Castelo de Sant'Angelo
Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão
Ambientes, Costumes e Civilizações

Castelo de Sant´Angelo

Escabelo para os pés do Arcanjo São Miguel

Plinio Corrêa de Oliveira

Na ilustração ao lago, vemos o rio Tibre em Roma, com a ponte que conduz ao castelo de Sant´Angelo.

Ao longo dessa ponte monumental, construída para resistir aos séculos, percebem-se imagens de anjos. Os fiéis que transpõem lentamente a ponte, rezando diante dessas imagens certas orações prescritas pela Igreja, ganham indulgência plenária, desde que depois visitem o castelo.

* * *

Os antigos imperadores romanos pagãos tinham o hábito de construir para si monumentos nos quais se faziam sepultar. E este, inserido na cidade de Roma, que serviu de base para o futuro castelo de Sant'Angelo, foi mandado construir pelo Imperador Adriano (78 – 138), a partir do ano de 135. Na época dos romanos, chamava-se Mole Adriana (Mole significa algo com grande massa). Apresenta um diâmetro colossal, é uma afirmação do poder romano. Na Idade Média, devido às contínuas guerras, esse monumento passou a ter uma finalidade diversa.

* * *




A construção que se vê sobre a Mole foi edificada posteriormente, para diversas finalidades.

Quem olha de fora o palácio do Vaticano percebe que, em determinada altura, parte um corredor construído sobre arcadas, que atravessa o Tibre e atinge o castelo. Qual a finalidade desse corredor? Quando havia perigo iminente de o Papa ser aprisionado, ele utilizava-o para atingir o castelo. Era a suprema defesa do Pontífice. Não era simpático um Papa morar numa fortaleza, mas era muito cômodo ele ter uma à disposição para escapar de seus inimigos.

* * *




No início da Idade Média disseminou-se uma epidemia muito grave em Roma. O Papa São Gregório Magno (590 – 604) ordenou procissões na cidade em louvor a São Miguel Arcanjo, para afugentar a peste. Pouco depois, o Arcanjo São Miguel apareceu em 590 a esse Papa anunciando o fim da epidemia. E viu-se também o Arcanjo em cima da Mole Adriana, transformando portanto em escabelo para seus pés a glória de um imperador pagão. É por isso que foi colocada no alto do edifício a imagem de São Miguel, donde a denominação de castelo de Sant'Angelo.

­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________________________________

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, em 11 de novembro de 1988. Sem revisão do autor.

Comente
Leia os comentários
Envie para amigos
Versao para impressão