Fevereiro de 2017
França Retornando às tradições católicas
Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão
Ação Contra-Revolucionária

França: Retornando às tradições católicas

      Santiago Laia

Composta de nove associações atuantes em sete países do continente europeu, a Fédération Pro Europa Christiana (FPEC) promoveu na região da Lorena, França, um programa visando preservar uma das maiores tradições da herança católica: o Natal!

 

São Nicolau, o grande defensor dos lorenos

No dia 4 de dezembro último, na pequena cidade de L’Hôpital, Jean-François Tritschler, chanceler da irmandade de Yutz e magistrado honorário, recordou traços excepcionais da vida do patrono da Lorena: São Nicolau.

A vida do grande santo foi relatada através de 14 pequenos painéis de madeira, pintados no século XVI, a fim de instruir os peregrinos do Santuário de Saint Nicholas du Port. Além de descrever brilhantemente sua história e seus milagres, o palestrante procurou ressaltar que esses painéis são uma das inúmeras referências existentes na região da Lorena a São Nicolau, cuja santidade continua a atrair a devoção de incontáveis fiéis ainda em nossos dias.

Interlúdios instrumentais e vocais, compostos em sua honra desde tempos medievais, tornaram a exposição ainda mais fiel à vida do santo. Músicas tradicionais da Lorena, executadas pelos jovens da Fédération, fizeram da conferência uma viagem através dos séculos, pela qual as pessoas presentes puderam reavivar em suas almas belas tradições da região.

Após a conferência, foi servido um buffet na sede social da Fédération, localizada na cidade de Creutzwald. Esse encontro deu ensejo para se conhecer pessoalmente o conferencista, Monsieur Tritschler, e conversar um pouco mais sobre o tema de sua palestra.

 

Visita ao Presépio

Na mesma cidade francesa, já se tornou tradição a FPEC abrir ao público as portas da Villa Notre-Dame de Clairière durante todo o período do Natal e de fim de ano, para a visita ao presépio armado pelos seus jovens voluntários.

         A inauguração do presépio ocorreu na tarde de 17 de dezembro, na presença do Revmo. Padre David Meyer, do senador honorário André Bohl e do vice-presidente do Conselho Departamental, Jean Paul Dastillung.

Em carro alegórico, grupos de crianças eram conduzidos da sala sociocultural de Creutzwald até o presépio, onde se realizava a quinta edição do festival de Natal para crianças carentes, organizada pela FPEC em parceria com associações de caridade da região.

Transportadas a um ambiente festivo e ameno, ao chegarem junto ao presépio as crianças e suas famílias eram surpreendidas por canções natalinas tocadas pelo coro Melodissimo, sob a direção de Emmanuel Baussen.

O presépio da Fédération permaneceu aberto ao público nos dias 18, 22, 23, 26 e 27 de dezembro. Essas visitas foram ocasião propícia para tomar conhecimento do trabalho da FPEC na França, ou para estreitar vínculos já existentes com a entidade para aqueles que já a conheciam.

 

Concerto de Natal e de Epifania

Encerrando a série de eventos, na tarde de 8 de janeiro, sob intenso frio, realizou-se na Igreja Sainte-Croix de Creutzwald um concerto de músicas tradicionais do Natal e da Epifania.

O coro Corelli, dirigido por Pierre Adolphe, diretor do Conservatoire de musique et de danse da cidade de Saint-Avolt, conquistou em pouco tempo o entusiasmo do público. Canções como O Santissima, Adeste Fideles e Les Anges dans nos campagnes marcaram a apresentação.

Nos intervalos musicais, Pascal Flaus, presidente da Sociéte d’Histoire du Pays Naborien, descreveu sucintamente a história e as tradições do Natal relacionadas com as músicas cantadas, dando assim uma rara nota histórica e religiosa ao evento.

Aplaudidos de pé, o coro Corelli encerrou o concerto com a tradicional canção natalina Stille Nacht. Edmundo Bianchini, representante da Fédération Pro Europa Christiana na região da Lorena, convidou então todos os presentes a se dirigirem à sede da entidade, a fim de prestar as últimas homenagens ao Menino-Deus junto ao presépio e participar de um buffet.

Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão