HOME
Calendário

1

Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo

* * *

Santo Aarão, Levita.

Santo Aarão
+ Palestina, 1250 A.C. Irmão de Moisés, foi seu delegado [porta-voz] junto ao Faraó quando das tentativas de libertar o povo hebreu do cativeiro no Egito. Foi declarado por Moisés, por ordem de Deus, o primeiro e Supremo Sacerdote da Ordem levítica.

2

Santo Oton de Bamberg, Bispo e Confessor.

+ Alemanha, 1139. “Na época da querela entre a Igreja e o Império soube, por sua correção e lealdade, servir sem choques a corte imperial e a Sé Apostólica. Pregou o Evangelho aos povos da Pomerânia e da Germânia do Norte” (do Martirológio Romano-Monástico).

Primeira Sexta-Feira do mês.

3

São Tomé, Apóstolo.

* * *

São Leão II, Papa e Confessor.

+ Roma, 683. Eloqüente pregador, notável por sua caridade para com os pobres e seu amor à música. Confirmou o III Concílio de Constantinopla, sendo elogiado no Liber Pontificalis por suas qualidades naturais e virtudes cristãs.

Primeiro Sábado do mês.

4

São Pedro e São Paulo, Apóstolos
[No presente ano, no Brasil]

* * *

São Guilherme Abade, Confessor.

+ Alemanha, 1091. Introduziu em sua Abadia de Hirschau, na Baviera, a reforma cluniacense, transformando-a num centro desse movimento, o qual se estendeu por todo o sul da Alemanha.

5

Santa Godoleva, Mártir da fidelidade conjugal.

+ Holanda, 1070. Todo o amor e consideração aparentados pelo marido antes do casamento, passaram, por instigação da mãe deste, a ódio e maus tratos. Para manter a paz doméstica e obter a conversão de seus perseguidores, Godoleva resolveu sofrer tudo pacientemente com espírito sobrenatural. Foi mandada enforcar pelo marido que, para não comprometer-se, pretextou uma viagem. Depois, moído de remorsos, confessou o crime e foi expiar seu pecado num convento.

6

Santa Maria Goretti, Virgem e Mártir.

* * *

São Rômulo de Fiésole, Bispo e mártir.

+ Itália, séc. II. “Discípulo do Bem-aventurado Apóstolo Pedro, foi enviado pelo mesmo a pregar o Evangelho, anunciando a Cristo em muitos lugares da Itália”, antes de derramar seu sangue pela fé (do Martirológio Romano).

7

São Panteno, Confessor.

+ Alexandria, séc. II. “Varão apostólico, repleto de sabedoria, tão grande era seu zelo e amor pela palavra de Deus que, abrasado de fé e piedade, saiu a pregar o Evangelho de Cristo aos povos que habitavam os mais remotos confins do Oriente” (do Martirológio Romano).

8

São Procópio, Mártir.

+ Palestina, séc. IV. Primeira vítima da perseguição de Diocleciano, segundo o historiador Eusébio, “era originário de Jerusalém e vivia como asceta. Sua cultura profana era fraca, mas a Palavra de Deus era sua força. Foi decapitado após ter confessado valorosamente sua fé” (do Martirológio Romano-Monástico).

9

Santos Mártires de Gorcum.

Santos Márires de Gorcum
+ Holanda, 1572. Dezenove católicos presos quando os calvinistas tomaram a cidade, foram enforcados por defenderem a autoridade da Igreja Católica e a Presença Real de Nosso Senhor no Santíssimo Sacramento.

10

Sete Irmãos Mártires.

+ Roma, séc. II. Estes sete irmãos, Januário, Felipe, Félix, Silvano, Alexandre, Vital e Marcial, enfrentaram o martírio sob o imperador Antonino, exortados por sua mãe, Santa Felicidade.

11

São Sigisberto, Confessor.

+ Alemanha, séc. VII. “Monge irlandês, deixou a caravana monástica de São Columbano que passava pela Suábia em direção à Itália, para fundar, junto à nascente do Reno, um novo centro de vida religiosa chamado Disentis” (do Martirológio Romano-Monástico).

12

Santos Narbor e Felix, Mártires.

+ Itália, séc. IV. Estes dois irmãos de origem africana, soldados, sofreram vários tormentos sob Maximiano, sendo por fim degolados.

13

São Silas, Confessor.

+ Macedônia, séc. I. Foi designado pelos Apóstolos para acompanhar São Paulo e São Barnabé em suas pregações aos gentios. “Cheio da graça de Deus, exerceu fervorosamente o ministério da pregação”(do Martirológio).

14

São Héraclas, Bispo e Confessor.

+ Egito, séc. III. Estudou na Escola de Alexandria, tornando-se depois Bispo dessa cidade. Sua grande fama atraía à sua Sé episcopal muitos eruditos que vinham para conhecê-lo.

15

São Tiago, Bispo e Confessor.

+ Ásia Menor, 338. Célebre asceta, mestre espiritual de Santo Efrém, famoso por sua santidade e erudição. Eleito Bispo de Nímisis, na Mesopotâmia, foi um dos que condenaram o arianismo.

