Maio de 2013
Festas de Maio
Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão
Santos e Festas do Mês

 

1

São José, Esposo da Santíssima Virgem. De estirpe real e operário

2

Santo Atanásio, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja

+ Alexandria (Egito), 373. Grande defensor da fé contra a heresia ariana. Exilado cinco vezes por imperadores favoráveis aos heresiarcas, suportou toda sorte de calúnias de seus inimigos.

3

 Santos Felipe e Tiago Menor, Apóstolos

+ Século I. São Felipe deixou a casa, mulher e filhos em Betsaida para seguir Nosso Senhor, sendo martirizado em Hierápolis, na Frígia (Ásia Menor). São Tiago Menor, primo de Nosso Senhor, foi o primeiro Bispo de Jerusalém, onde sofreu o martírio. É autor de uma admirável epístola.

Primeira sexta-feira do mês

4

São Roberto Lawrence, Abade, Mártir

+ Tyburn (Inglaterra), 1535. Abade da cartuxa de Beauvale, em Nottinghamshire. Tendo recusado o Ato de Supremacia, pelo qual o rei herético Henrique VIII se nomeava cabeça da Igreja na Inglaterra, foi barbaramente torturado e enforcado.

Primeiro sábado do mês

5

Santo Hilário de Arles, Bispo

+ França, 449. De família pagã, da alta nobreza, exercendo elevado cargo no governo, renunciou a tudo quando foi convertido por seu parente Santo Honorato, a quem seguiu no mosteiro de Lérins e sucedeu depois no bispado de Arles.

6

São João Apóstolo, na Porta Latina

+ Século I. O imperador Domiciano o fez lançar, aos 90 anos, em uma caldeira de azeite fervente junto à Porta Latina, em Roma, mas o Apóstolo virgem saiu rejuvenescido. Foi então desterrado para a ilha de Patmos, sendo o único Apóstolo que não morreu mártir.

7

São João de Beverly, Bispo

+ Inglaterra, 721. Monge beneditino e depois bispo de York, onde sucedeu a São Bosa. Notável por sua contemplação contínua, santidade de vida e dom de milagres, teve sua biografia escrita por São Beda, o Venerável, a quem ordenara sacerdote.

8

São Pedro de Tarantésia, Bispo e Confessor

+ França, 1174. Entrou para o mosteiro cisterciense de Bonnevaux. Nomeado arcebispo de Tarantésia, reformou a disciplina eclesiástica, substituiu o clero corrupto de sua catedral por cônegos regulares e desapareceu, para ser irmão leigo em um convento na Suíça. Encontrado, teve que reassumir suas funções.

9

ASCENSÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

São Beato de Vendôme, Confessor

+ França, séc. III. Missionário na Gália antiga. Por suas palavras, exemplo e santidade de vida, converteu inúmeros pagãos.

10

Santo Antonino de Florença, Bispo e Confessor

+ Florença, 1459. Antonio, conhecido pelo diminutivo por causa de sua pequena estatura, tornou-se célebre por sua doutrina e obras. Defendeu o Papado no Concílio de Basiléia e a sã doutrina católica no de Florença, contra os autores do cisma grego.

11

São Francisco de Girolamo, Confessor

+ Nápoles, 1716. Pregador popular, jesuíta, passou a vida evangelizando o sul da Itália, onde seus sermões atraíam multidões. "Mostrou maravilhosa caridade e paciência em procurar a salvação das almas" (do Martirológio Romano).

12

São Domingos de la Calzada, Confessor

+ Espanha, 1109. Este eremita teve a singular vocação de tornar menos rude o caminho dos inúmeros peregrinos que iam a Compostela, construindo para eles uma estrada (calzada), uma ponte e uma hospedaria

13

Primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, em 1917

14

São Matias, Apóstolo e Mártir

+ Século I. Um dos 72 Discípulos de Cristo, foi eleito à sorte para substituir o infame traidor Judas Iscariotes no Colégio Apostólico (antes sua celebração era no dia 24 de fevereiro).

15 

São Matias, Apóstolo e Mártir

+ Século I. Um dos 72 Discípulos de Cristo, foi eleito à sorte para substituir o infame traidor Judas Iscariotes no Colégio Apostólico (antes sua celebração era no dia 24 de fevereiro).

16

São João Nepomuceno, Mártir

+ Praga, 1393. Consagrado a Deus pelos pais desde o nascimento, tornou-se confessor da rainha e "cônego da catedral. Tentado em vão (pelo rei Wenceslau) a trair o sigilo confessional, foi lançado ao Rio Moldávia, merecendo assim a palma do martírio" (do Martirológio Romano).

17

São Pascoal Bailão, Confessor

+ Valência, 1592. Irmão leigo franciscano, de pureza angélica, passava horas diante do Santíssimo Sacramento. Recebeu aí a profunda ciência com que refutava os hereges e explicava sabiamente os mistérios de nossa fé.

 

18

São João I, Papa e Mártir

+ Ravena (Itália), 526. "Aprisionado por Teodorico, rei ariano da Itália, por causa de sua fé católica, foi longamente afligido na prisão até morrer. Seu corpo foi levado a Roma e enterrado na basílica de São Pedro" (do Martirológio Romano).

19

DOMINGO DE PENTECOSTES

Santos Pudêncio, Mártir, e Pudenciana, Virgem

+ Roma, séc. II. Pudêncio foi um senador romano batizado pelos Apóstolos e martirizado por sua fé, sorte que coube também a uma de suas filhas, Santa Praxedes. A outra filha, Pudenciana, após ter reverentemente sepultado muitos mártires e distribuído sua fortuna entre os pobres, faleceu santamente aos 16 anos de idade.

20

São Bernardino de Siena, Confessor

+ 1444. "Astro luminoso para toda a Itália por sua doutrina e santidade" (do Martirológio), difundiu a devoção ao Santo Nome de Jesus, convertendo muitas almas e aplacando discórdias civis. Foi um precursor das reformas adotadas mais tarde pelos concílios de Latrão e Trento.

21

Santo André Bobola, Mártir

+ Polônia, 1657. Oriundo de uma das mais antigas famílias da Polônia, entrou para a Companhia de Jesus, dedicando-se à pregação na Lituânia e depois na Polônia. Foi martirizado por cossacos russos cismáticos com tais requintes de maldade que a Sagrada Congregação dos Ritos afirma ter sido o martírio mais cruel já apresentado àquela Sagrada Congregação.

22

Santa Rita de Cássia

+ Itália, 1457. Durante 18 anos suportou as asperezas e infidelidades de um marido de caráter brutal, a quem converteu com sua paciência e espírito sobrenatural. Tendo ele sido assassinado, pediu a Deus a morte dos filhos, que queriam vingar a do pai. Após a morte do marido e dos filhos, entrou para o convento das agostinianas, onde recebeu na fronte um dos espinhos da coroa do Salvador. Operou tantos milagres, que passou a ser conhecida como a "advogada das causas perdidas" e "santa dos impossíveis".

23

São Desidério, Bispo e Mártir

+ França, 607. Por reforçar a disciplina eclesiástica (que estava relaxada), combater a simonia (venda de bens eclesiásticos) e denunciar a conduta imoral da rainha Brunilda, esta o acusou de paganismo ao Papa. Exonerado e banido, retornou quatro anos depois, sendo assassinado por ordem do rei Teodorico, a quem também tinha publicamente censurado.

24

Nossa Senhora Auxiliadora

 

25

São Beda, o Venerável, Confessor e Doutor da Igreja

+ Wearmouth-Jarrow (Inglaterra), 735. Um dos homens mais sábios de seu tempo, é considerado o Pai da história inglesa.

 

26

Domingo da Santíssima Trindade

São Felipe Néri, Confessor

+ Roma 1595. Fundador da Congregação do Oratório, que tinha como principal finalidade a renovação da vida cristã entre os leigos de Roma.

27

Santo Agostinho de Cantuária, Bispo e Confessor

(Vide seção "Vidas de Santos")

28

São Bernardo de Montjoux, Confessor

+ Aosta, 1081. Vigário Geral da diocese de Aosta, durante mais de 40 anos trabalhou como missionário na região dos Alpes. Fundou duas hospedarias nos passos chamados Pequeno e Grande São Bernardo, onde estabeleceu um mosteiro de monges agostinianos que se dedicaram a socorrer, com seus grandes cães, viajantes extraviados na neve.

29

São Cirilo de Cesaréia, Mártir

+ Ásia Menor, 251. Menino ainda, abraçou o Cristianismo sem o conhecimento do pai. Este o expulsou de casa e o denunciou. Como se negou a renunciar à verdadeira fé, foi decapitado.

30

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

São Fernando III de Castela, Confessor

+ Sevilha, 1252. Primo-irmão de São Luís IX de França, expulsou os mouros de Ubeda, Córdoba, Cádiz e Sevilha. Sábio governante e excelente administrador, fundou a Universidade de Salamanca, reconstruiu a catedral de Burgos e converteu a mesquita de Sevilha em catedral.

31

VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA A SANTA ISABEL

 

 

_______________

Nota:

Os Santos aos quais já fizemos referência em calendários anteriores têm aqui apenas seus nomes enunciados, sem nota biográfica.

 

 

Intenções para a Santa Missa em maio

Será celebrada pelo Revmo. Padre David Francisquini, nas seguintes intenções:

 

Neste 96º aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora aos três pastorzinhos de Fátima, Missa em seu louvor e suplicando a plena correspondência da humanidade à Mensagem que Ela veio trazer ao mundo em 1917. A Santa Missa terá uma menção especial dedicada a todas as mães dos leitores e simpatizantes de Catolicismo.

Intenções para a Santa Missa em junho

 

   • Suplicando ao Sagrado Coração de Jesus (festa comemorada pela Igreja no dia 7 de junho) e ao Imaculado Coração de Maria (neste ano, sua festividade é celebrada no dia 8 de junho) graças e bênçãos especiais para todos os nossos colaboradores e suas respectivas famílias. E também rogando a São Pedro e São Paulo (celebrados no dia 29 de junho) especial proteção à Santa Igreja contra as investidas do demônio e de seus asseclas.   

Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão