Novembro de 2006
Diagnóstico da crise
Excertos

Diagnóstico da crise

Atualmente muito se fala da profunda crise que assola o País. Tudo parece insolúvel, como se o Brasil padecesse de uma doença incurável. Muitos percebem que se trata de uma crise de origem moral, mas ninguém aponta a solução realmente eficaz. Entretanto, já em 1932, Plinio Corrêa de Oliveira diagnosticou o problema e indicou a solução ideal — a única possível e de ordem moral: a recristianização do Brasil.




* * *



Ouro Preto

“O mal de que padecemos tem origem exclusivamente moral. Este é o ponto de partida de todas as nossas considerações, relativamente às crises políticas, econômicas e sociais que nos assoberbam.

Ora, um mal moral, só com um remédio de ordem moral pode ser curado. Dado que o remédio moral por excelência é o catolicismo, uma solução, e uma única, vemos nós para os graves problemas com que lutam nossos estadistas: a recristianização do Brasil.

Daí nossa firme resolução de não encarar nossos problemas políticos senão pelo ponto de vista estritamente religioso, fazendo assim obra de verdadeiros patriotas”.(*)

___________

(*) Trecho do artigo de Plinio Corrêa de Oliveira, publicado em “O Século”, Rio de Janeiro, 3-4-1932.