16

Nossa Senhora do Carmo

17
Beato Inácio de Azevedo
Beato Inácio de Azevedo e 39 Companheiros
Mártires do Brasil.

* * *

Santa Marcelina, Virgem.

Santa Marcelina
+ Milão, Séc. IV. Irmã de Santo Ambrósio, recebeu o véu das virgens da mão do Papa Libério, na Basílica de São Pedro, em 353.

18

Santa Sinforosa e filhos, Mártires.

+ Itália, séc. III. Esposa do mártir São Getúlio, morreu também pela Fé católica juntamente com seus sete filhos, Crescêncio, Julião, Nemésio, Primitivo, Justino, Estácio e Eugênio.

19

Santo Ambrósio Autpert, Confessor.

+ França, séc. VIII. “Oficial da corte de Pepino, o Breve, foi preceptor do futuro Imperador Carlos Magno, entrando logo depois para a Abadia de São Vicente, no Ducado de Benevento. Autor muito apreciado na Idade Média, escreveu vários comentários à Sagrada Escritura e várias obras litúrgicas e hagiográficas” (do Martirológio Romano-Monástico).

20

Santo Elias, Profeta.

* * *

Santo Aurélio, Bispo e Confessor.

+ Cartago, 430. Como Bispo de Cartago, governava a Igreja da África que contava com cerca de 500 Bispos, ajudado e aconselhado por Santo Agostinho.

21

São Lourenço de Brindisi, Confessor e Doutor da Igreja.

(vide seção Vida de Santos, p. 28)

22

São João Lloyd, Mártir.

+ Inglaterra, 1679. Natural do País de Gales, estudou em Guent e Valladolid, onde foi ordenado. Voltou a seu país para dar assistência aos católicos, mas foi preso e condenado à morte como padre clandestino juntamente com São Philip Evans. Canonizados entre os 40 Mártires da Inglaterra e País de Gales.

23

São João Cassiano, Confessor.

+ França, 432. Provençal, fez-se monge em Belém e depois viveu 15 anos como eremita no Egito. Ordenado, fixou-se em Marselha, onde fundou diversos mosteiros, nos quais implantou o ascetismo e a espiritualidade dos monges do Egito.

24

São João Boste, Mártir.

São João Boste
+ Inglaterra, 1594. Tendo estudado em Oxford, converteu-se ao Catolicismo em 1576, indo para a França, onde foi ordenado. Designado para as missões inglesas, esteve atendendo aos católicos residentes no norte da Inglaterra. Tendo sido descoberto, foi enforcado e esquartejado, morrendo assim gloriosamente pela Fé católica.

25
São Tiago Maior, Apóstolo

26
São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria Santíssima.

* * *

São Jacinto, Mártir.

+ Itália, séc. II. “Lançado primeiro no fogo e depois projetado numa torrente, saiu incólume. Depois, sob o Imperador Trajano, terminou sua vida ao fio da espada. A matrona Júlia sepultou-lhe o corpo em sua quinta perto de Roma” (do Martirológio Romano).

27

São Celestino I, Papa e Confessor.

+ Roma, 432. Romano de nascença, foi atraído a Milão pela santidade de Santo Ambrósio. Eleito Papa, combateu as heresias de Nestório e de Pelágio, convocando para isso o Concílio de Éfeso, que proclamou a divina maternidade de Nossa Senhora.

28

Santos Mártires da Tebaida.

+ Egito, séc. III. Muitos mártires que padeceram sob Décio e Valeriano os mais diversos tormentos. A um dos mártires, “brandamente ligado a uma alcatifa de flores, chegou-se uma desavergonhada prostituta para o provocar à luxúria. Ele, porém, cortou com os dentes a própria língua e cuspiu-a no rosto da sedutora”, sendo depois martirizado (do Martirológio Romano).

29

São Lobo, Bispo e Confessor.

São Lobo
+ França, 478. Bispo de Troyes, esteve na Inglaterra com São Germano combatendo o pelagianismo. De volta a seu país, Átila, o bárbaro rei dos hunos, o reteve como refém, dele recebendo benéfica influência.

30

Santa Julita, Mártir.

Santa Julita
+ Ásia Menor, 305. Rica viúva de Cesaréia, tendo sido despojada por meios fraudulentos de toda sua fortuna por um dos principais da cidade, resolveu processá-lo. Intimada, durante o processo, a sacrificar aos ídolos para obter a restituição de seus bens, preferiu perdê-lo, e à vida temporal, para ganhar a eterna.

31

Santo Inácio de Loyola, Confessor.

* * *

São Fábio, Mártir.

+ Ásia Menor. séc. III. Soldado, recusou-se a levar as insígnias do Governador provincial porque nelas figuravam símbolos pagãos. Preso, declarou-se cristão, sendo por isso condenado à morte.

________________

Nota:

Os Santos aos quais já fizemos referência em Calendários anteriores têm aqui apenas seus nomes enunciados, sem nota biográfica.

-->