Novembro de 1996
Está o Brasil à beira de um castigo divino?
Capa

Homossexualidade fulminada por Doutores da Igreja e pelo Magistério Eclesiástico

* Santo Agostinho (354-430): "As devassidões contrárias à natureza devem ser condenadas em todas as partes e sempre, como o foram os pecados de Sodoma. Ainda que todos os povos os cometessem, cairiam na mesma culpabilidade de pecado, segundo a lei de Deus que não fez os homens para assim usarem dele". (Confissões, C. III, p. 8).

* Santo Tomás de Aquino (1224-1274): o Doutor Angélico coloca a homossexualidade na mesma faixa de pecados torpíssimos como o de canibalismo (Suma Teológica, II-II, q. 142, a. 4). E ensina que, "como no vício contra a natureza o homem viola as leis naturais, .... dito pecado é gravíssimo". E faz sua a doutrina de Santo Agostinho acima reproduzida. (Suma Teológica, II-II, q. 154, a. 12).

* São Pio V, Papa (1504-1572): "Aquele horrendo crime, por culpa do qual as cidades corrompidas e obscenas foram queimadas pela condenação divina, marca com intensíssima dor e golpeia fortemente nossa alma, levando-Nos a reprimir tal crime com o máximo zelo possível". (Constituição Horrendum illud scelus).

Papa São Pio X

* São Pio X, Papa (1835-1914): Em seu Catecismo, o "pecado impuro contra a natureza" é classificado em segundo lugar por sua gravidade, após o homicídio voluntário, entre os pecados que "clamam por vingança ante o conspecto de Deus" (Catecismo maior, n. 966).

"Diz-se -- explica o Catecismo -- que estes pecados clamam por vingança ante o conspecto de Deus, porque o diz o Espírito Santo e porque a sua iniqüidade é tão grave e manifesta que provoca Deus em puni-lo com os mais severos castigos" (n. 967).

* * *

_____________________

Notas:

1 - As citações do texto do Projeto e de sua justificação foram retiradas do "Diário da Câmara dos Deputados", 21-11-1995, pp. 5827-8.

2 - O "Diário do Grande ABC", de 30-6-96, nessa mesma linha, informa: "A deputada Marta Suplicy (PT-SP), autora do Projeto, conseguiu montar a comissão com uma composição totalmente favorável à sua aprovação. Lá estão, por exemplo, o verde Fernando Gabeira (PV-RJ), que já declarou ter vivido experiências homossexuais, o ex-guerrilheiro José Genoíno (PT-SP), o ex-presidente da CUT, Jair Meneguelli (PT-SP), o ex-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Lindberg Farias (PC do B-RJ), e pelo menos seis deputadas afinadas com as causas feministas e das minorias".

3 - "Folha de S. Paulo", 6-9-96

4 - Revolução e Contra-Revolução, parte I, cap. V, 3ª edição, Chevalerie Artes Gráficas e Editora Ltda., 1993).

5 - Cfr. Castigos coletivos: punição divina pelos pecados cometidos por nações e povos, in Catolicismo nº 537, Setembro 1995, pp. 6-10.

voltar 1 | 2 | 3 | 4