Junho de 2006
Na França, Centro de Estudos inaugurado pelo Cardeal Medina
Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão
Ação Contra-Revolucionária

Na França, Centro de Estudos inaugurado pelo Cardeal Medina

Centro de Estudos para a formação de jovens católicos , provenientes, de modo especial, de países europeus, foi inaugurado na cidade de Creutzwald, na Lorena, a pequena distância da fronteira alemã

Renato Murta de Vasconcelos

Centro de Estudos Notre Dame de la Clairière, inaugurado pela Federação Pró Europa Cristã no dia 7 de maio último, terá sua sede numa bela casa de campo (villa) do início do século passado, inteiramente restaurada e adaptada às suas novas funções. Construída na orla da floresta de Warnd, rodeada de árvores seculares, longe do bulício das grandes cidades, a propriedade oferece condições excepcionais para o estudo, reflexão e oração.


O Cardeal Medina durante...
O ato de inauguração foi honrado com a presença de S. Emª. o Cardeal Jorge Arturo Medina Estevez, ex-prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e protodiácono do Colégio Cardinalício; de Sua Alteza Imperial e Real Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil, além de membros de TFPs de diversos países europeus.





...a celebração da Santa Missa
Na homilia da Missa que celebrou na recolhida, austera e bela capela do Centro de Estudos Notre Dame de la Clairière, o Cardeal Medina foi acolitado por um sacerdote, abbé Benoît Merlyi, do Instituto Cristo Rei. Reportando-se às comemorações litúrgicas da Semana Santa, salientou o Cardeal que na vida há momentos de tristeza e de alegria, e que o católico não pode se deixar abater nas horas difíceis. Depois da Santa Missa, com suas vestes pontificais, abençoou solenemente as dependências do Centro de Estudos. Em seguida, em roda de conversa num dos salões da casa, manteve com membros das associações que compõem a Federação Pró Europa Cristã uma animada conversa, durante a qual sua grande cultura, o brilho de sua inteligência e a vivacidade de sua personalidade a todos cativaram.

* * *

Ao meio-dia, numa grande tenda montada no jardim, foi servido o almoço para cerca de 150 convidados, boa parte deles proveniente de Creutzwald e redondezas. Esteve também presente o prefeito da cidade, ex-Senador da República Francesa, Sr. André Bohl.








Flagrantes do almoço servido numa tenda

Na mesa de honra, presidida pelo Cardeal Medina, além do Príncipe Dom Bertrand, encontravam-se ainda Dr. Caio Xavier da Silveira, Dr. Mário Navarro da Costa, diretor do Burô-TFP de Washington; Sr. Benoît Bemelmans, presidente da TFP francesa; Sr. Juan Miguel Montes, diretor do Burô-TFP de Roma; Sr. Carlos Schaffer, diretor da Österreichische Jugend de Viena; Sr. Slawomir Olejnicak, presidente do Instytut Pe. Piotr Skarga de Cracóvia; Sr. Silvio dalla Valle, diretor de Luci sull´Est de Milão; Sr. Nelson Fragelli, diretor de Droit de Naître de Paris. Em outras mesas, presentes também o Sr. Benno Hofschulte, presidente da Deutsche Vereinigung für eine Christlische Kultur e.V. (Associação Alemã pró-Civilização Cristã) e Sr. Jorge Saidl, diretor da Krikšcioniškosios kulturos gynimo asociacija (Associação lituana de defesa da Cultura Cristã).

* * *

...no jardim
Ao final do almoço, o Sr. Mathias von Gersdorff, presidente da Federação Pró Europa Cristã, expressou sua esperança de que esse Centro de Estudos se torne um eficiente foco de formação especialmente de jovens contra-revolucionários de toda a Europa, não só ocidental mas também oriental. Em breves palavras, o Sr. Bemelmans agradeceu o empenho dedicado daqueles que tornaram possível a abertura do Centro de Estudos.

Antes das orações finais, o Cardeal Medina fez questão de manifestar seu contentamento com a iniciativa de Pró Europa Cristã. Enfatizou a importância de os leigos também fazerem apostolado. E após uma última bênção, retornou a Frankfurt, onde embarcou de volta a Roma.

1 | 2 | 3 Continua
Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão