Janeiro de 2013
Os três reis magos - representantes dos povos e da fidelidade
Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão
Excertos

 

 

Os Três Reis Magos — representantes dos povos e da fidelidade

            Plinio Corrêa de Oliveira

No dia 6 de janeiro celebra-se a festa da Epifania do Senhor (a manifestação de Jesus a todos os povos, representada na adoração feita pelos Três Reis Magos — Gaspar, Melchior e Baltasar). Celebramos com o coração jubiloso o início de uma feliz esperança.

Se esses magos eram reis, costuma-se pôr em dúvida. A meu ver essa dúvida tem um certo aspecto “republicanizante”; é uma forma de proclamar a república na festa dos Reis — um 15 de novembro no

 

 

Altar da Catedral de São Martinho( Mainz, Alemanha)

dia 6 de janeiro... Porque a Cristandade, servida por uma tradição venerável, em todos os tempos acreditou que os três sábios eram reis. Essa tradição é contínua e não deixa de ter alguma consonância com passagens da Sagrada Escritura que falam de reis vindos de longe para adorar o Messias. Tal tradição de si mesma merece fé, merece crença e não vejo nenhuma razão para duvidar ou afirmar que não foram reis.

Eu compreendo que pode atrapalhar a ala esquerdista do Concílio o fato de terem sido reis — representando os vários povos — os chamados a adorar Nosso Senhor desde Menino.

Vamos encontrar algo de parecido com isso aos pés da Cruz: Nossa Senhora, São João e as santas mulheres, representando tudo quanto houve de bom e fiel no passado, há no presente e haverá no futuro.

Pode-se perguntar se essa consideração se aplica aos homens fiéis em nossos tempos. Aqueles que devem representar o dever da fidelidade aos pés da Igreja perseguida, humilhada, lançada na pior das confusões de sua História. Nossa Senhora quis que representássemos a fidelidade, a pureza, a ortodoxia, a intrepidez, o espírito de iniciativa, de ataque, de ação, no momento em que tudo deveria falar em recuo, em transigência, em fuga.

Aqueles que representam a fidelidade são para Nossa Senhora o que Verônica foi para Nosso Senhor. Enxugando a Divina Face, Verônica representou o mundo inteiro. Toda alma piedosa sente-se representada por ela. Assim como representada pelos Três Reis Magos.

____________________________________________________________________

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 5 de janeiro de 1965. Sem revisão do autor.

Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão