 anos, pranteada unanimemente por suas irmãs” (do Martirológio Romano - Monástico).

17

São Roberto Belarmino, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja.

Santa Hildegarda, Virgem

+ Alemanha, 1179. Grande mística, ficou célebre devido às suas visões, palavras e escritos, sendo a glória da Ordem beneditina na Alemanha.

18

Beato João Macias, Confessor

+ Lima, 1645. Contemporâneo de São Martinho de Porres, e dominicano como ele, embora em outro convento de Lima. Foi exímio em todas as virtudes, principalmente na obediência e pureza.

19

Aparição de Nossa Senhora em La Salette (França)

Em 1846, a dois pastorinhos, Maximino e Melânia, recomendando a oração quotidiana e a santificação dos domingos.

20

Santos Eustáquio e Companheiros, Mártires

+ Roma, 120. Eustáquio foi um dos maiores generais do exército romano imperial e notável por sua caridade, apesar de pagão. Numa caçada, o cervo que perseguia voltou-se para ele com uma cruz entre os chifres. Eustáquio converteu-se e sofreu o martírio com a esposa e dois filhos, assados dentro de enorme estátua de metal aquecida.

São Mateus, Apóstolo
21

São Mateus, Apóstolo.

São Castor, Bispo e Confessor

Apt (França), séc. V. Bispo de Apt, localidade próxima de Avinhão, incentivou a vida monástica. Pediu ao famoso anacoreta Cassiano que lhe escrevesse a respeito dos exercícios e usos monásticos da Tebaida, no Egito, a fim de aplicá-los no Convento de São Faustino, que fundara.

Santo Emerano
22

Santo Emerano, Bispo e Mártir

+ Alemanha, séc. VII. Apóstolo da Baviera, foi martirizado pelos pagãos. Sobre o seu túmulo foi erguida a Abadia beneditina de Kleinchelfendorf, que se tornou lugar de peregrinação.

23

Santa Tecla, Virgem e Mártir

Santa Tecla
+ Selêucia (Turquia), séc. I. Convertida por São Paulo, sofreu inúmeras perseguições para conservar seu voto de virgindade, saindo incólume do tormento da fogueira, dos leões e das serpentes. Embora depois disso a tenham deixado livre, ela é considerada pelos Padres da Igreja como a “primeira das mulheres mártires”, e “semelhante aos Apóstolos” (do Martirológio Romano).

24

Nossa Senhora das Mercês

25

Beato Hermano Contractus, Confessor

+ Baden, 1054. Filho de condes, foi vítima de um traumatismo obstétrico ao nascer, e teve que ser carregado no colo durante toda sua vida. Daí o cognome de Contractus ou Entrevado. Mas a Providência compensou essa lacuna corporal com dons de inteligência, que lhe mereceram outro cognome, o de Maravilha do século, por sua ciên­cia e virtude.

Santa Teresa Courdec
26

Santa Teresa Courdec, Virgem

+ Lião, 1885. Fundadora da Congregação de Nossa Senhora do Cenáculo, dedicada à obra dos retiros espirituais para senhoras, sofreu toda sorte de humilhações, ingratidões e rivalidades, sendo destituída do cargo de Superiora da obra que fundara, e foi-lhe negado mesmo o título de Fundadora.

27

São Vicente de Paulo, Confessor.

28

Santa Eustóquia, Virgem

+ Palestina, 418. Virgem romana que, com sua mãe Paula, mudou-se para a Palestina a fim de se tornarem religiosas sob a direção de São Jerônimo.

29

Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael

30

São Jerônimo, Confessor e Doutor da Igreja.

Santo Honório, Bispo e Confessor

+ Cantuária, 653. Discípulo e sucessor de Santo Agostinho na sé de Cantuária, seguiu-lhe os passos na evangelização dos anglo-saxões.

__________

Nota: Os Santos aos quais já fizemos referência em Calendários anteriores têm aqui apenas seus nomes enunciados, sem nota biográfica.

* * *

Intenções para a Santa Missa em setembro

Será celebrada pelo Revmo. Padre Davi Francisquini, nas seguintes intenções:

Neste mês, no qual se comemora, no dia 14, a Exaltação da Santa Cruz, será rogado à Divina Providência, por meio de Nossa Senhora das Dores, que nosso País — nascido com o tão significativo nome de Terra de Santa Cruz — permaneça sempre fiel nas vias da Civilização Cristã. Para isso, pedir-se-á que não se promulguem em nossa Pátria leis abomináveis que favoreçam o crime do aborto, o qual viola gravemente a Lei de Deus.

<> O <>

Intenções para a Santa Missa em outubro

Em louvor a Nossa Senhora Aparecida como Padroeira e Rainha do Brasil. Pedindo que Ela zele muito especialmente por todos os brasileiros, a fim de que sejam seus súditos inteiramente fiéis. Para que o Brasil jamais se afaste da maternal proteção de sua Rainha, particularmente na atual crise que assola o País, e que cada brasileiro passe a corresponder às abundantes graças concedidas pela Padroeira.

__________